Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      A eSales já é conhecida pelo seu espírito inovador, com o uso da tecnologia e das tendências de mercado, e nesta evolução se construiu a Theke by eSales, uma plataforma completa para a gestão financeira e a integração bancária.

        O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

        O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

        Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

        Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

        Blog

        Logística Inbound

        O que considerar para escolher um bom sistema de armazenamento

        1 mês atrás - por:

        sistema de armazenamento

        Um dos processos essenciais para uma logística eficiente é a armazenagem dos itens presentes no depósito da empresa. Afinal, isso vai garantir que tudo fique guardado de forma estruturada até que seja transferido para outro ponto, o que vai proporcionar impactos diretos na qualidade dos serviços de transportes e, consequentemente, na satisfação dos clientes. Nesse caso, contar com um bom sistema de armazenamento é fundamental.

        Isso porque se trata de um conjunto de ferramentas, equipamentos e técnicas usadas com o intuito de armazenar, organizar e identificar os produtos do estoque. Por existirem várias opções a serem aplicadas, é importante observar alguns critérios para fazer uma escolha acertada e alcançar os resultados esperados.

        Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

        Quais são os critérios para escolher um sistema de armazenagem?

        Existem alguns pontos que precisam ser considerados ao escolher o melhor sistema de armazenagem para o seu negócio. Confira os principais!

        Necessidades da empresa

        Antes de tudo, é necessário entender quais são os objetivos e os desafios presentes nas operações logísticas. Também, é fundamental entender o custo-benefício de cada um, de acordo com a maneira na qual o time trabalha.

        Para que a companhia consiga minimizar custos sem perder qualidade, que não é algo tão simples assim, o melhor caminho é aprimorar a armazenagem de forma contínua. Assim, solicite o feedback dos colaboradores responsáveis e compreenda quais são as principais dificuldades, os riscos que as mercadorias correm e demais questões que entender serem relevantes.

        Produtos que precisam ser estocados

        As mercadorias com as quais a organização trabalha é outro fator decisivo na escolha. Isso ocorre pelo fato de que cada tipo de produto requer cuidados específicos de conservação e segurança. Sendo assim, é importante fazer um estudo de classificação dos itens armazenados, bem como o fluxo de entradas e saídas que costuma impactar de forma direta no planejamento do negócio.

        Espaço de armazenamento

        O espaço do depósito diz muito sobre o sistema que melhor se adéqua à rotina da companhia. Para entender sobre esse espaço, é importante manter o local limpo e organizado, assim, fica mais fácil pensar sobre as maneiras de otimizar o ambiente disponível. Tudo precisa ser bem planejado e calculado. Um layout eficaz de armazém pode assegurar bons resultados na rotina logística. Desse jeito, considere as ferramentas que podem proporcionar a melhor otimização possível.

        Produtividade esperada

        Outro ponto para a escolha do melhor sistema de armazenamento está ligado à adaptação de ferramentas, equipamentos, layouts e demais características às necessidades de produtividade do negócio. Afinal, manter as operações sempre produtivas é essencial para os resultados de qualquer negócio. Assim, cabe entender quais são os impactos positivos e negativos dos sistemas de armazenagem, quando falamos em tornar os processos mais produtivos.

        Custos

        Para decidir sobre ferramentas e equipamentos que vão fazer parte da empresa, é imprescindível identificar qual será o investimento a ser feito. Na escolha do melhor sistema de armazenamento não é diferente. Isso porque cada solução tem características próprias que vão influenciar o custo das operações. Então, escolher pela alternativa mais econômica nem sempre é a melhor decisão a ser tomada, já que os impactos na qualidade dos serviços devem ser considerados.

        Sendo assim, analise o custo-benefício a partir de cenários compatíveis ao dia a dia da empresa. Você também pode testar as diferentes opções e estudar situações que podem diminuir prejuízos financeiros dentro do estoque, como problemas de conservação, mau empilhamento, avaria dos produtos, entre outros.

        Quais são as vantagens de contar com um sistema de armazenamento?

        A logística é considerada um setor essencial dentro da empresa, já que exerce uma função estratégia para o negócio. Sendo assim, contar com um sistema de armazenamento eficiente pode proporcionar uma série de vantagens.

        A seguir, veja algumas delas!

        Melhor aproveitamento do espaço

        A organização do local disponível nos setores destinados à armazenagem é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens ao apostar em um bom sistema. Quanto maior o aproveitamento do espaço, melhor serão os resultados para a empresa. Na prática, a produção pode ser estendida, principalmente devido à sazonalidade. Ou seja, com mais espaço disponível, a empresa pode produzir mais, de acordo com a sua demanda.

        Minimização dos custos

        Um bom sistema de armazenamento também contribui para a diminuição dos custos na empresa. Isso porque o investimento inicial para a sua implementação é compensado pela redução da mão de obra, minimização dos desperdícios, otimização do tempo, entre outros, o que representa uma economia considerável na estocagem.

        Aumento da segurança no estoque

        Para manter a área logística eficiente, é preciso apostar em segurança e isso engloba a integridade física dos produtos e da equipe responsável. Com o uso do sistema ideal, o local se torna mais organizado, o que reduz de forma considerável o risco de acidentes e danificações dos produtos.

        Diminuição de perdas

        As perdas dos itens são um grande problema para o negócio, tendo em vista que afetam diretamente a lucratividade e, em certas ocasiões, levam ao aumento do preço final da mercadoria. Contudo, com o sistema ideal, esse tipo de desafio pode ser controlado. Isso porque essa ação ajuda a manter os produtos no nível adequado de armazenamento, garantindo que não ocorram avarias durante o deslocamento ou que não sejam afetados por fatores externos, como a umidade, por exemplo.

        Aprimoramento da logística de transporte

        Os investimentos feitos com a implementação de um sistema de armazenagem eficaz geram resultados positivos na logística de transporte. Pois, ao assegurar uma logística interna organizada e efetiva, o processo de separação e expedição se torna mais ágil e com menores possibilidades de falha, levando a um transporte rápido, seguro e dentro das expectativas dos clientes.

        Conseguiu entender a importância de contar com um bom sistema de armazenamento? Sendo assim, é importante colocar em prática as dicas apresentadas e, assim, fazer uma escolha consciente e que realmente possa oferecer todas as vantagens aqui apontadas, e que consiga atender a todas as demandas e expectativas da empresa.

        Este artigo foi útil para você? Então, siga as nossas redes sociais e confira conteúdos incríveis sobre outros assuntos! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

        Por:
        eSales
        do autor

        Comentários sobre este post