Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Outbound

      Frete de transportadora: como é o processo de contratação?

      1 ano atrás - por:

      frete de transportadora

      Um bom frete de transportadora é aquele que faz o produto chegar até o consumidor final, sem avarias e no tempo estipulado. Contratar esse serviço requer uma avaliação minuciosa, de modo a encontrar a empresa com o melhor custo-benefício. Dependendo das particularidades do produto que será transportado, pode ser difícil fechar uma parceria com uma transportadora que atenda a todos os requisitos da contratante.

      Pensando em ajudá-lo, preparamos este artigo em que falamos melhor sobre alguns procedimentos que devem ser feitos antes de contratar um frete de transportadora. Afinal, essa escolha vai impactar diretamente a satisfação dos clientes do negócio e a reputação da empresa no mercado. Ficou interessado no tema? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

      Pesquisa de mercado

      Conhecer o máximo de empresas e a reputação de mercado delas é o primeiro passo antes de contratar um frete de transportadora. Um ponto importante a ser considerado é se essa empresa usa a tecnologia em seus processos, em vez de atividades manuais. Em um cenário de transformação digital, isso pode fazer toda a diferença na qualidade do serviço que será prestado.

      Priorizar transportadoras que fazem rastreamento de cargas

      Quando o consumidor final sabe exatamente onde está a sua mercadoria, isso contribui para o aumento da sua satisfação. Nesse sentido, é fundamental procurar no mercado as transportadoras que fazem o rastreamento das cargas, de modo a identificar problemas que podem fazer com que a entrega sofra atrasos e, dessa forma, manter os clientes informados.

      Uso de uma plataforma para a contratação de frete

      Um sistema online permite não só cadastrar as transportadoras que já prestaram serviço a determinado embarcador como também possibilita encontrar novos parceiros. O uso de uma plataforma ajuda a agilizar os processos, tornando-os menos manuais e suscetíveis a erros. Além disso, a cotação pode ser realizada de três formas: fixa, dinâmica e livre.

      No primeiro caso, a embarcadora fixa um valor e aguarda o retorno positivo ou negativo das transportadoras. Em relação à cotação dinâmica o valor é estipulado e as empresas candidatas devem fazer uma proposta que seja inferior a essa quantia. Por fim, no formato livre não há um valor inicial, de modo que o embarcador aguarda o retorno das transportadora. A escolha da modalidade é algo que vai depender das características dos embarques que serão realizados.

      Elaboração do contrato

      O que vai determinar as características do contrato será a necessidade do embarcador em transportar sua mercadoria, sendo que o acordo entre as partes pode ser de longa ou curta duração. Um ponto fundamental a ser observado antes da elaboração do contrato é o seguro de carga, bem como o seu valor e todos os sinistros que ele faz a cobertura.

      Com quantas transportadoras é interessante trabalhar?

      Dependendo das particularidades do produto que será enviado ao consumidor final, ter contrato com mais de uma transportadora pode ser bastante interessante. No entanto, existem alguns problemas que podem surgir, relacionados, por exemplo, com integrações entre os sistemas e gerenciamento dos valores de frete. Para facilitar o entendimento, considere que o cliente realizou um pedido e pagou R$ 10,00 pelo frete. Na hora de fazer o repasse do dinheiro à transportadora, o valor subiu para R$ 30,00, sinalizando que a empresa teve prejuízo.

      Essa situação ocorre em virtude da chamada tabela de frete, que contém um índice elevado de imprecisões, o que pode forçar a empresa a colocar um valor adicional ao valor final do produto, para não perder sua margem de lucro. É por esse motivo que o uso de uma tecnologia se faz tão importante na hora de mitigar esses problemas relacionados à tabela de frete e ao gerenciamento de vários contratos com transportadoras.

      Para realizar um bom processo de contratação de transportadoras é sempre indicado fazer uma análise minuciosa de todas as opções disponíveis no mercado, de modo a encontrar o melhor custo-benefício, bem como o serviço que trará uma maior satisfação para o consumidor final.

      Gostou do artigo? Continue no blog da eSales e aproveite para conferir este conteúdo que fizemos para você sobre cotação de frete!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post