4 motivos para adotar a automação logística

Afinal qual a diferença entre SCM e Logística

A automação logística parte do princípio de que, cada vez mais, as indústrias estão tentando se estabelecer no mercado, conquistando clientes fiéis que buscam incessantemente por produtos de excelente qualidade, atendimento diferenciado e um prazo de entrega menor. O cliente quer que a rapidez do e-commerce também seja evidenciada em todo o processo de logística, desde o momento da compra até chegar a suas mãos.

É nisso que as indústrias e empresas precisam se concentrar. A partir do momento em que há investimento na automação logística, a cadeia de produtividade se transforma em um processo totalmente automatizado, acelerando e organizando os processos e até diminuindo os custos. Se você ainda tem dúvidas sobre a automação logística, separamos para você alguns benefícios!

Redução de custos

O primeiro benefício é a redução de custos. Por meio de softwares adequados, toda a logística do serviço é reformulada: o manejo dos produtos dentro do ambiente, a rota de entrega, o custo operacional, o tamanho da equipe e até a capacidade de adequar-se a novas situações que requerem adaptação de logística, por exemplo.

Mais precisão e redução de erros

Com a automação logística, a empresa tem acesso aos erros cometidos e como evitar de repeti-los. O software tem capacidade de erradicar os processos feitos à mão, desde a contagem do estoque até o custo com transporte. Assim, a probabilidade de ocorrer um erro é muito pequena. Consequentemente, o que acontece é uma maior precisão de resultados e organização, facilitando o processo de compra de novas mercadorias, rotatividade de estoque e relatórios frequentes em relação ao feedback e reclamações.

Clientes mais satisfeitos

E a que isso nos leva? A clientes cada vez mais satisfeitos e contentes com o serviço prestado, desde o momento do atendimento até a chegada do produto. É notável como a automação logística consegue atuar diretamente em todas as cadeias de produção e no consumidor final, proporcionando um índice de reclamação mais baixo e a divulgação positiva mais frequente para a empresa.

E essa automação gera uma satisfação maior ao cliente, porque ele será informado de todo o processo, em que é indicado qual é o status do seu produto e o dia exato que ele chegará na residência. E como o cliente quer rapidez, qualidade, ele também fará parte desse processo.

Maior produtividade

O último benefício tem muito a ver com a otimização dos recursos. Afinal, conforme você adapta a empresa na automação logística, você acaba otimizando todos os processos e diminuindo os processos manuais, evitando que se perca tempo nas tarefas mais básicas, como a contagem do estoque ou a realização de um checklist. É claro que, desse jeito, há uma maior produtividade.

Você percebe o quanto vale a pena investir nessa automação e, ao mesmo tempo, otimização? Os benefícios são muitos e garantem uma maior economia por conta da redução dos custos e dos erros. Com isso, a empresa tem mais controle sobre os seus produtos e também sobre o atendimento ao cliente — afinal, é ele quem faz a empresa, não é mesmo?

Este artigo foi útil? Então siga acompanhando o blog e mantenha-se sempre atualizado!