Financeiro

Como a e-Sales pode ajudar empresas a terem uma melhor gestão de cobrança?

Devido à agilidade que o mundo dos negócios exige atualmente, é inevitável que algumas atividades sejam deixadas em segundo plano pelas empresas. Esse é um dos grandes desafios que um gerenciamento eficiente do tempo busca resolver para evitar que equipes percam o foco dos processos mais estratégicos para o negócio.

A gestão de cobrança, por exemplo, pode se tornar tanto uma oportunidade quanto um gargalo, de acordo com o método definido para sua realização.

Para que situações assim sejam encaradas como oportunidades e convertam-se em resultados estratégicos, contar com o apoio de sistemas que automatizam a execução das tarefas é fundamental. Dessa forma, é possível contar com dedicação total ao planejamento estratégico e a atividades-chave para a organização.

É por isso que diversas empresas que enfrentam esse cenário precisam encontrar soluções compatíveis com as características do seu negócio.

Para ajudar a sua tomada de decisão, criamos este conteúdo especialmente para demonstrar como a sua empresa pode ser beneficiada com um sistema de Gestão de Cobrança. Confira!

Por que você deve investir em um sistema de cobrança?

Um dos principais riscos da atividade comercial é a inadimplência dos clientes. Esse é um cenário que tem muitas causas, como:

  • desequilíbrio econômico;
  • política de crédito flexível;
  • prática de preços elevados;
  • alto nível de endividamento.

Todos esses fatores contribuem para que os débitos em aberto aumentem e resultem na queda da entrada de receitas. Quando essa situação se manifesta, as empresas buscam alternativas para reaver os valores devidos e, ao mesmo tempo, preservar o relacionamento com o mercado consumidor.

Nessa situação, a importância de investir em ferramentas que possibilitem conduzir o processo de cobrança com eficiência é perceptível. Isso ocorre porque a empresa requer soluções informatizadas para lidar com as tratativas de recebimento de títulos e evitar perdas.

O que a e-Sales pode fazer pela sua empresa?

A e-Sales é uma empresa que atua com o desenvolvimento de soluções de gestão e integração que viabilizam e otimizam as relações entre organizações, sejam elas fornecedores, sejam clientes, instituições financeiras ou setor público.

Como o seu foco é estabelecer conexões, seus serviços são ideais para gerenciar atividades desde a realização do pedido até a sua entrega ao cliente, sem deixar de lado pontos importantes como o acompanhamento de atividades relacionadas à gestão de pagamentos.

E uma das principais frentes de atuação da e-Sales está relacionada ao controle efetivo das operações financeiras empresariais.

Esse é o caso do portal Interbancos, que gerencia operações relacionadas a pagamentos, cobranças e extratos. Por se tratar de um sistema voltado para movimentações bancárias das respectivas contas, seus protocolos de segurança garantem a confiabilidade e a segurança das informações trafegadas.

Como o Interbancos auxilia a gestão de cobrança?

Com o Interbancos, é possível a aquisição de módulos individuais com o intuito de atuar em processos considerados mais estratégicos para o seu negócio. Por isso, o Módulo Cobrança foi desenvolvido para:

  • evitar a utilização de planilhas;
  • eliminar lançamentos manuais;
  • centralizar o acesso às informações bancárias;
  • possibilitar a análise das informações financeiras.

Uma das principais vantagens para os usuários do Interbancos é a centralização de todos os acessos em uma única plataforma. Com isso, é possível obter maior agilidade nos processos internos, o que contribui diretamente para a prestação de um serviço de qualidade.

Os diferenciais do Portal Interbancos

Um dos principais diferenciais do Interbancos é a sua usabilidade, que é intuitiva para quem já está acostumado com os portais das principais instituições financeiras. Os acessos para operações como cobrança, extrato e pagamento também estão integrados em uma plataforma única, diferentemente de outras soluções do mercado.

O Portal Interbancos opera no modelo SaaS — Software as a Service ou Software como Serviço —, ou seja, pode ser acessado em qualquer computador ou dispositivo conectado à internet, evitando a necessidade de um servidor físico específico para rodar um sistema e armazenar os dados, além de não ser necessário instalar ou atualizar versões.

O sistema do Interbancos é de uso simples e intuitivo em todos o seus módulos. Além disso, a homologação por parte dos bancos é um fator que acrescenta maior segurança e confiabilidade ao Portal.

Quais são as funcionalidades do Interbancos?

O Interbancos foi desenvolvido para facilitar a vida dos profissionais da área financeira, automatizando operações rotineiras e atividades manuais que antes tomavam o tempo da equipe, pois quem utiliza o Portal não necessita mais fazer o download das informações bancárias em cada banco e importá-las no sistema próprio ou ERP.

Portanto, o Interbancos resolve esse gargalo por meio de uma plataforma única que padroniza as informações em um formato comum para todos os bancos.

Quais são as vantagens de utilizar o Interbancos para a gestão de cobrança e outras atividades financeiras?

O foco das empresas que buscam soluções nesse sentido é a prevenção da inadimplência e dos riscos empresariais causados por esse tipo de problema. Por isso, os benefícios oferecidos devem contrabalançar os custos.

Aumento da produtividade

Uma das primeiras mudanças positivas ocasionadas pela aquisição do Interbancos é o aumento da produtividade causado pela automação das tarefas. A tecnologia e a melhoria do desempenho andam juntos quando o assunto é a informatização.

A gestão do tempo é um fator primordial na gestão de um negócio, por esse motivo, com as tarefas sendo executadas de forma mais ágil, o gestor tem condições de se concentrar em aspectos estratégicos.

Registro de todas as movimentações

Muitas empresas criam contas bancárias em diversos bancos para aproveitar os serviços e condições oferecidos. Contudo, essa ação provoca a separação das informações nas respectivas plataformas de cada instituição.

A solução proposta pelo Interbancos é a centralização de toda a gestão financeira na sua plataforma. Esse fator representa um ganho significativo em termos de tempo consumido para a execução dessa atividade.

O Interbancos tem como base o tráfego de dados bancários, tanto de pagamento como de cobrança, tendo, assim, o resultado consolidado da carteira de cobranças e pagamentos. Essa funcionalidade possibilita que a equipe da área financeira consulte e controle as informações.

Segurança dos dados bancários

Como o portal lida com recursos financeiros, é importante garantir não só a segurança das informações, mas o registro de todos os acessos e seus usuários. Esse histórico é essencial para eventuais consultas e auditorias.

Além disso, existem permissões que delimitam o acesso e o que cada usuário pode manipular dentro da ferramenta. Essa medida assegura que não ocorrerão erros relacionados a lançamentos indevidos.

Inclusive, pelo menos uma vez por ano, a e-Sales é auditada pelas principais instituições financeiras do país para verificar o nível de eficácia dos protocolos de segurança implantados.

Como mencionamos anteriormente, uma gestão de cobrança eficiente depende das ferramentas adequadas para que o processo se torne cada vez mais ágil e produtivo. Esse é o tipo de solução desenvolvido pela e-Sales e o módulo específico para a área de cobrança dentro do portal Interbancos.

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