Financeiro

6 razões para investir em automação financeira na sua empresa

6 Razões para investir em automação financeira na sua empresa

Quando se fala em finanças, logo as pessoas lembram de números e planilhas desorganizadas que dificultam o trabalho, porém esse processo não precisa ser bem assim. A automação financeira permite organizar melhor os dados e permitir que novas operações se integrem mais facilmente aos negócios.

Se ainda tem dúvidas de que essas mudanças podem trazer benefícios para as organizações, veja boas razões para investir nela ao ler esse artigo.

Ganha-se um departamento de finanças mais independente

Um grande passo para o departamento de finanças é contar com a automação, porque o acesso aos dados fica simplificado sem que precise ficar a todo momento solicitando às outras áreas as informações que precisa. Com isso se tem todas as informações padronizadas, o que facilitará o acompanhamento e também entendimento dessas.

Outro ponto positivo é que os relatórios poderão ser gerados de acordo com diferentes necessidades do departamento financeiro e a criação desses fica muito mais simples.

Com a automação financeira, melhora-se o controle

Todas as informações estarão reunidas em um único local, principalmente quando se trabalha com um ERP. Dessa forma é possível saber toda e qualquer movimentação financeira que está ocorrendo na empresa e se certificar de que as metas estão sendo cumpridas.

Diminui-se a possibilidade de erros

Não é mais preciso inserir tantas informações de forma manual no sistema e, com isso, diminui-se a possibilidade de terem informações incorretas.

Assim, com informações mais precisas se realiza um melhor acompanhamento e o risco de perda é diminuído consideravelmente.

Aumenta-se a produtividade

Como não se perde mais tempo alimentando os sistemas e conferindo tantas informações, é possível aproveitar esse tempo para fazer novos projetos e planejamentos que visam o desenvolvimento da empresa.

A equipe ficará focada em trazer melhorias e aproveitar as melhores oportunidades que garantam um melhor retorno dos investimentos, ao invés de perder tempo checando os números.

Há diminuição dos custos operacionais

Com os processos automatizados, além de exigir menor quantidade de mão de obra para garantir o bom funcionamento do departamento financeiro, ganha-se também em outros aspectos.

Como é possível integrar-se com os bancos, os processos de pagamentos e cobranças ficam mais fáceis e mais precisos, além de evitarem custos extras com extratos e taxas de operações. E, já que as informações estão interligadas, o risco de perdas financeiras será muito menor.

Vale ressaltar que cada banco trabalha com diferentes dispositivos de segurança e que esses sofrem atualizações periódicas, que podem gerar custos extras para a empresa. Além disso, sem que houvesse a automação, seria preciso sempre ter um profissional disponível para cuidar disso, sobrecarregando a infraestrutura da empresa e elevando os seus custos operacionais.

Existe mais segurança nas informações

Ainda será preciso contar com todo o suporte da área de TI, porém as informações estão em um ambiente seguro, que preserva os dados da empresa. Isso sem falar que não é necessário ter dados salvos em dispositivos móveis ou computadores pessoais, evitando ainda mais o vazamento de informações.

E para garantir ainda mais tranquilidade para quem usa a automação financeira pode-se armazenar as informações em nuvens, inclusive com serviço de backup para o caso de um imprevisto.

Como as informações não devem estar disponíveis a todos os funcionários,  pode-se trabalhar com alçadas e só se tem acesso a determinados itens, de acordo com o cargo ocupado. Por exemplo, o estagiário da área financeira terá acesso apenas a visualização das contas pagas, já o diretor da área poderá efetuar os pagamentos, planejar o fluxo de caixa, etc.

Enfim, a automação financeira permite integrar as áreas da empresa e consolidar as suas informações para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas. Ela permite maior eficiência na geração e análise das informações e garante um melhor retorno financeiro ao investimento.

E você, está usando a automação financeira a favor do seu negócio? Se ainda não sabe por onde começar ou tem dúvidas de como ela pode te ajudar, deixe seu comentário abaixo. Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) para acompanhar todo o nosso conteúdo!