Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero.” Mario Sérgio Cortella

Ética e Compliance no Grupo eSales

O Grupo eSales compartilha a ideia de que a corrupção deve ser combatida por toda a sociedade e reconhece sua responsabilidade para com o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil. A sobrevivência de nossas empresas e a felicidade dos nossos descendentes são frutos dos valores aplicados no presente. As práticas de ética e compliance do Grupo eSales demonstram aos nossos colaboradores, clientes e parceiros, o nosso compromisso em valorizar as pessoas, agir com integridade, transparência e colaborar com a qualidade de vida das comunidades onde mantemos negócios.

O Grupo eSales preza pela valorização das pessoas e pela preocupação com o bem-estar de dirigentes, gestores e colaboradores. A organização considera inaceitável qualquer manifestação de discriminação e/ou preconceito referente a etnia, origem, gênero, idade, religião, orientação sexual, deficiência física e mental, entre outros.

Comitê de Ética eSales

O Comitê de Ética é formado por 5 membros escolhidos pela diretoria da eSales. É a estrutura responsável pela divulgação do Código de ética e boas práticas de compliance. Atuando também na apuração de responsabilidade por infração ao Código de Ética com funções consultivas, deliberativas e executivas, apuração e análises de infrações.

O Comitê de Ética tem total autonomia para receber, averiguar e deliberar penalidades para as ocorrências de descumprimento do Código de Ética.O mandato dos membros do Comitê de Ética será de 2 (dois) anos, permitida uma recondução.

Comitê de Ética eSales

O Comitê de Ética é a estrutura responsável pela divulgação do Código, apuração de infrações, análise da ocorrência e encaminhamento de parecer da ocorrência para que a Diretoria tome as ações necessárias.

Sua composição e atribuições estão definidas no Regimento do Comitê.

Ética Empresarial

É o comportamento da empresa quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

Deve estar presente nas atividades internas e externas de uma organização, sendo que as empresas devem prezar pela boa conduta de todos os seus funcionários.

Compliance

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

No âmbito corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Valores e DesenvolvimentoPessoal

A eSales valoriza as pessoas, fomentando seus sonhos e desejos. Fazendo do negócio do cliente o nosso ao mesmo tempo, buscando excelência, superação, inovação e criatividade, sempre com atitudes e ações éticas e sustentáveis.

O Grupo eSales valoriza as qualidades das pessoas e acredita no potencial de seus gestores e colaboradores. O Grupo oferece oportunidades justas para o desenvolvimento profissional de forma a qualificar o trabalho e a contribuir para a ascensão profissional dos colaboradores, obedecendo a critérios de capacitação, experiência, habilidades e desempenho.

Segurança da Informaçãono Grupo eSales

A eSales construiu um Framework próprio onde engloba diversas normas da família NBR ISO/IEC 27000, NIST, OWASP e ITIL, construindo a partir deste sua Política de Segurança da informação, revisada e aprovada pela alta diretoria, atualizada semestralmente e expressa a posição oficial da eSales com relação à segurança da informação e seus ativos. A política de segurança da informação da eSales descreve como prevenir e responder a uma variedade de ameaças a sistemas, utilizando como base diversas normas e procedimentos necessários à prevenção e manutenção do nível de segurança.

Para construir um sistema de segurança, de acordo com os melhores padrões de mercado, e um ambiente de trabalho onde o nível de segurança seja compatível com o valor que agregamos ao nosso negócio, a Política de Segurança conta com a participação e o compromisso de todos os diretores, gestores e colaboradores da e-Sales.

Código de Ética Grupo eSales

É a declaração do conjunto de direitos, responsabilidades e deveres corporativos para com os stakeholders (acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e sociedade), refletindo os princípios e os valores da empresa, a gestão social, ambiental e o conjunto de normas de conduta. É um documento que enriquece os processos decisórios e deve ser o principal instrumento de governança e gestão estratégica das empresas.

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados e GDPR

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais. Entra em vigor no Brasil em 16/8/20 A LGPD representa importante marco legislativo e coloca o Brasil em posição de igualdade com muitos países, que já possuem marco legal bem definido sobre o tema. Isso certamente representará mais investimentos para nosso país no âmbito da economia digital, além de trazer maior segurança jurídica a titulares de dados e empresas do setor privado.
General Data Protection Regulation na União Europeia, que passou a ser obrigatório em 25 de maio de 2018 e aplicável a todos os países da União Européia , e o California Consumer Privacy Act of 2018 (CCPA), nos Estados Unidos da América. Diversos países da União Europeia já tinham leis próprias que regulavam o tratamento de dados pessoais, porém, a UE sentiu a necessidade de implementar uma norma que unificasse essas leis e que estabelecesse princípios básicos para o tratamento de dados.
Seus textos determinam que todos os dados pessoais (informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, como nome, idade, estado civil, documentos) só podem ser coletados mediante o consentimento do usuário. Para realizar o tratamento de dados pessoais sem o consentimento do titular, a lei prevê hipóteses específicas, conhecidas como: As 10 bases legais para tratamento de dados. A Lei nº 13.709/2018, também informa que deve-se aplicar conjunto de estratégias e controles para assegurar o CID (confidencialidade, integridade e disponibilidade), de todos os dados tratados. Dados pessoais: é toda informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, tal como nome, RG, CPF, e-mail, IP, localização geográfica, etc. Dados relativos a uma pessoa jurídica (tais como razão social, CNPJ, endereço comercial, etc.) não são considerados dados pessoais. Dados pessoais sensíveis: é todo dado pessoal que pode gerar qualquer tipo de discriminação, tais como os dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico. Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Processador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador. Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada. Anonimização: processos e técnicas por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo. Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento. O dado anonimizado não é considerado dado pessoal para fins de aplicação da LGPD. Pseudononimização: processos e técnicas por meio dos quais um dado tem sua possibilidade de associação dificultada. O dado pseudonimizado é considerado dado pessoal para fins de aplicação da LGPD, tendo em vista a possibilidade de associação desse dado a uma pessoa natural.
A ANPD será o órgão da administração pública responsável por fiscalizar em benefício da população e da privacidade a adoção das corretas práticas de coleta, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Sua criação, portanto, é fundamental para se pensar em eficácia e eficiência da LGPD, e terá papel importantíssimo na vida dos Brasileiros, para o que diz respeito a reclamações e denúncias sobre como a empresas que estão violando nossa privacidade.
A eSales tem trabalhado tempestivamente nas adequações às normas da LGPD e GDPR. Em fase avançada da análise dos dados armazenados, e fazendo ajustes nas aplicações legado para ficaram em compliance com a Lei Brasileira e Europeia. Um dos primeiros passos foi realizar mapeamento detalhado dos dados pessoais tratados e o seu ciclo de vida: saber onde estão, como estão armazenados, quem tem acesso, se os dados são compartilhados com terceiros no brasil ou exterior e quais riscos associados ao ciclo de vida. Posteriormente, buscou-se implementar segurança para os dados armazenados, transparência e rastreabilidade para tudo que ocorre nos sistemas e nos logs. Também certificamos nossos profissionais de segurança da informação como Data Protection Officer (DPO), a fim de garantir o tratamento correto dos dados de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores. A eSales tem feito mudanças na gestão de fornecedores o que tem motivado mudanças de paradigma na gestão dos dados, e na construção de uma cultura interna que pensa segurança da informação e trata o armazenamento de dados pessoais com toda importância e criticidade que o assunto necessita.

Fale Conosco por meio dos contatos abaixo:
Email: dpo@esales.com.br
Telefone: +55 51 33258114

Princípios Comerciais

A eSales, junto com seus colaboradores, atua para criar produtos e serviços que contribuam para a sociedade como um todo. Dessa forma, compartilhamos e incentivamos os valores essenciais para uma sociedade honesta e ética.

Além disso, todos os funcionários do Grupo eSales devem seguir o Código de Ética da empresa bem como seus Princípios Comerciais, a fim de cumprir as leis e práticas éticas, expressando seu compromisso concreto com a responsabilidade social.

O Código de Ética serve como um guia padronizado, voltado a todos na eSales, definindo normas de conduta em todas as atividades comerciais, profissionais e pessoais.

Com o intuito de estabelecer uma cultura corporativa transparente, a eSales o encoraja a denúncia de práticas ilegais e em desacordo com seus padrões éticos que possam resultar em lucro ou perda injusta para a empresa, seus parceiros, fornecedores ou outras partes interessadas.