Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Gestão de Vendas e VMI

      Quais as melhores ferramentas para controle de estoque? Descubra agora!

      2 anos atrás - por:

      ferramentas para controle de estoque

      Com o objetivo de que a empresa alcance melhores resultados, existe a necessidade de criar um bom planejamento estratégico, um controle orçamentário, elaborar estratégias de marketing eficazes, além de contar com soluções que otimizem a rotina e possam aprimorar os processos. Ferramentas para controle de estoque, por exemplo, contribuem efetivamente para melhorar a produtividade do setor, além agilizar as demandas logísticas.

      Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda a importância da gestão de seu estoque, além de conhecer quais ferramentas podem ser utilizadas em seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

      Entenda a importância do controle de estoque

      Inicialmente, deve-se destacar sobre a importância do controle de estoque para a sua empresa. Por meio de atividades a serem executadas no dia a dia de sua empresa, a equipe terá a oportunidade de contar com uma melhor gestão de compras e reposição de produtos, vai reduzir a incidência de perdas de materiais por aquisições inadequadas, além de otimizar o espaço físico de armazenamento, implementando uma melhoria na organização de todos os itens.

      Destaca-se, ainda, o fato de que a gestão trará a possibilidade de fazer negociações mais atrativas com fornecedores, justamente porque vai contar com um planejamento mais bem elaborado. Além disso, deve-se ressaltar:

      • o fim dos gastos desnecessários;
      • o suporte no processo de vendas;
      • o conhecimento de mercado.

      É válido ressaltar que, para atingir esses ganhos em uma gestão, é essencial o uso de ferramentas para o controle. Trata-se de sistemas e metodologias que permitem um melhor acompanhamento de todos os processos, que devem ser aplicadas sempre que o seu negócio enxergar a necessidade de um melhor acompanhamento dessa área.

      Conheça as principais ferramentas de controle de estoque

      Agora que você já sabe qual é a importância do controle de estoque e também por que utilizar ferramentas para uma melhor gestão, chegou o momento de conhecermos quais são elas. Confira!

      Curva ABC

      A Curva ABC, também conhecida como metodologia ou sistema ABC, é um tipo de ferramenta muito utilizada para o controle de estoque.

      Por meio dela, a gestão tem a possibilidade de mensurar o valor de importância de determinados itens, contribuindo para que aqueles mais importantes sempre estejam com produtos que mais ofereçam valor aos seus clientes.

      Por essa razão, deve-se distinguir os seus itens da seguinte forma:

      • categoria A — classificação de itens e produtos que são essenciais para o negócio, cuja ausência seria crítica para a imagem da empresa perante os clientes;
      • categoria B — itens classificados com importância média;
      • categoria C — itens que não tenham muita importância para o negócio.

      A partir dessa definição, é possível oferecer aos itens da categoria A mais dedicação, diminuindo a probabilidade desses itens faltarem. Entre as vantagens de adotá-la, pode-se destacar:

      • estoques coerentes com a realidade de suas vendas;
      • investimentos mais inteligentes por parte da empresa;
      • aumento na lucratividade;
      • melhorias na tomada de decisão;
      • processos de entregas mais ágeis.

      Dropshipping

      Para quem utiliza Dropshipping, as necessidades são diferentes das empresas que optam pela curva ABC.

      Nesse caso, não há um estoque. É um modelo de negócios muito utilizado por canais online, no qual o canal online é disponibilizado por uma empresa, mas não é ela quem faz a entrega e nem mesmo conta com o estoque disponível.

      Em situações como essas, o negócio vai funcionar como um intermediador de vendas. Ou seja, vai fazer todo o contato com o cliente, disponibilizar as melhores alternativas para o pagamento, mas vai precisar de recorrer a terceiros sempre que houver uma venda.

      Para quem esse tipo de controle é indicado? Especialmente para empreendedores que estão começando no mercado sem uma quantia eficaz para investir em um estoque para as vendas. Assim, à medida que a empresa for crescendo, consequentemente também haverá a possibilidade de optar por outros meios para que possa realizar as vendas.

      Ciclo PDCA

      Planejar, fazer, verificar e agir. Essa sigla, traduzida literalmente para o português, significa algumas estratégias adotadas por quem utiliza o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action).

      Trata-se de um modo de gestão no qual a equipe identifica quais são os pontos de melhorias em um processo, analisa um plano de ação para que haja os aperfeiçoamentos pretendidos, verifica os resultados obtidos e documenta todo o processo caso os objetivos tenham sido alcançados.

      Na gestão e controle de estoque, esse ciclo é aplicado justamente para encontrar soluções de problemas comuns encontrados pelos profissionais, como:

      • alto desperdício de materiais;
      • ausência de itens muito procurados pelos clientes;
      • erros no inventário de estoque;
      • atraso na entrega por parte dos fornecedores;
      • má gestão das empresas parceiras.

      Trata-se de uma das ferramentas mais indicadas para solucionar problemas, recomendada até mesmo pela ISO 9001.

      Just in Time

      A empresa que opta pela ferramenta Just In Time vai produzir os seus materiais de acordo com a demanda. Como o próprio nome traduzido em sua forma literal já diz, trata-se de um sistema que vai elaborar a quantidade no “momento certo”. Ou seja, assim que a encomenda é feita, há a movimentação das equipes para a entrega dos materiais.

      Entre as principais vantagens de utilizá-la, pode-se ressaltar a redução de custos, a produção mais precisa por parte de sua empresa, mais competitividade, além do ritmo de produção contínuo, uma vez que esse tipo de sistema vai trazer a independência dos estágios (o que também reduz os atrasos para a entrega aos clientes).

      O Just in Case é o oposto do Just in Time. Nesse caso, há a produção constante para que não falte produtos no estoque. Esse tipo é muito utilizado por empresas que não contam com um histórico sobre as suas vendas, não permitindo ter uma previsão bem elaborada sobre quais são os melhores períodos de vendas, por exemplo.

      Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas ferramentas para controle de estoque que podem ser adotadas em sua empresa, bem como a importância desse controle para o seu negócio

      É fundamental, ainda, contar com a tecnologia como aliada em todo esse processo, buscando por empresas que ofereçam soluções cujo objetivo seja oferecer eficiência a toda a cadeia de valor, o que permite resultados palpáveis, redução de ruptura e aumento da receita.

      Para conhecer algumas dessas soluções, continue no blog e entenda um pouco mais sobre o Suppy Analytics 4.0.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post