Software sob medida: saiba as vantagens que sua empresa pode ter

Software sob medida

Atualmente, existem no mercado muitas opções de softwares de gestão empresarial. Entretanto, há casos em que esses sistemas disponíveis não se mostram uma solução tão eficaz para a empresa — por isso, surge a alternativa de desenvolver um software sob medida para cada negócio. Diferentemente dos softwares genéricos, ele é criado de acordo com as necessidades institucionais. Apesar de exigir um maior investimento, traz consigo uma série de vantagens para a empresa.

Deseja conhecer as vantagens que um software sob medida pode proporcionar ao seu negócio? Confira nosso artigo!

Facilidade de uso

Cada empresa possui diferentes perfis de colaboradores, portanto, os sistemas já existentes podem não gerar os resultados esperados. Por exemplo, uma organização não possui uma equipe muito especializada em T.I. e compra um sistema que demanda alto conhecimento em tecnologia. Muito provavelmente, esse software não vai resultar em alta produtividade.

Já o software sob medida é desenvolvido de acordo com diversos aspectos da empresa — como, por exemplo, seu ramo, metodologias utilizadas e preferências do usuário. Sendo assim, sua utilização respeita o perfil da equipe, bem como seu conhecimento em tecnologia, nível cultural, funções, entre outros.

Maior engajamento da equipe

Consequência do item anterior, a utilização de um software sob medida proporciona maior adesão dos usuários à solução tecnológica. Isso porque os usuários tendem a resistir a qualquer tipo de mudança, principalmente quando não se identifica com ela.

As modernas técnicas de programação permitem a criação de um layout amigável com uma interface intuitiva, que aumentam o grau de engajamento da equipe. Ou seja, o software sob medida proporciona boas experiências ao usuário e permite a criação de uma cultura organizacional mais focada e colaborativa.

Resultados mais rápidos

A fase de adaptação com os sistemas de prateleira (como são chamados aqueles já existentes no mercado) pode ser bastante longe e trazer consigo muitos custos, como aqueles com treinamento.

Já no software sob medida, como ele já é desenvolvido de acordo com o perfil dos colaboradores, eles se sentem mais confortáveis para utilizar todas as funções daquele sistema. E assim, não é necessário gastar muito tempo com a implementação do sistema na organização.

Redução de custos

Além da redução de custos com adaptação e treinamento, a empresa passa a operar seu sistema com os recursos necessários. Ou seja, os softwares de prateleira possuem certas funcionalidades que podem não ter utilidade para a organização — e, obviamente, todas elas custam dinheiro, inclusive as que serão inúteis.

O software sob medida evita gastos com itens que não terão serventia. Assim, a empresa consegue aproveitar ao máximo os recursos que possui e também a produtividade de seus funcionários.

Diferencial competitivo

Os sistemas de prateleira são criados de forma genérica, para buscar atender ao máximo as necessidades das empresas no geral. Quando a empresa adota uma dessas soluções, ela pode até resolver algum problema, mas não está se diferenciando da concorrência em nenhum aspecto.

Já o software sob medida, conta com a participação de um consultor focado em processos e com grande conhecimento do software, permitindo a criação ou a potencialização dos diferenciais competitivos da empresa.

A tecnologia é uma grande aliada da gestão empresarial. O desenvolvimento de um software sob medida é uma solução que, por muitas vezes, melhor se adapta às atividades de cada instituição. Isso porque esse tipo de tecnologia consegue alinhar a realidade e o cotidiano de sua empresa, se adequando a ela em cada um de seus aspectos, se mostrando uma poderosa solução e gerando alta aceitação por parte da equipe de colaboradores.

Este artigo foi útil? Então siga acompanhando o blog e mantenha-se sempre atualizado!