Ter uma cultura de dados significa estabelecer um cenário que coloca a análise de informações no centro de toda projeção e ação estratégica do negócio. Mas o que isso quer dizer? Calma, a gente explica!
Para fazer projeções de produção, lançamentos, parcerias e até dos seus investimentos, é fundamental entender de ponta a ponta o que ocorre em uma organização. Isso engloba desde o histórico de vendas ao nível de estoque, passando por diversas outras análises que sirvam como base para tomadas de decisões. Evidentemente, a adoção do uso de dados, de base histórica de vendas, pedidos, preços é uma tendência entre os mais diversos segmentos, especialmente em empresas que buscam aumentar sua competitividade e se destacar no mercado. E claro, a tecnologia é sempre um meio essencial para que a coleta, tratamento e visibilidade dessas informações seja clara e com o mínimo de manipulações e erros humanos.
Por certo, os benefícios podem ser acompanhados no dia a dia de indústrias, distribuidores e varejo. Munidos dessas informações para alinhar estratégias de geração de receita, é possível saber o que o cliente deseja, oferecer as soluções e produtos adequados e, dessa forma, alcançar os melhores resultados financeiros.
Pensando nisso, preparamos um artigo detalhado que traz alguns pontos fortes da solução de Supply Analytics 4.0 para lhe ajudar a entender como os dados podem tornar o seu 2023 ainda melhor. Confira!
Redução de custos
Uma empresa que adota a cultura de dados no seu negócio, além de poder identificar o melhor caminho a ser seguido, poderá realizar um prognóstico preciso sobre os principais desafios que pode enfrentar.
Por exemplo, uma boa análise de vendas pode apontar sazonalidades, produtos que performam melhor em determinada região e não saem tão bem em outra. Desse modo, a indústria consegue ter visibilidade desse cenário, ajustando sua produção e compra de matéria-prima. Paralelamente, os distribuidores poderão ter sugestões de pedidos mais assertivos o que evita tanto a ruptura de estoque como prejuízos com produtos “encalhados”.
Identificação de oportunidades e tendências
E se você pudesse prever o futuro? Entender como o mercado reagirá a um novo sabor de iogurte ou a uma sobremesa diferente que faz muito sucesso em outros países e sua empresa quer lançar aqui no Brasil?
Pois com a solução de Supply Analytics 4.0 isso não só é possível, como é mensurável e tem sido amplamente utilizado por grandes marcas. Com o avanço da tecnologia, contar apenas com a experiência ou com o olhar atento do gestor já não é mais o bastante para assegurar que a instituição esteja preparada para os problemas que possam surgir no mercado ao lançar novos produtos. Frente a isso, a cultura de dados pode compreender e antecipar cenários capazes de causar ameaças para o negócio, permitindo que sejam feitos testes com um determinado público e através da inteligência artificial, pode-se projetar um comportamento padrão de consumo.
Geração de valor ao produto ou serviço
Conforme mencionamos nos pontos anteriores, o fato de a análise de dados permitir um melhor entendimento sobre o perfil e as necessidades dos clientes, torna-se mais factível investir de forma correta na potencialização das suas ofertas de produtos e serviços. Pois, com esse tipo de controle é possível avaliar o comportamento de consumo. Consequentemente, pode-se entender o alcance da marca, acompanhando a margem e o markup aplicados pelos distribuidores. Com essas informações, quem utiliza o Supply Analytics 4.0 tem precificação mais inteligente e um gerenciamento de sellin e sellout muito mais eficaz.
Atuação efetiva dos profissionais
Quando os dados são integrados e compartilhados entre indústria e distribuidores, eles ganham autonomia e segurança para realizar suas atividades. A projeção de ruptura, as sugestões de pedidos e organização para o setor produtivo geram essa liberdade de atuação e de previsão de crescimento.
Com algumas informações relevantes, os gestores conseguem tomar decisões fundamentadas, além de poder utilizar o tempo gasto com coleta de informações na elaboração de medidas para a execução do seu trabalho e demais atividades necessárias para a potencialização dos resultados econômicos do negócio.
Se hoje você entende onde está e quer dar um passo à frente, para alavancar sua empresa, entre em contato conosco e solicite uma demonstração do Supply Analytics 4.0. Você irá se surpreender!
O futuro da sua empresa começa com agora, com as Soluções eSales!