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Quais as vantagens em adotar uma ferramenta de Rastreio de Pedidos?

02/07/2023

Quando alguém escolhe realizar a compra por meio da loja virtual, podemos imaginar algumas coisas sobre seu perfil. Ele certamente preza pela tranquilidade, praticidade e agilidade na hora de comprar um produto. E essas expectativas não são apenas para o momento em que ele clica no botão “comprar”, mas para todo o processo até que a mercadoria chegue em sua residência.

Muitos clientes, inclusive, desejam a praticidade de saber exatamente onde a mercadoria está a cada momento — e é nesse ponto que entra o rastreio de pedidos.

No entanto, se não for bem estruturado, esse processo pode se tornar um obstáculo para os lojistas e indústria. Isso ocorre porque muitos consumidores ainda se sentem inseguros quanto ao prazo de entrega das mercadorias. Em estudo realizado pelo Reclame Aqui registrou-se mais de 90 mil reclamações relacionadas ao atraso ou não entrega de mercadorias.

Para evitar dores de cabeça como essa, é fundamental ter clareza dos fluxos que você irá implementar para que o cliente seja priorizado. E para que você possa dar um retorno efetivo frente a cada pedido. Por isso, neste artigo listamos alguns benefícios de uma solução de Tracking para rastreio de pedidos. Confira!

Construção de confiança

Tenha em mente que uma das maiores preocupações de quem compra on-line é a possibilidade de não receber o produto. Foi assim que empresas como o Paypal e o Zoom cresceram: elas perceberam essa situação, e passaram a oferecer garantias caso a mercadoria não fosse entregue.

Sabendo dessa preocupação, oferecer o rastreio é uma boa forma de construir a relação de confiança do cliente (e satisfação) em relação a sua empresa.

Aumento do valor da marca

Uma imagem de confiabilidade vai aumentar o valor da sua marca aos olhos dos clientes em geral. A maioria está disposta a pagar mais por um produto em uma loja que vai entregar no prazo, com a comodidade do rastreio e sem transtornos. Assim, oferecer o rastreio de pedidos é uma forma de preparar o terreno para trabalhar com margens de lucro mais atrativas para a sua empresa.

Relacionamento mais eficiente com o cliente

Se o cliente não sabe onde a mercadoria está, ele fica ansioso. Mesmo que a entrega ainda esteja dentro do prazo, a confiança abalada faz com que ele procure informações sobre o pedido com frequência. Ele provavelmente vai entrar em contato com seus canais de relacionamento, e os atendentes ficarão sobrecarregados atendendo às solicitações de rastreio.

Oferecer o rastreio de pedidos por meio de um sistema automatizado, portanto, é uma maneira de melhorar a eficiência dos seus canais de relacionamento com o cliente. No Sistema TMS Entregou, temos um módulo específico de Tracking. Nele, você pode configurar fluxos, etapas que serão gatilhos para envio de alertas, como por exemplo: pedido faturado, pedido em separação, em trânsito, tentativa de entrega…

Do outro lado, tanto os vendedores como o cliente final (seja ele pessoa física ou jurídica) poderão acompanhar o processo até o recebimento da mercadoria.

Menos reclamações

Atrasos acontecem. Você sabe disso e, provavelmente, seu cliente também sabe. O problema não são os atrasos em si, mas a falta de um aviso ou justificativa, que levam o cliente a desconfiar da sua empresa.

Por meio do rastreio de pedidos, é possível avisar o cliente imediatamente quando o prazo previsto para a entrega é alterado. Com essa medida, pode-se reduzir a ocorrência de reclamações.

No Sistema TMS Entregou, nós disponibilizamos, dentre outros recursos, o envio de mensagens por WhatsApp. Assim, o seu cliente consegue acompanhar em tempo real cada etapa desde a emissão da nota.

Mais chances de up selling e cross selling

O rastreio de pedidos também é uma forma interessante de aumentar as vendas da sua empresa, por meio de cross selling ou up selling.

Em primeiro lugar, quando um cliente observa que sua empresa oferece um rastreio eficiente, é muito provável que ele retorne ao seu e-commerce no futuro. Em segundo lugar, você pode usar o e-mail de avisos do rastreio, ou a própria página do rastreador, para promover ofertas personalizadas. Por fim, a equipe de vendas também tem esse controle e acompanhamento, o que demanda muito menos dúvidas e atividades de SAC.

Se você deseja conhecer o módulo tracking do Entregou, entre em contato conosco.

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