Logística

Entenda quais os maiores desafios da gestão da cadeia de suprimentos

Entenda quais os maiores desafios da gestão de cadeia de suprimentos

 

 

Sempre pensando em obter melhores resultados, todo empresário precisa conhecer e superar determinados desafios na gestão da cadeia de suprimentos de seu negócio. É preciso também ter a capacidade de unir os diversos setores envolvidos, integrando adequadamente soluções de transporte, custos, estoques e outros parâmetros importantes.

Conheça melhor o que é a cadeia de suprimentos e alguns dos maiores desafios da sua gestão, aprendendo técnicas para superá-los e alcançar resultados mais positivos:

O que é uma cadeia de suprimentos?

Esse conceito abrange todo o processo logístico de um dado produto ou serviço, desde a aquisição de matéria-prima até o traslado ao consumidor final. Por isso, é muito importante ter alta eficiência com todos os elos da cadeia: transportadores, fornecedores, varejistas, bancos, entre outros — fato que é extremamente difícil de se conseguir no dia a dia.

A evolução mais forte do Supply Chain (cadeia de suprimentos, em inglês) inicia-se na década de 1970, quando as empresas olhavam para dentro de seus processos, sem que houvesse coordenação entre os vários tipos de funções e operações. Só que a necessidade de otimização e a impressão de maior velocidade e qualidade fez com que cada vez mais fosse preciso entender e organizar bem o processo da cadeia de suprimentos de forma holística, integral.

Partindo do princípio que a organização de uma empresa envolve diversos setores, recursos humanos e uma gestão adequada para integrar e unir todos esses pontos, é válido ter preparo apropriado a fim de (evitar e) enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos.

O desafio do transporte e distribuição

O transporte de mercadorias e a sua distribuição é um dos grandes desafios dentro da cadeia de suprimentos. Isso acontece devido às dificuldades existentes em todos os tipos de transporte, seja marítimo, área, rodoviário ou ainda ferroviário.

Muitos dos problemas não são de fato da empresa ou da transportadora, como por exemplo, o péssimo estado das estradas. Mas é preciso que esse problema seja levado em consideração na hora de roteirizar o caminho para conseguir vencer esse desafio.

Existe no mercado diversos dispositivos e softwares capazes de ajudar na gestão de roteirização e de planejamento da distribuição. A integração entre os envolvidos, por exemplo, precisa ocorrer de maneira rápida e eficiente, tendo uma comunicação adequada.

Ter um controle nas entregas de seus produtos também uma forma de tentar vencer o desafio imposto pelas dificuldades no transporte e na distribuição.

O desafio do bom relacionamento com fornecedores

Os fornecedores são parte inicial do processo de produção, sendo necessários que respeitem os prazos de entrega e a quantidade requerida. Porém, em muitos casos os fornecedores não possuem suprimentos suficientes para atender a sua demanda.

A forma de tentar solucionar o caso é uma melhor gestão dos próprios fornecedores, mas as empresas também precisam encontrar uma solução para não correrem o risco de parar a produção por atraso de insumos, prejudicando dessa forma a sua cadeia de suprimentos.

A solução encontrada por muitos é um contrato de fidelidade, que ajuda a manter a cadeia em funcionamento, partindo de um melhor relacionamento com os fornecedores e a empresa.

O desafio do controle de estoque

A cadeia de suprimentos para funcionar precisa estar em harmonia, alinhada com as outras partes envolvidas no processo. O estoque, por exemplo, precisa ser compatível com o tamanho da empresa, a demanda e a produção.

Algumas empresas sofrem por encontrar um estoque de tamanho adequado. Não é uma boa ideia ter um estoque acumulado de milhares de produtos sem organização e controle, porém é importante ter sempre produtos para poder se prevenir de uma demanda inesperada.

O controle do estoque e a distribuição dos produtos também é um desafio para ser analisado. É possível resolver esse problema com a utilização de softwares e equipes especializadas no assunto, sendo um investimento que irá ajudar a evitar estoque parado e aumentar a circulação de produtos no mercado.

A correta gestão da cadeia de suprimentos é algo que todo empreendedor precisa conhecer. Compartilhe esses desafios em suas redes sociais e troque ideias com outros empreendedores que enfrentam os mesmos desafios!