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      Supply Chain

      Como o S&OP contribui para a gestão de demanda?

      2 anos atrás - por:

      gestão de demanda

      O S&OP (sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações) traz vários benefícios quando o assunto é manter uma boa gestão de demanda. Por meio dele, as empresas conseguem construir diferenciais competitivos e ocupar um lugar de destaque no mercado em que atua.

      Sabemos que diminuir o custo com produção e transporte para melhorar o nível de entrega de vendas é uma busca muito importante. Com o S&OP, as empresas podem se planejar com antecedência e antecipar vários problemas relacionados à logística, o que torna a gestão de demanda muito mais rentável.

      Quer conhecer melhor o S&OP e suas vantagens? Então, acompanhe este artigo e veja algumas informações apresentadas por Rudney Moreno, executivo de contas da eSales.

      O que é o S&OP?

      O Sales & Operations Planning (S&OP), também conhecido como Planejamento de Vendas e Operações, é um processo no qual os setores logísticos de uma empresa são reunidos (vendas, financeiro, desenvolvimento etc.) para a elaboração de um plano que viabiliza a administração de recursos para atender às demandas do cliente com um custo mais baixo.

      Como esse planejamento contribui para a otimização de processos?

      O S&OP colabora de diversas formas para a otimização dos processos, tendo em vista que sua aplicação gera uma melhora na relação com os fornecedores, já que agiliza o recebimento de matérias-primas para a fabricação dos produtos, o que simplifica o trabalho e gera a fidelização e confiança dos parceiros com a empresa.

      Em relação às questões financeiras, viabiliza a elaboração de planos e ações precisos para cada setor, de acordo com os objetivos, necessidades e orçamento da empresa, promove um controle de estoque mais efetivo, o que ajuda a evitar compras desnecessárias, além de permitir a sincronização das finanças e do planejamento de vendas. Entre contribuições, podemos apontar:

      • aumento da visibilidade da oferta e demanda, aprimorando o ciclo de vida dos produtos;
      • avaliação periódica do desempenho para direcionar eventuais mudanças e solucionar problemas com rapidez;
      • atuações controladas e bem definidas, com um monitoramento de gestão das mudanças;
      • otimização do relacionamento com os clientes.

      Quais diferenciais competitivos são gerados pelo S&OP?

      Não há dúvidas de que S&OP gera muitas vantagens competitivas para uma empresa. Por exemplo, ajuda a entender qual produto vender, como e para quem, avaliando o perfil do consumidor, o que é importante para um melhor prognóstico de venda. Também otimiza a distribuição e permite o desenvolvimento de boas práticas para substituir itens em falta, facilitando a elaboração de um planejamento tático e estratégico de vendas mais certeiro.

      A ferramenta permite a integração entre setores, já que todos permanecem alinhados a uma única finalidade com o S&OP, existindo um acordo em relação às decisões a serem aplicadas, com a tecnologia gerando impactos positivos nos processos de produção da equipe.

      Além disso, proporciona estoques bem calculados para atender os clientes, evitando falta ou excesso de estoque e, consequentemente, uma redução de gastos relevantes para aumentar a margem de lucro e produtividade.

      Como funciona o processo de implementação do S&OP?

      Veja quais são as etapas que fazem parte do processo de implementação do S&OP.

      Atualização das informações

      Em primeiro lugar, é preciso atualizar os dados sobre as atividades desenvolvidas pela empresa: quantidade de compras, vendas reais, transações financeiras envolvidas, níveis de estoques, entre outros.

      Assim, é possível realizar uma previsão de vendas confiável para o próximo período. Normalmente, a atualização das informações é feita pelo setor comercial, por meio da análise de relatórios, planilhas e estatísticas. Em seguida, as previsões precisam ser disponibilizadas para a equipe S&OP.

      Projeção de demanda

      A projeção de demanda ocorre quando é criado um plano inicial de utilização de recursos, com base na aplicação de informações originárias de diversas fontes: dados qualitativos do mercado, ocorrência de eventos especiais, efeitos de sazonalidade, promoções, principais tendências, entre outras.

      Planejamento de suprimentos

      O planejamento de suprimentos é necessário para sustentar as vendas previstas. Vários projetos alternativos de fornecimento podem ser criados com o intuito de viabilizar a execução das tarefas projetadas na fase anterior.

      Nesse momento, são averiguados os níveis pretendidos de estoques e os indicadores estabelecidos pela empresa. Também deve ser feito o monitoramento dos fatores relacionados ao fornecimento, como os recursos disponíveis, a capacidade dos fornecedores e os materiais disponíveis.

      Reunião prévia

      A etapa de reunião prévia é realizada com a equipe executiva (gerência). Nesse momento, potenciais divergências entre planejamento de demanda e de suprimentos são encontradas e resolvidas e os impactos financeiros são avaliados.

      É criado um entendimento acerca das soluções que podem ser encontradas, sem a intervenção da alta gerência ou direção da companhia. Além disso, a reunião prévia serve para encontrar pontos pendentes que apenas serão discutidos durante a reunião executiva, que é a próxima etapa do processo de implementação do S&OP.

      Reunião executiva

      Na reunião executiva, são autorizadas as estratégias consensuais acordadas na reunião prévia e é feito o monitoramento dos resultados de desempenho. Integram esta reunião os gestores que participaram da reunião prévia, além de um comitê executivo constituído pela alta liderança da empresa.

      Quais são os desafios encontrados na implementação do S&OP?

      Durante a implantação do S&OP na empresa, alguns desafios podem ser encontrados, por exemplo: a busca pelo engajamento de todas as áreas na avaliação dos impactos, o reconhecimento da interdependência entre as áreas da empresa, e a elaboração de um consenso entre todos os departamentos.

      Também poderá ocorrer a necessidade alinhar as propostas de mesmo nível hierárquico para seu uso no plano da gestão de demanda e garantir que as atividades operacionais desenvolvidas em cada setor sejam adequadas ao estabelecidos nas reuniões.

      Então, é importante avaliar a situação do real do negócio e preparar as ações adequadas para superar essas dificuldades que possam surgir e, assim, aproveitar de todos os benefícios proporcionados pela ferramenta adotada.

      Como a eSales contribui para a implementação do S&OP?

      A eSales é uma empresa especialista em integração interempresarial, que oferece processos e produtos para auxiliar as empresas na centralização de dados de diferentes plataformas, contribuindo para a integração de diversas áreas na implementação do S&OP.

      Um bom planejamento de vendas e operações pode trazer muitos benefícios para uma empresa e seus parceiros. Como vimos, contar com o auxílio do S&OP para aprimorar a gestão de demanda colabora bastante para o alcance de bons resultados.

      Agora que você sabe a importância da implementação do S&OP, entre em contato com a eSales para conhecer mais detalhes das nossas soluções.

      Por:
      eSales
      do autor

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