Diante de diversos problemas que podem acontecer em uma empresa, saber gerenciar cargas e fretes não só evita que equívocos aconteçam como também aumenta a produtividade e a possibilidade de ampliar o leque de fornecedores e a fidelização de clientes.
A partir do momento em que é possível analisar qual será o valor do frete, pensando no tipo de carga que estará vendendo ou comprando, você já está realizando um bom gerenciamento de cargas e fretes. E isso é algo fundamental.
Claro que não depende só disso. É essencial, ainda, definir o frete correto para cada tipo de carga. Imagine que vá entregar um sofá grande para um cliente e que esse sofá seja frágil e ocupe um espaço enorme no caminhão. Logo, o frete deve ser maior devido ao custo de ida e de volta para realizar apenas uma entrega, que ainda por cima é frágil, isto é, oferece riscos de dano ao item adquirido.
Toda essa logística precisa ser analisada a fundo para não comprometer nenhuma das partes: quem vende e quem compra.
Tipos de frete
Quando se fala em cargas e fretes, é essencial que você saiba dividir o frete em dois grupos: o inbound e o outbound.
- Inbound: diz respeito ao frete pago para você adquirir o produto;
- Outbound: refere-se ao frete pago para entregar o produto ao cliente.
Assim, você pode melhorar o gerenciamento do seu negócio pesquisando fornecedores mais próximos ou, se for essencial, manter o vínculo com um fornecedor que se localiza mais distante, fazer pedidos maiores, para compensar o deslocamento.
Enquanto isso, para gerenciar o custo do frete outbound, você precisa precificar adequadamente o produto para não perder o lucro.
Levantamento de dados
O levantamento de dados é um dos aspectos que necessita ser levado em conta logo no começo do gerenciamento de cargas e fretes porque, com tal procedimento, você define:
- Quais são as rotas de entrega mais utilizadas;
- Quais os fornecedores mais frequentes;
- Quais são os clientes mais fiéis;
- Qual é a distância média de entregas.
Com todas essas informações em mãos, é possível antever se haverá prejuízo ou lucro em cada operação.
Por exemplo: um fornecedor tem um determinado produto, que dificilmente é solicitado por algum cliente. Além disso, seu depósito se localiza em um ponto de difícil acesso. Logo: prejuízo. Com esses dados, você define melhor a sua rota e gerencia mais adequadamente os processos de entrega.
Com esse levantamento de dados, você pode inclusive exigir que haja um planejamento mais eficiente de entrega e negociar com as transportadoras e fornecedores sobre descontos ou definir contratos mais vantajosos.
Logística inteligente
As cargas e fretes são muito interdependentes e, para facilitar essa gestão, nada como utilizar uma logística inteligente por meio de softwares e programas que vão padronizar os dados e produzir relatórios constantes em relação ao custo médio de frete para uma carga específica e ver se está havendo lucro ou não.
Com a tecnologia, você acaba controlando a logística do transporte para que as entregas sejam mais eficientes em um curto espaço de tempo, além de verificar se cada transportadora está seguindo o percurso estipulado. Assim, não só o cliente fica satisfeito como também há uma redução de custos operacionais e manuais.
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