Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      Gamificação na logística: quais as vantagens e como adotar?

      4 meses atrás - por:

      gamificação na logística

      A gamificação na logística pode ser vista como uma excelente estratégia para otimizar as operações, melhorar o engajamento da equipe, aumentar a eficiência, entre outros resultados positivos.

      Também conhecida como gamification, trata-se de uma proposta inovadora que traz elementos de jogos de videogame, como os sistemas de pontos, em que, ao concluir uma tarefa, o colaborador recebe uma pontuação como forma de ser recompensado pelo seu esforço, placares e distintivos. O intuito é fazer com que os integrantes do time elevem seus níveis de aprendizado em relação às funções que executam no dia a dia e melhorem seu desempenho.

      Quer saber quais são os benefícios da gamificação na logística e como aplicá-la de forma eficaz? Então, continue a sua leitura!

      Quais são as vantagens da gamificação na logística?

      A gamificação pode proporcionar uma série de benefícios para o setor logístico. Veja quais são os principais!

      Criação de recursos personalizados

      O primeiro benefício é que os programas usados podem ser desenvolvidos e personalizados com o objetivo de atender aos propósitos da empresa. Por exemplo, as simulações apresentadas nos jogos podem mostrar contextos que fazem parte do dia a dia do ambiente laboral e das atividades exercidas, vivenciadas pelos funcionários.

      Essa associação tem um potencial relevante para que o aprendizado seja mais efetivo, gere mudanças e melhore a experiência dos usuários.

      Modernização dos treinamentos

      É muito importante que as organizações realizem treinamentos periódicos com os mais variados assuntos, desde a capacitação para o uso de ferramentas implementadas até o desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, com o uso da tecnologia, esses eventos se tornam mais modernos e capazes de atrair a atenção dos profissionais.

      Desenvolvimento do senso de autonomia

      O engajamento só pode ser alcançado quando o time sente que tem autonomia para tomar as próprias decisões e agir para resolver problemas que surgem na rotina da empresa.

      Além disso, existe um impacto na valorização dos colaboradores, que vão sentir que suas ideais são reconhecidas e consideradas, gerando inovação com a criação de soluções que afetam de forma positiva a operação logística.

      Motivação da equipe

      Por meio da gamificação, é possível motivar os funcionários, a fim de que eles se tornem mais produtivos e flexíveis para lidar com os desafios que surgirem. Isso porque as atividades apresentadas envolvem conceitos sérios de uma forma mais dinâmica, além de oferecerem recompensas, conforme os usuários avançam pelas fases, como forma de incentivo.

      Como a gamificação pode ser adotada na logística?

      Para implementar a gamificação nos processos logísticos, é importante conhecer os principais cuidados a serem tomados e, assim, acertar na estratégia.

      Conheça as necessidades do negócio

      Antes de tudo, é preciso identificar as necessidades da empresa e, com isso, personalizar a ferramenta e configurar situações, desafios e premiações de acordo com as principais metas do setor.

      Outro ponto é trabalhar com variados temas, por exemplo, controle de estoque e logística reversa, já que isso vai colaborar com o processo de compartilhamento de informações, além de elevar a integração com outros departamentos.

      Estabeleça as regras e os objetivos

      É preciso ter em mente que o compartilhamento das informações é essencial para uma boa execução das atividades e, por isso, está entre os pilares da gamificação. Isso também vale na hora de apresentar as regras e receber feedbacks.

      Sendo assim, durante a utilização da plataforma, o colaborador precisa ter acesso ao seu desempenho para entender em quais funções está contribuindo de forma positiva e onde precisa melhorar. Por isso, o ideal é que o sistema siga o planejamento elaborado para permitir a integração logística.

      Foque na solução do problema

      Entre os intuitos da gamificação está o de reformular as atividades repetitivas e cansativas. Essa é uma proposta que gera um senso de responsabilidades sobre as operações, promove um trabalho comprometido com o resultado e aumenta a motivação, já que existem várias maneiras de promover o engajamento.

      Como você pode perceber, a gamificação na logística disponibiliza uma séria de vantagens. Por esse motivo, aproveitar essa tecnologia pode ser uma ótima oportunidade para alinhar a capacidade e o desenvolvimento do time com os objetivos da empresa.

      Este artigo foi interessante para você? Então, deixe seu comentário aqui e compartilhe a sua opinião sobre o assunto!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post