Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      A eSales já é conhecida pelo seu espírito inovador, com o uso da tecnologia e das tendências de mercado, e nesta evolução se construiu a Theke by eSales, uma plataforma completa para a gestão financeira e a integração bancária.

        O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

        O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

        Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

        Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

        Blog

        Financeiro

        Canhoto de nota fiscal: quais as vantagens da gestão digital?

        4 semanas atrás - por:

        canhoto de nota fiscal

        Nesse texto iremos abordar, para você leitor que atua na Logística, quais são as vantagens da gestão do canhoto de nota fiscal e muito mais outras temáticas sobre o documento na modalidade digital.

        O objetivo da instituição do canhoto digital, desde 2009, como o substituto do canhoto de nota fiscal é bem simples: apenas eliminar o comprovante físico, também chamado de Danfe, que comprova a entrega de mercadorias.

        Ficou interessado (a) em saber mais sobre o assunto? Leia o texto até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre o processo!

        O que é o canhoto de nota fiscal e quais são as suas modalidades?

        O canhoto de nota fiscal (Danfe) é utilizado para a comprovação da entrega de mercadoria pelas transportadoras ou por meio de frota própria do responsável pela distribuição, na modalidade do documento físico.

        Com o boom que o e-commerce causou na rotina do varejo, surge o canhoto de nota fiscal eletrônico, que beneficia as empresas varejistas com as informações pertinentes ao Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ou à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

        Ele também pode ser assinado de forma digital pela empresa que efetuou a entrega, como se fosse um Aviso de Recebimento que os Correios usam, constando com dados importantes. São eles:

        • número do protocolo de autorização do CT-e ou da NF-e;
        • data e hora de entrega;
        • documento de identificação do responsável que recebeu a mercadoria;
        • chave de acesso na NF-e referente ao produto;
        • informação de localização geográfica da entrega.

        Com isso, passa a ser eliminado os comprovantes de papel, porém, o arquivo digital no formato XML deve ser armazenado por cinco anos a partir da sua emissão, da mesma forma que na versão física.

        Como funciona o canhoto de nota fiscal no modo físico?

        Atualmente a entrega de mercadorias aos clientes é feita pela Danfe, contendo as informações da nota fiscal eletrônica e com um canhoto para o recebedor assinar.

        O canhoto da nota fiscal é arquivado nas empresas até o pagamento completo pelo cliente ou até o prazo de contestação jurídica vencer.

        Como prova da conclusão da transação do negócio, o canhoto de nota fiscal ajuda na cobrança de duplicatas e nos pagamentos efetuados a prazo.

        Como funciona o canhoto de nota fiscal no modo digital?

        Não é um documento obrigatório no uso pelas empresas, porém, pode ser vinculado aos documentos fiscais de Conhecimento de Transporte Eletrônico e a Nota Fiscal Eletrônica.

        Sendo o CT-e de responsabilidade direta da transportadora ou da empresa terceirizada que fará a entrega, a NF-e está sob a responsabilidade do emissor do documento.

        Quando a entrega é realizada, um evento confirma a informação para o CT-e que será assinado de forma digital e assim, a informação é replicada para a NF-e.

        A mercadoria quando é entregue de modo digital, as informações ficam salvas em um arquivo XML, com o armazenamento exigido por lei, sem o risco de extravio, perdas ou deterioração da informação.

        Quais são as vantagens da gestão do canhoto digital?

        Para todas as empresas de Logística e principalmente, as que atuam no e-commerce, a troca do papel pelo digital trouxe vários benefícios, os quais abrangem aspectos importantes e específicos.

        Além de beneficiar o meio ambiente por conta da diminuição da produção de papel, há uma grande redução de custos judiciais por causa dos comprovantes perdidos e ainda, a eliminação de armazenamento físico.

        Garante também a entrega e a fácil identificação de extravios ou de roubos. Dando o acesso aos comprovantes de entrega de mercadorias com maior rapidez, os gestores de distribuição não precisam ficar preocupados em perder o documento físico.

        Para as empresas que utilizam de diversos canais de comunicação, esse processo fortalece de forma positiva a experiência diferenciada do cliente. Diante da padronização do comprovante de entrega, é permitido que o processo de entrega tenha maior transparência, a qual ajuda nas demandas administrativas, judiciais e financeiras.

        É importante ressaltar ainda que, o canhoto de nota fiscal digital não substituirá a manifestação do destinatário, pois ambos têm finalidades distintas.

        O canhoto de nota fiscal é a forma que a transportadora tem de comprovar a entrega, já a manifestação é a forma que o destinatário tem de comprovar que recebeu a mesma mercadoria.

        Como fazer o cancelamento do Comprovante de Entrega Eletrônica?

        Apesar da tecnologia facilitar a comprovação dos documentos fiscais, por meio do certificado digital, é necessário ressaltar que a validação do destinatário fica impedida por alguns motivos com o uso do certificado para o canhoto da nota fiscal eletrônica. São eles:

        • falta de estrutura física adequada no local de entrega;
        • encarecimento na operação de entrega por conta da falta de tecnologia no destino;
        • falta de conhecimento na utilização do certificado digital pelo cliente;
        • pessoa jurídica com apenas um certificado que não é acessível para todos os prepostos;
        • pessoa física que não postam seus certificados digitais.

        Ou seja, exigir o documento para assinar o canhoto eletrônico pode causar muitos problemas que tornam o sistema impossível.

        Desta forma, poderá surgir o evento de cancelamento da entrega da carga pelo transportador, na ocorrência de erros que possam surgir, quando o evento de entrega é gerado.

        O autor do evento é o emissor do CT-e que deve considerar a assinatura da mensagem XML com o certificado digital com o CNPJ base.

        O modelo utilizado para o cancelamento é o CT-e 57, com o código 110181, exigindo o CT-e autorizado. No final do processo o evento de cancelamento do comprovante de entrega do CT-e deve ser homologado para que seja alterado o seu status de retorno.

        Posteriormente, este evento deve ser informado nas notas fiscais eletrônicas do evento cancelado.

        Por fim, nesse texto verificamos que o canhoto de nota fiscal eletrônico é um documento digital que facilita o processo de recebimento das mercadorias. É feito de forma bem similar como do documento de AR utilizado pelos Correios, que necessita de assinatura com a data e o horário do recebimento pelo responsável. Ele também pode ser conferido pelo mesmo código que se encontra na Danfe, muito utilizado pela maioria das empresas.

        Fez sentido para você todo esse conteúdo que trocamos nesse texto? Compartilha o conteúdo nas suas redes sociais e talvez você também consiga ajudar mais pessoas que necessitam do mesmo conhecimento.

        Por:
        eSales
        do autor

        Comentários sobre este post