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      Veja como fazer a auditoria de frete na logística do e-commerce

      6 meses atrás - por:

      como fazer auditoria de frete

      Entender como fazer auditoria de frete na logística do seu e-commerce é fundamental para o funcionamento e saúde financeira do negócio. Isso porque, se trata de um processo que engloba a análise e conferência de todas as faturas referentes às transportadoras contratadas, com a finalidade de verificar se os valores dos serviços prestados estão em conformidade com o combinado previamente.

      Essa é uma tarefa bastante relevante, tendo em vista que por meio dela é possível identificar problemas como cálculo fora da tabela acordada, falha na cotação do preço, cobranças em duplicidades, serviços não realizados, entre outros. Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar dicas de como realizar a auditoria de forma eficiente. Acompanhe!

      Defina a periodicidade da auditoria

      A conferência do montante pago em relação ao frete significa uma fonte de economia que contribui para a redução dos gastos desnecessários. Sendo assim, avalia o dia a dia do setor para estabelecer qual é a periodicidade adequada para realizar a auditoria e evitar o acúmulo de registros que precisam ser averiguados.

      Outro aspecto relevante que precisa ser considerado é o prazo concedido às transportadoras parceiras para que as informações necessárias estejam disponíveis em tempo hábil.

      Realize as conferências

      A auditoria busca fazer a comparação entre os valores cobrados e a execução correta das prestações de serviços acordadas. Assim, é necessário coletar todos os dados relevantes que permitem essa análise, por exemplo:

      • valores;
      • impostos;
      • volumes;
      • descrição dos produtos e serviços;
      • observação das notas etc.

      Para realizar essa conferência é importante definir não apenas as informações a serem avaliadas, mas criar um padrão único para todos os processos de auditoria a serem desenvolvidos no e-commerce. Afinal, apesar das faturas das transportadoras não serem idênticas umas às outras, os dados necessários estarão sempre presentes.

      Conteste eventuais divergências

      Ao identificar qualquer divergência, mínima que seja, durante a auditoria de frete, é preciso questionar o transportador para esclarecer o problema. Mesmo que não gere tantos impactos nos custos do negócio, o questionamento serve como uma maneira de alinhar e fazer com que seus parceiros trabalhem sempre com atenção aos detalhes, além de prezarem pela transparência e clareza sobre os serviços realizados.

      Acompanhe os indicadores de desempenho

      Determinar os indicadores de desempenho é uma prática que ajuda a embasar o processo de tomada de decisões estratégias. Por este motivo, o seu uso simplifica a criação de relatórios gerenciais que contribuem para:

      • identificar gargalos e problemas na operação;
      • encontrar oportunidades de melhoria;
      • detectar setores que podem minimizar os gastos;
      • propor soluções eficazes.

      Com essas informações em mãos, é possível sugerir ideias e implementar medidas que vão auxiliar na concentração de esforços relativos aos fatores que realmente geram impacto na organização e direcionar melhor as funções desempenhadas pela equipe.

      Agora que você já sabe como fazer auditoria de frete na logística do e-commerce, além de seguir as dicas apresentadas, é preciso ter em mente a importância do uso da tecnologia para garantir a eficácia dos processos, reduzir os erros, aumentar a segurança das informações e otimizar os resultados.

      Gostou deste conteúdo? Então, aproveite sua visita no blog para entender a importância da auditoria das faturas de transporte!

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