A logística de um negócio é composta por muitas etapas que vão desde o armazenamento até o transporte e consequente entrega. Entre o produto sair do estoque e entrar em transporte para o cliente, entretanto, existe toda a movimentação no pátio logístico, que muitas vezes é ignorada. Apesar disso, ela tem uma ação crucial no sucesso logístico e seu gerenciamento traz diversos benefícios. Diante dessa necessidade, surgiu o YMS integrado à logística.
Nesse artigo, você vai entender melhor o que é esse sistema e qual é a sua importância. Confira!
O que é o YMS?
Sistema de Gestão do Pátio Logístico ou Yard Management System (YMS) consiste em uma série de técnicas responsáveis por cuidar, monitorar e otimizar todas as movimentações que acontecem dentro de um pátio logístico.
Nesse ponto logístico, circulam diferentes meios de transporte, como carros e caminhões, assim como equipamentos como empilhadeiras. Há também a presença de profissionais da empresa, do operador logístico, visitantes e mais.
O YMS na logística, portanto, tem como objetivo mapear todas essas interações e movimentações de modo a obter um controle mais intenso sobre o que acontece nessa região.
Quais os seus benefícios para a logística?
Embora o uso YMS receba muito menos atenção do que outras etapas, como a gestão de cadeia de suprimento, essa gestão de pátio é indispensável para que a logística, ao final, seja capaz de oferecer os resultados desejados dentro dos níveis esperados.
As vantagens logísticas incluem:
Redução das falhas humanas
Em vez de deixar tudo centralizado na portaria de maneira burocrática, o YMS permite um controle automático que gera informações valiosas que podem ser usadas futuramente.
Com isso, há menos chances de ocorrer falha humana, como a falta de registro de entrada e saída de veículo ou a autorização incorreta de movimentação no pátio.
Redução dos custos
Se um YMS é integrado a um sistema de gerenciamento de transporte (TMS), por exemplo, é possível saber quais veículos estão a caminho e como deve ser a organização. Isso diminui o tempo de espera no pátio e também evita que o veículo precise ficar dando voltas até poder entrar no pátio, por exemplo.
Além disso, o aumento do controle permite a previsão de situações e a otimização de entregas e manuseamento de estoque, garantindo uma redução nos custos.
Aumento de produtividade
Se os processos são otimizados e demoram menos tempo para que sejam concluídos com mais qualidade, o resultado é o aumento da produtividade. Isso significa que, com a mesma frota ou utilizando o mesmo operador logístico, a empresa consegue fazer mais entregas ou mais movimentações assertivas dentro do pátio, o que impede atrasos e melhora o fluxo de trabalho como um todo.
Quais as tendências de tecnologia?
Atualmente, a maior tendência tecnológica para o YMS não consiste apenas no uso de softwares específicos, mas também no uso de tecnologias que se integrem a outros sistemas. Isso gera um grande e valioso volume de informações logísticas que podem melhorar continuamente todo o processo.
Além disso, os drones também surgem como uma possibilidade. Portáteis, eles garantem uma visibilidade física importante do pátio logístico, facilitando ainda mais o uso de informações em tempo real.
O sistema YMS consiste no gerenciamento do pátio logístico de um negócio, permitindo economia de tempo, dinheiro e esforços em geral e otimizando processos. Para que isso seja possível, o uso da tecnologia é cada vez mais presente e tendências como o uso de softwares integrados e mesmo o uso de drones são cada vez mais fortes para permitir uma atuação logística ainda melhor.
Se você gostou do conteúdo e quer receber novos posts para ajudar seu negócio, assine nossa newsletter!