Para fornecer maior comodidade aos clientes e ter a segurança de que você vai receber pela venda de seus produtos ou prestação de serviços, as empresas devem sempre buscar as novas tendências disponíveis no mercado. Entre elas está a assinatura recorrente.
Ela é uma forma de pagamento realizada no caso de um serviço contínuo, em que existe uma espécie de assinatura ou pagamento por mensalidades. Isso quer dizer que, enquanto o serviço estiver sendo prestado, o cliente deverá continuar fazendo os pagamentos.
A recorrência nesse caso é definida no contrato, que pode ser semanal, mensal, trimestral anual ou até mesmo diária. Por ser um conceito inovador, é ainda pouco conhecido por alguns empreendedores. Mas como ela traz diversos benefícios, preparamos este conteúdo. Confira!
Como os pagamentos da assinatura recorrente são realizados?
Quando se trabalha com a assinatura recorrente, uma das formas de pagamento mais comuns oferecidas aos clientes é por meio do boleto bancário.
Para quem prefere o cartão, também é possível, já que existe a possibilidade da cobrança das mensalidades por meio do débito automático. Assim, o cliente não precisa fazer uma nova operação avulsa a cada período de pagamento. A cobrança também pode ser feita por cartão de crédito, débito ou dinheiro.
Por que a assinatura recorrente é interessante para as empresas e clientes?
A assinatura recorrente é muito atrativa tanto para as empresas que adotam esse modelo de pagamento, quanto para os clientes. Entenda os principais motivos disso.
Empresas
Por meio da assinatura recorrente, é possível ter maior controle, retenção dos clientes e aumentar as vendas, já que nesse tipo de pagamento o limite do cartão de crédito do cliente é tomado apenas no valor da parcela. Outra vantagem é a redução de custos com conciliação e pessoal, além da otimização do tempo.
No caso da emissão dos boletos, ela é feita imediatamente para um longo período, facilitando o monitoramento e realização das cobranças, já que existe uma data fixa para os pagamentos.
Clientes
O pagamento recorrente possibilita uma melhor organização do orçamento mensal. A inadimplência também é diminuída, já que é possível ter uma ideia mais clara de quando deve fazer o pagamento de cada boleto. Nos casos em que o pagamento for realizado por meio do cartão de crédito, a inadimplência pode acabar totalmente, já que o pagamento é automático.
Além disso, existe a comodidade e o acesso aos melhores preços, acúmulo de milhas nos casos dos planos de fidelidade que podem ser trocas por outros serviços, entre outros.
Quais são os tipos de negócios que podem utilizar a assinatura recorrente?
Em geral, qualquer negócio que possa fornecer uma assinatura. Por exemplo, TVs a cabo, revistas, academias, internet, empresas de telefonia e outros produtos ou serviços que são concedidos continuamente.
Além disso, podemos incluir os serviços de armazenamento em nuvem, em que um espaço é comprado e o pagamento é feito por uma taxa mensal cobrada automaticamente.
Outros exemplos mais atuais e que vem ganhando espaço no mercado são os clubes de assinatura, em que o cliente recebe periodicamente uma caixa com produtos variados de algum tema (livros, maquiagens, vinhos etc) e a compra de refeições saudáveis prontas.
Qual é um dos principais case de sucesso de assinatura recorrente?
A recorrência é uma forma sustentável muito interessante para o crescimento de um negócio que faz cobranças mensais. Um dos principais exemplos é a Netflix, maior case mundial de assinatura recorrente. Sem a implementação desse tipo de serviço, a empresa não conseguiria obter escala nos Estados Unidos e muito menos nos demais países.
Responsável pela criação do serviço de assinatura de filmes, possui hoje em média de 125 milhões de assinantes totais no mundo, aumentando cada vez mais o seu lucro, chegando a crescer 63% no 1º trimestre de 2018. Esses grandes resultados são consequência de uma combinação de streaming, conteúdo, pagamento recorrente, que deu muito certo:
- o streaming é a tecnologia de reprodução de mídia em tempo real e a qualquer momento;
- o conteúdo, em que é possível escolher o filme que deseja assistir é um outro grande diferencial, já que ao pagar uma quantia acessível é possível assistir uma quantidade de filmes, séries e documentários de alta qualidade;
- o pagamento recorrente é um grande aliado da Netflix para manter as receitas e expandir o número de clientes de maneira rápida.
As principais questões que caracterizam a assinatura recorrente são:
- cobrança automática dos planos e mensalidades;
- processamento periódico e programados dos débitos;
- operação capturada por um sistema próprio de pagamento;
- transação que não acaba com o limite de crédito do cliente, diferente do parcelamento.
Quais as vantagens em adotar a assinatura recorrente?
Além dos seus atrativos, a assinatura recorrente oferece diversas vantagens para quem adota essa prática. Veja algumas delas.
Baixo risco de inadimplência
Pelo fato de o valor ser descontado automaticamente do cliente, há uma chance maior dos pagamentos serem feitos em dia. Por isso, a venda recorrente garante menos riscos de inadimplência.
A cobrança feita via cartão é interessante tanto para o consumidor quanto para a empresa, tendo em vista que o recolhimento é realizado no dia acordado.
Pouca barreira de entrada para novos clientes
Um ponto importante do pagamento recorrente é a flexibilidade de entrada. Ou seja, os assinantes pagam enquanto usam o serviço e não para adquirir. Dessa forma, é possível conseguir um preço mais acessível em curto e médio prazo.
Previsão financeira
Esse tipo de serviço assegura que a empresa saiba quanto irá receber em certo período. Assim, torna-se mais simples criar um planejamento financeiro e entender o momento adequado de agir.
Esse controle torna-se ainda mais efetivo quando é possível conhecer as datas das entradas. Isso significa que a equipe poderá projetar melhor a tomada de decisões, conforme a situação real da instituição.
A assinatura recorrente é uma estratégia segura e que pode impulsionar as vendas do seu negócio, garantindo lucro. É uma alternativa que pode ser implementada de forma simples para melhorar os resultados. Contudo, é necessário avaliar o cenário do ramo de atuação da empresa para ter certeza de que vai ser uma prática lucrativa.
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