Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Financeiro

      Aprenda Como Enviar Arquivos para Bancos

      6 anos atrás - por:

      Geralmente, donos de empresas lidam com várias preocupações relacionadas à saúde financeira do negócio e à administração da conta jurídica. E, muitas vezes, diante de um cotidiano atribulado, é comum se esquecer de enviar arquivos para os bancos.

      Mas graças à evolução da tecnologia e dos softwares de integração bancária, a vida dos empreendedores ficou bem mais fácil, com a utilização dos aplicativos de internet banking, por exemplo. Com eles você pode enviar arquivos e verificar todo o planejamento financeiro, além de solicitar diversos serviços exclusivos.

      Como enviar arquivos para bancos

      Porém, não adianta ter a modernidade ao alcance de um clique sem conhecer a funcionalidade das operações não é mesmo? Por isso, vamos apontar 4 tópicos relevantes para que você entenda como funciona o envio de arquivos para os bancos nesse universo cada vez mais prático e conectado.

      Remessas e retornos

      A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recebe (remessas) e envia (retorno) de acordo com dois formatos de arquivos de texto, respectivamente padronizados pelo Centro Nacional de Automação Bancária: o CNAB 400 ou o CNAB 240.

      Esses arquivos fazem as trocas de informações digitais entre o sistema do banco e o do cliente, com colunas fixas e especificações variadas conforme o emissor. Nessas informações, incluem-se os boletos de cobrança, pagamentos, extratos, débito em conta e cheques, cada qual com sua função e layout específico.

      Funciona da seguinte forma:

      1. a empresa envia um arquivo remessa pelo site do banco;
      2. os clientes recebem e pagam os boletos;
      3. a empresa acompanha a gestão de arquivos de remessa no mesmo site;
      4. por fim, ela processa no software os arquivos, dando baixa aos que foram liquidados.

      Boletos bancários

      Os boletos configuram um dos principais títulos de cobrança utilizados. Se você é autônomo, tem uma loja virtual ou uma pequena ou média empresa, esse arquivo pode se tornar um grande aliado para estender o prazo de pagamento.

      Eles podem ser pagos em Lotéricas ou agências bancárias antes do vencimento. Além disso, muitas lojas oferecem descontos para quem escolhe essa forma de pagamento, como é o caso de algumas operadoras de TV a cabo e outros comércios virtuais.

      Para as firmas, o benefício também é importante, visto que os custos de operação são menores que aqueles praticados pelos ativos de cartão de crédito, por exemplo.

      Conciliação

      A conciliação é um comparativo entre as movimentações de uma conta bancária e as do controle financeiro da empresa. Ocorre um atraso normal entre a emissão de um boleto ou cheque, por exemplo, e sua compensação no banco, gerando um saldo provisoriamente incorreto.

      Por isso, a conciliação bancária é importante para demonstrar que, caso aquele lançamento não seja efetivado, ele deve ser retirado do controle.

      Mais uma vez, os softwares financeiros entram como ferramentas valiosas para reduzir a chance de erros e facilitar a conciliação. Os formatos mais comuns desse extrato são CNAB 400, CNAB 240, OFC ou OFX.

      Cheques

      A automação financeira também trouxe uma nova forma de enviar arquivos de custódia de cheques para os bancos. É o caso dos aplicativos que você usa para tirar uma foto do cheque e enviar para a sua conta bancária em vez de depositar diretamente na agência.

      Essa foto aparece como “a compensar” em seu extrato e, além do aplicativo lhe orientar a aguardar 8 dias para se desfazer da folha, ele também avisa caso haja alguma impossibilidade na compensação, como na emissão de cheques sem fundo.

      Carnê

      Engana-se quem pensa que carnê e boleto são a mesma coisa. Embora o carnê venha caindo em desuso, ainda é grande o número de empresas que oferecem o crediário como forma de compra, isto é, um empréstimo no qual o cliente parcela seu pagamento.

      É o caso das aquisições de valor mais alto, como o financiamento de veículos, imóveis, ou faculdades, com juros e multas acrescidos caso haja atraso. Um dos maiores problemas é o descumprimento das parcelas acordadas.

      Para isso, uma alternativa essencial é a liberação desse arquivo apenas mediante uma pesquisa minuciosa junto ao SPC Brasil para tentar se resguardar da concessão de crédito a pessoas inadimplentes.

      Entendeu como enviar arquivos para os bancos? Então aproveite para compartilhar essa nova descoberta com seus amigos!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post