Financeiro

Conheças as Principais Formas de sua Empresa Receber Pagamento

Conheça as principais formas de sua empresa receber pagamento?

A conquista de um cliente é uma vitória para a sua empresa. Contudo, deve-se ter cuidado, pois a venda de um produto só termina depois da remuneração efetuada. Receber pagamento pode ser o início de uma longa caminhada, se você não estiver preparado para fazê-lo da forma mais eficiente.

Mesmo no caso em que o cliente é um bom pagador, é importante que ele veja a sua empresa como um parceiro, inclusive no momento de pagar. Será conveniente que sua empresa ofereça diversas opções de recebimento, facilitando o processo para o cliente e também para a sua companhia.

Nesse texto vamos ajudá-lo a entender quais as principais formas de sua empresa receber pagamento e analisar as vantagens e desvantagens de cada opção. Ainda iremos detalhar como o uso de tecnologia na integração e comunicação dos processos da sua empresa pode facilitar o modo de recebimento desses pagamentos.

Boleto

O boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais tradicionais que existem. Ele tem uma vantagem clara, que é a facilidade de emissão e de pagamento, trazendo benefícios tanto para o cliente, quanto para a empresa.

Receber pagamento por boleto normalmente motiva o pagamento em datas previamente acordadas, uma vez que após o vencimento há a possibilidade de cobrar multa e juros. No entanto, você precisa ter um bom sistema de gestão de cobrança via boleto bancário, uma vez que facilmente podem surgir falhas no seu registro e emissão. Utilize plataformas de administração dos seus boletos de modo a eliminar qualquer tipo de lapso que traga custos à sua companhia.

Transferência bancária

A transferência bancária é uma forma de receber pagamento bastante vantajosa, pois a confirmação de recebimento é imediata e os diferentes bancos oferecem diversas opções de pagamento por transferência. Neste caso é mais complicado gerir a data efetiva de pagamento e não existe uma forma direta de cobrar juros de mora e/ou multa. Também neste caso é fundamental que a empresa esteja equipada com um sistema de gestão de cobrança eficiente, que permita o cruzamento de dados e evite processos manuais, manipulação de arquivos bancários e acesso a diferentes portais de bancos.

Cartão de crédito

Dependendo do tipo de negócio que possui, o cartão de crédito pode ser a melhor forma de receber pagamento. Existem opções de pagamento em débito ou em crédito e de parcelamento. O cliente paga da forma que lhe for conveniente e a empresa recebe como se o pagamento tivesse sido à vista. A desvantagem é que a utilização de cartão de crédito pressupõe que a empresa que vai receber pagamento custeie as respectivas taxas inerentes à sua utilização. É adequado apenas para alguns tipos de negócio, não podendo ser utilizado em negócios que envolvem pagamentos de grandes quantias.

Na hora de receber pagamento você pode também negociar recebimento por etapas, por exemplo, 50% de entrada e 50% na entrega, ou descontos por pagamento à vista. Em qualquer caso, é muito importante que tudo esteja firmado em contrato, seja qual for a modalidade de pagamento.

Para qualquer opção que você ofereça ao seu cliente, possua uma plataforma que permita gerir e integrar todos os seus recebimentos, cobranças e extratos, otimizando não só os processos internos, como a credibilidade perante à sua clientela.

Ainda tem alguma dúvida em relação à forma de receber pagamento ou como a tecnologia pode ajudar a ser mais forte neste campo? Deixe o seu comentário e responderemos para você.