Os BIDs são fundamentais para os embarcadores fazerem boas negociações com as transportadoras. Quando o processo ocorre segundo critérios bem definidos, ambas as partes saem ganhando, contribuindo em uma relação duradoura. Vale também destacar que um bom BID ajuda o negócio a ser mais competitivo e eficiente na entrega de mercadorias aos clientes.
Ao longo deste texto, explicaremos melhor o conceito de BIDs, ressaltando os seus principais benefícios do lado do embarcador. Falaremos também sobre como o processo ocorre na prática, apresentando os critérios a serem usados. Continue a leitura até o final e fique por dentro do tema!
O que são BIDs?
O termo em inglês BID significa Bidding Process. Consiste em escolher no mercado possíveis transportadoras para uma negociação, sendo que essas devem oferecer lances, de forma parecida com um leilão. Para os embarcadores, o objetivo do procedimento é o de reduzir custos com contratação, ou ainda fazer uma atualização dos seus parceiros de transporte, caso o serviço prestado esteja aquém do esperado.
Quais os benefícios do BID?
Por meio de um sistema automatizado, é possível fazer BIDs de forma eficiente e menos suscetível a erros. Além da redução de custos que já citamos, outros benefícios importantes do procedimento incluem:
- a logística da empresa passa a ter uma maior organização, bem como a sua atuação se torna mais estratégica;
- os processos são otimizados;
- os colaboradores internos tornam-se mais produtivos e eficientes.
Como o BID ocorre na prática?
Falaremos, a seguir, sobre os quatro principais critérios a serem considerados no BID: prazo, custo, informações da transportadora e necessidades do embarcador. Acompanhe!
Prazo
Uma forma de avaliar os prazos praticados pela transportadora candidata do BID é procurar avaliações dos seus clientes. Essa informação contribuirá não só para o embarcador saber se aquela empresa tem um alto grau de satisfação, mas também o estado de conservação da frota e o tratamento aos colaboradores, por exemplo.
Custo
O custo é determinado em função de diversas variáveis. Aqui vale deixar a seguinte ressalva: é bastante recomendado que o BID seja feito com periodicidade de um ano. A razão disso é que o Bidding Process anual contribui para a prática de preços mais condizentes com o mercado, de modo a ser uma negociação benéfica a ambas as partes.
Informações da transportadora
Por definição, as empresas incluídas no BID são de qualidade e credibilidade no mercado. No entanto, é preciso que o embarcador vá além e encontre informações adicionais sobre essa transportadora. Se as receitas não estiverem satisfatórias, por exemplo, já pode ser um indício de que ela esteja passando por alguma situação adversa em seu financeiro.
Necessidades do contratante
O tipo de carga transportado é um dos fatores mais cruciais aqui. Nesse sentido, deve-se procurar saber se a empresa candidata tem experiência para lidar com essa mercadoria. Do contrário, a negociação não trará os benefícios pretendidos. A embarcadora deve conhecer todos os pormenores da sua operação, pois isso impacta diretamente a qualidade do BID.
Os BIDs contribuem para os embarcadores fazerem boas negociações com as transportadoras. Ressaltamos a importância de fazer a análise e revisão do BID regularmente, de modo que melhorias sejam propostas e implementadas entre as partes envolvidas. Nós, da eSales, podemos ajudar o seu negócio, facilitando a comunicação com transportadores, de modo a aumentar a eficiência da cadeia de valor, proporcionando segurança, rastreabilidade e garantia do recebimento e entrega de informações.
Acesse o nosso site e veja as soluções que a eSales disponibiliza e que podem impactar o seu negócio!