Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Inovação e Tecnologia

      Teoria das Restrições: o que é e como se relaciona com a Supply Chain?

      11 meses atrás - por:

      teoria das restrições

      É comum que as empresas tenham gargalos e falhas em seus processos. No entanto, o que não pode acontecer é que esses problemas não sejam corrigidos, sequer identificados. A Teoria das Restrições lida exatamente com o bom andamento das atividades, de modo que a empresa seja cada vez mais eficiente e produtiva.

      Se esse é um termo novo para você, não se preocupe. Ao longo do texto, explicaremos melhor o que é e como funciona a Teoria das Restrições. Falaremos sobre os seus principais tipos e como o conceito se relaciona com a cadeia de suprimentos.

      Interessado em saber mais sobre o tema? Continue a leitura até o fim e entenda os impactos que a Teoria das Restrições pode causar no seu negócio!

      O que é e como funciona a Teoria das Restrições?

      Eliyahu Goldratt, físico israelense, propôs esse conceito, que consiste na ideia de que gargalos e falhas costumam ocorrer nas empresas e prejudicam a sua produtividade. Nesse sentido, Goldratt afirma que tais problemas devem ser solucionados, no intuito de a empresa conseguir bater suas metas e obter crescimento nas suas operações. Se uma mercadoria demora mais que o necessário para chegar ao seu destino, por exemplo, aponta para a existência de um gargalo.

      Logística, indicadores de performance e solução de problemas

      Para entender o funcionamento da Teoria das Restrições é preciso considerar três pontos: logística, indicadores de performance e solução de problemas. O primeiro tem como um dos focos a melhoria contínua dos processos, uma metodologia de origem japonesa que fez a indústria local obter excelentes resultados.

      Já o segundo tem por objetivo definir os itens que são produzidos e vendidos pela empresa, bem como despesas, ganhos e inventários. Por fim, a solução de problemas se propõe a fazer representações em forma de diagramas, a destacar:

      • árvore de realidade atual;
      • árvore de realidade futura;
      • árvore de pré-requisitos;
      • árvore de transição.

      Também vale destacar os três princípios da Teoria das Restrições, que são: convergência, consistência e respeito. O primeiro diz que a correção de um gargalo em um ponto da empresa pode impactá-la como um todo.

      O princípio da consistência diz que premissas erradas levam a problemas internos que prejudicam a eficiência e a produtividade do negócio. O princípio do respeito mostra que o capital humano é importante ao bom funcionamento do sistema, demandando respeito mesmo se cometer erros na operação.

      Quais os tipos de restrições em uma empresa?

      Existem quatro tipos de restrições que podem comprometer a operação em uma empresa. São eles:

      • físicos: se refere a limitações quanto ao maquinário e as limitações do espaço para estoque de insumos, por exemplo;
      • políticos: diz respeito às normas de conduta adotadas na companhia, tanto no âmbito geral como em cada setor;
      • paradigmas: relacionados com a cultura organizacional da companhia. Se os colaboradores deixaram de trabalhar com planilhas no Excel e passaram a usar ERP, por exemplo, isso configura uma mudança de paradigma;
      • mercado: é quando a empresa produz menos que o mercado precisa ou em excesso, o que configura um desequilíbrio na relação entre oferta e demanda.

      Qual a relação entre Teoria das Restrições e cadeia de suprimentos?

      O objetivo da cadeia de suprimentos é o de entregar produtos com valor agregado ao cliente, por meio de um sistema composto por pessoas e processos. O melhor meio de se obter tal resultado é por meio da identificação e correção de gargalos. Quando a Teoria das Restrições atua, a empresa passa a ter chances de crescer de forma sustentável, uma vez que os pontos de ineficiência foram devidamente identificados, mapeados e corrigidos.

      O primeiro passo para aplicar a Teoria das Restrições na cadeia de suprimentos é definindo os objetivos da mudança que se pretende alcançar. O uso da tecnologia é indispensável, tanto no âmbito da organização e armazenamento de informações como em relação à automatização de rotinas. Se sua empresa precisa de uma solução que facilite a relação entre indústria e fornecedores, nós, da eSales, podemos ajudá-lo, pois temos um sistema que permite obter resultados reais com agilidade e eficiência.

      Para obter mais informações sobre como a nossa solução pode impactar o seu negócio e ajudá-lo a crescer de forma escalável, acesse o nosso site agora mesmo!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post