Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Financeiro

      Saiba o que é a FEBRABAN e a importância de seguir suas diretrizes

      2 anos atrás - por:

      o que é FEBRABAN

      Saber o que é FEBRABAN e qual a relevância dela para pessoas físicas e jurídicas que tenham relacionamento com instituições bancárias no Brasil é fundamental para ter seus direitos garantidos, bem como entender quais são as obrigações e consequências impostas pelas regras vigentes no Brasil.

      A sigla FEBRABAN significa Federação Brasileira de Bancos, e é a maior entidade representativa do setor bancário nacional. Fundada na cidade de São Paulo, em 1967, a associação não tem fins lucrativos e tem o objetivo de promover o fortalecimento do sistema financeiro e suas relações com sociais, em busca de crescimento social e econômico.

      Neste artigo, você vai entender o que é FEBRABAN e qual a sua importância para a realização de processos financeiros com segurança em uma gestão empresarial. Continue a leitura!

      A importância da empresa seguir as diretrizes da FEBRABAN

      A FEBRABAN tem representação em todas as esferas governamentais (Executivo, Legislativo e Judiciário), assim como em associações sociais representativas que visam aumentar a eficiência, diminuir riscos e garantir confiabilidade nas operações realizadas.

      Sendo assim, é de suma importância que a empresa siga, com rigor, as regras determinadas pela FEBRABAN. Caso isso não ocorra, corre-se o risco dos direitos fundamentais não serem garantidos em caso de alguma irregularidade e/ou problema, ocasionando, assim, em prejuízos financeiros.

      Um ponto importante que deve ser ressaltado é que a FEBRABAN não é uma entidade que realiza operações financeiras como empréstimos, transferência de valores, financiamentos e afins. Ela tem, na verdade, a finalidade de representar as instituições responsáveis por esse tipo de transação.

      Entre os associados da FEBRABAN estão:

      • funcionários;
      • associações de classe;
      • entidades de representações sociais;
      • poderes constituídos;
      • sindicatos;
      • imprensa;
      • organismos internacionais;
      • reguladores do sistema financeiro;
      • formadores de opinião;
      • setores econômicos.

      Boas práticas que devem ser realizadas nas transações bancárias

      Com o avanço dos recursos tecnológicos, o sistema bancário também teve que se adaptar, uma vez que os usuários passaram a acessar suas contas, realizar transações e fazer pagamentos a partir de dispositivos móveis como smartphones, tablets e internet banking.

      Contudo, se por um lado esse tipo de serviço oferece comodidade e praticidade no cotidiano, por outro, é preciso redobrar a atenção a fim de garantir que os processos sejam realizados de modo seguro.

      Confira, a seguir, algumas práticas que são recomendadas pela FEBRABAN.

      Monitorar as operações bancárias

      Todos os usuários de transações bancários devem companhar de perto as movimentações e operações realizadas na conta da empresa. Dessa forma, será mais fácil ter controle dos recursos, além de identificar qualquer possível problema ou movimentação atípica apresentada.

      O ideal é tirar um extrato periodicamente e ter o controle das taxas, débitos e retiradas que ocorrem ao longo do mês. Ter um planejamento financeiro eficaz é uma ótima maneira de manter a saúde das finanças da empresa.

      Com o monitoramento constante das operações, é possível identificar possíveis fraudes financeiras com rapidez e eficácia e, a partir desses dados, agir com rigor, de acordo com o que a legislação determina.

      No caso das empresas, é importante que somente os profissionais realmente envolvidos nos processos financeiros tenham acesso aos dados bancários da organização. Na hora de escolher os colaboradores que vão formar a equipe, é preciso desenvolver um processo seletivo rigoroso e contar somente com profissionais de confiança e competência.

      Além de problemas financeiros, as fraudes podem causar fechamento da empresa, caso elas atinjam um grau de notoriedade que comprometa a imagem da organização na sociedade. Independente do tamanho do negócio, todos devem se manter atentos e zelar pela posição que a marca alcançou no mercado.

      Ter cuidado com as senhas e informações sigilosas

      Ter senhas seguras e intransferíveis é essencial para a realização de transações bancárias com confiabilidade. Sendo assim, na hora de definir, tenha cuidado e garanta que somente as pessoas corretas terão acesso a esse tipo de informação.

      Também é fundamental não fornecer informações sigilosas para pessoas desconhecidas, além de garantir o máximo de segurança nos procedimentos.

      Entre as principais dicas de segurança, podemos citar:

      • não usar nomes de pessoas, data de nascimento, placa do carro ou outro tipo de informação muito pessoal na hora de compor a senha;
      • nunca revelar senhas a terceiros;
      • cuidado com telefonemas suspeitos de terceiros;
      • quando utilizar o caixa eletrônico, se certificar de que outras pessoas não estão tendo acesso aos seus dados.

      Realizar transações em equipamentos seguros

      Utilizar somente equipamentos seguros para realização de transações é um fator que precisa ser observado com a devida atenção, principalmente diante do crescimento do uso de serviços bancários por dispositivos móveis.

      O ideal é manter o aparelho sempre com um bom antivírus e se precaver na hora de utilizar. Como existem muitos golpes e fraudes que podem se implementados a partir de um vírus ou programa maldoso em aparelhos tecnológicos, é preciso redobrar a atenção.

      Caso seja notado alguma movimentação atípica, o indicado é procurar ajuda especializada e buscar resolver o problema o mais rápido possível, de modo a evitar prejuízos financeiros e roubo de informações pessoais.

      Utilizar softwares para gestão financeira que estejam em conformidade com as normas

      Os softwares para gestão financeira facilitam a gestão das empresas e otimizam processos, entre outros pontos importantes. No entanto, na hora de decidir qual programa será usado, é preciso se informar se ele está em conformidade com as normas determinadas pela FEBRABAN.

      As informações sobre segurança podem ser encontradas no site da FEBRABAN. Dessa forma, o indicado é que o gestor se informe e alinhe com seu departamento financeiro qual seria o melhor software de acordo com suas necessidades.

      Saber o que é FEBRABAN e qual o papel da entidade para o funcionamento seguro do setor bancário no Brasil é essencial. É importante se manter atento e adotar todas as medidas e orientações para a garantia de procedimentos confiáveis e eficazes. Quanto mais bem informado o gestor estiver, melhor será o trabalho desenvolvido.

      Agora que você sabe o que é FEBRABAN, bem como a sua importância, aproveite a visita para se informar sobre o Billing, uma ferramenta de gestão e cobrança que traz benefícios importantes para o gerenciamento de diferentes perfis e tamanhos.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post