A redução de custos é uma meta que, em praticamente todos os casos, está na pauta de gestores. Ou seja, além da pressão por entregar resultados e alcançar as metas, é preciso buscar alternativas para tornar os processos mais eficientes, reduzir custos, eliminar desperdícios, entre outras ações.
A seguir, vamos oferecer algumas dicas que podem ajudar a reduzir os custos operacionais. Continue acompanhando e confira!
1. Mapeamento de processos
O mapeamento de processos é a atividade que analisará as tarefas, do momento em que são iniciadas até o momento em que se encerram. Por meio dele, é possível identificar as principais falhas, oportunidades de melhorias e etapas desnecessárias que podem ser eliminadas, entre outros aspectos.
Esse mapeamento busca encontrar pontos que precisam de melhorias e identificar quais ações devem ser tomadas para que os processos sejam aprimorados e apresentem melhores resultados.
2. Planejamento de estoques
O primeiro passo para conseguir planejar o estoque adequadamente e conseguir reduzir os custos é identificando qual é o giro dos produtos — ou seja, o tempo que eles ficam dentro do estoque, do momento em que são recebidos até o momento em que são vendidos.
Feito isso, é possível saber quais itens devem ser comprados, em quais quantidades e frequências. Isso ajuda a evitar excesso de estoques — que podem provocar perdas, obsolescência e aumento de custos com estocagem. Da mesma forma, obtém-se a informação de quais mercadorias não devem ser mais adquiridas, seja por baixa saída, seja por estarem obsoletas.
Contar com soluções que auxiliam na previsibilidade de demanda e fornecem inteligência de mercado – alinhadas às percepções dos vendedores e o histórico de vendas – auxilia bastante nesse planejamento.
3. Investimentos em tecnologia
Quando se fala em reduzir custos, um investimento parece uma decisão um tanto quanto contraditória. Porém, com a aplicação em tecnologia nas operações, é possível diminuir o consumo com combustíveis, fretes, devoluções, perdas de estoque, produtividade, entre tantos outros.
4. Renegociação com fornecedores
Nesse caso, existem duas opções: caso a empresa trabalhe com fornecedores exclusivos, talvez seja o momento de considerar negociar com outros parceiros e conseguir aumentar o poder de barganha, obtendo preços mais competitivos. Ou então, caso trabalhe com vários fornecedores, vale a pena estreitar a relação com um deles e buscar preços mais vantajosos em troca de exclusividade, além dos descontos por volume.
Nesse caso, é preciso estabelecer cláusulas de cumprimento de nível de serviço.
5. Planeje os custos com frete
Para conseguir reduzir custos de forma significativa, uma das melhores alternativas é fazer o planejamento dos custos com frete — considerados um dos maiores que as empresas absorvem em suas atividades. Esse planejamento envolve a elaboração de rotas mais otimizadas, melhoria na execução dos processos, renegociação com fornecedores, manutenções preventivas — em caso de frota própria — entre outras ações, que dependem da análise do gestor.
Com esse planejamento, é possível adequar a operação, de forma que fique mais eficiente, reduzindo desperdícios e aprimorando processos. No entanto, é preciso ter o cuidado de não comprometer a qualidade do serviço de transporte durante esse planejamento.
Reduzir custos operacionais é muito importante para qualquer empresa. Com isso, é possível oferecer preços mais competitivos para os clientes, tornar a cadeia mais eficiente, conseguir resultados otimizados e melhorar a gestão. Porém, é sempre preciso avaliar até que ponto essa redução é benéfica e de que forma ela impacta nas operações, visto que existem casos em que ganha-se por um lado, mas perde-se por outro — principalmente em termos de qualidade.
Agora, leitor, se achou esse artigo interessante, assine nossa newsletter e receba, em primeira mão, todos os posts e notícias que surgem aqui no blog!