Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Comunicação interna: qual a importância no setor logístico?

      1 mês atrás - por:

      comunicação interna

      Neste post você saberá como a má comunicação interna nos setores logísticos das empresas podem causar grandes problemas. A boa comunicação é fluida, feita em via de mão dupla, funcionando de forma assertiva e com grande importância para que sejam evitados retrabalhos desnecessários.

      Serão apresentadas as principais falhas de uma má comunicação que podem gerar insatisfação do cliente quando os objetivos corporativos não são integrados e centralizados.

      Como funciona a comunicação interna na logística e qual a sua importância?

      A logística é mais do que apenas a movimentação de entrada e de saída de mercadorias, podendo ser empregada em áreas diferenciadas, como a comunicação por meio de um projeto que desenvolva a capacidade de interação entre os setores operacionais e gerenciais da mesma empresa, evitando retrabalho e desperdício.

      A logística tem grande importância para os processos operacionais na redução de custos, gestão estratégica de suprimentos, e na maximização da qualidade e da entrega do produto ou do serviço.

      O grande desafio dos gestores está na importância da questão de comunicar ou ser comunicado, pois a logística orientada para a informação, por meio da comunicação interna, foca em facilitar as capitações com a intenção de alcançar o crescimento global, interagindo com cautela no desenvolvimento dos participantes e dos departamentos.

      Quais são as principais falhas da má comunicação interna na logística?

      Atualmente, a comunicação interna em qualquer setor logístico, precisa ter clareza e assertividade, tornando-se fundamental para que a realização do trabalho nos processos logísticos seja entregue com mais qualidade aos clientes.

      Sem uma comunicação clara e fluida nos processos operacionais a mercadoria não será produzida com qualidade e nem a entrega será rápida, causando prejuízo e insatisfação do cliente por conta da falta de sinergia entre os setores que não cumprem o combinado.

      Se não houver agilidade nos dados transmitidos devido ao volume de informações que circulam nos departamentos logísticos, a interferência negativa será diretamente causada na qualidade na execução das tarefas, impactando na produtividade.

      Essas falhas causarão aumento dos custos e do tempo de retrabalho, gerando insatisfação no relacionamento com fornecedores e uma má impressão na experiência do cliente, com a má prestação do serviço ou a indisponibilidade do produto.

      Quais são as melhores práticas para a comunicação interna acontecer na logística?

      A boa e eficiente prática da comunicação interna acontecer nas empresas de logística é realizada pelo endomarketing, que irá proporcionar o entendimento correto das informações que serão transmitidas pelos colaboradores dos setores responsáveis, de forma que evitarão prejuízos e retrabalhos para a empresa.

      O estabelecimento de um canal oficial de comunicação para transmitir a mensagem para a sua equipe deve existir para que as trocas de informações pertinentes a cada setor responsável pelo processo operacional sejam de forma clara e objetiva e, com isso, permitir à todos os envolvidos tirarem suas dúvidas ou tomarem ciência do status da operação.

      Outro ponto fundamental é ser sempre assertivo de forma que sejam evitados atritos desnecessários e o alcance dos melhores resultados sejam conseguidos por todos os colaboradores e gestores da equipe.

      Transmitir a cultura organizacional da empresa para todos os funcionários também é um bom quesito na boa comunicação, de forma que conheçam o que a empresa acredita e no que se espera dos colaboradores, dando foco aos feedbacks constantes com a confirmação de que a comunicação interna foi compreendida corretamente por todos.

      Gostou das dicas que você acabou de ler neste texto para a melhoria da comunicação nas operações das empresas de logística? Saiba mais sobre o assunto e clique aqui para ler outros posts muito interessantes.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post