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      O que é crowdshipping e quais as suas vantagens mais expressivas?

      1 ano atrás - por:

      crowdshipping

      As compras online estão cada vez mais presente na vida dos consumidores, e para manter um diferencial competitivo, é importante que as empresas implementem medidas capazes de proporcionar uma entrega rápida, segura e econômica ao consumidor final.

      Uma estratégia que vem surgindo com a evolução do ramo logística está o crowdshipping, que se trata de um serviço de entrega que usa de qualquer meio de transporte, como moto, bicicleta, patinete, carro, entre outros, substituindo os métodos habituais de entrega.

      Quer entender um pouco mais sobre essa inovação do mercado logístico? Então, continue a sua leitura!

      Como o crowdshipping funciona na prática?

      Nesse caso, é preciso que o empreendedor, entregador e cliente se cadastrem em um aplicativo responsável pela conexão entre eles. Quando o consumidor adquirir uma mercadoria, um dos entregadores cadastrados será requisitado para entregar o produto até o destinatário final.

      A ferramenta identifica o profissional que se encontra mais perto, tanto do ponto de coleta quanto do endereço para entrega.

      Quais são as principais vantagens de implementar o crowdshipping?

      A implementação do crowdshipping pode proporcionar vários benefícios para os serviços de entrega. Entre os principais, estão:

      • rapidez nas entregas;
      • redução de atrasos nas entregas;
      • escalabilidade, tendo em vista possibilitar que a empresa consiga atender um volume maior de consumidores, sem elevar os custos;
      • aumento da responsabilidade diante das demandas dos clientes;
      • maior previsibilidade de custos, considerando que os riscos de transporte são minimizados;
      • complementação de entregas em locais com restrição na circulação de veículos pesados;
      • diminuição dos impactos ambientais, já que as entregas poderão ser feitas por meios não poluentes, como patinetes e bicicletas.

      Como esse conceito pode ser implementado na prática?

      Para usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo crowdshipping, é necessário tomar certos cuidados. Entre eles está a qualidade da entrega, o que significa a importância de assegurar que a mercadoria não chegue danificada ou após o prazo de entrega.

      Outra questão que deve ser considerada é a conquista da confiança dos consumidores, tendo em vista que muitos não se sentem confortáveis e seguros ao saber que terceiros terão acessos às informações pessoais, como nome completo, CPF, endereço, entre outras que estarão presentes na nota fiscal que acompanha o produto.

      Para solucionar esses problemas e implementar essa estratégia de forma eficiente, uma alternativa é avaliar os antecedentes criminais dos responsáveis pelo transporte, utilizar uma ferramenta de avaliação individual e valorizar os entregadores com maiores taxas de satisfação dos clientes. Além disso, a empresa pode apresentar ao seu público os requisitos para escolher profissionais confiáveis e responsáveis.

      Uma alternativa é adotar um sistema de gestão logística para facilitar os processos e aprimorar o controle e monitoramento das entregas.

      Como você pode perceber, a utilização de crowdshipping está crescendo, já que as empresas, tanto físicas quanto online, estão buscando se diferenciar no mercado e alcançar um lugar de destaque no mercado, e as entregas são um fator que influencia bastante no nível de satisfação e fidelização dos clientes. Além disso, se trata de um método ágil e econômico, que gera benefícios para todos os envolvidos, seja empresa, entregadores e consumidores.

      Conseguiu esclarecer suas dúvidas com este artigo? Então, deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!

      Por:
      eSales
      do autor

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