Financeiro

6 maneiras de reduzir custos na empresa

6 maneiras de reduzir custos na empresa

 

 

Seria interessante se pudéssemos elevar os preços para que as margens de lucro também pudessem ser elevadas, mas isso faria com que a empresa perdesse demanda pelo preço comparado com os concorrentes. Dessa forma, a única alternativa que resta é otimizar os processos e reduzir custos na empresa.

Continue acompanhando este post e descubra 6 maneiras de reduzir os custos dentro de uma empresa.

1. Gerencie as compras

Comprando no momento correto, você não deixará mercadorias nem matéria-prima em estoque, e isso torna possível a escolha dos melhores momentos para a aquisição de produtos, ou seja, quando a sua necessidade de recursos for considerada ótima. Assim, você poderá comprar a maior quantidade possível, permitindo uma melhor negociação com fornecedores, tanto com relação aos preços quanto aos prazos.

2. Faça a equipe se sentir parte do processo

Os funcionários são peças-chaves na redução de custos da empresa. A comunicação interna deve ser implantada ou melhorada, além de definir metas de economia possíveis para os funcionários. Utilize uma parte dessas economias identificadas para premiar aqueles que mais se destacarem.

3. Reveja alternativas de publicidade

Invista em redes sociais, promoções e concursos, por exemplo. Busque a criatividade do seu pessoal para criar peças de publicidade atraentes com investimentos mais baixos. Procure envolver mais os clientes com o seu produto principal.

4. Reduza os gastos com consumo

Água, energia elétrica e telefonia são gastos que podem ser mais facilmente gerenciáveis e reduzidos, pois, além do apelo da sustentabilidade, há ferramentas que fazem o gerenciamento mais facilitado destes consumos.

No caso da água, comece identificando qualquer vazamento e faça trocas de materiais já desgastados. Se for o caso, substitua as torneiras convencionais por aquelas com temporizadores. Tente fazer o reaproveitamento da água.

A energia elétrica também pode ser reduzida com a possibilidade de trabalho em casa para alguns funcionários. Sensores de presença garantem economia, principalmente em salas pouco usadas, como salas de reuniões e banheiros. Utilize lâmpadas de baixo consumo e aproveite ao máximo a luz natural.

Por fim, a telefonia pode ter os gastos reduzidos com sistemas que utilizam a internet para fazer ligações mais econômicas via VoIP, além de planos corporativos que oferecem condições diferenciadas. De qualquer forma, conscientize seus funcionários com palestras e folhetos informativos.

5. Procure deixar seus processos mais ágeis

Busque ferramentas gerenciais para melhorar os processos internos, como um sistema de gestão online. No entanto, avalie as reais necessidades e apenas faça o investimento em um sistema que seja do tamanho necessário e conveniente para sua empresa.

6. Tenha gestão financeira

Gastos com bancos são altos, principalmente se os gestores não souberem exatamente quanto precisam desembolsar mensalmente com taxas e outros pagamentos. A integração bancária foi desenvolvida para se adequar a todas as estruturas empresariais e a todos os bancos, pois são escaláveis e fazem com que os empresários possam manter a segurança das informações bancárias. A integração também pode contar com auditoria técnica especializada.

Reduzir custos em uma empresa não é tarefa das mais fáceis, mas é necessário fazer com que todos os funcionários entrem nessa nova política para que se obtenha sucesso. Os processos internos e os relacionamentos também devem ser todos revistos e, se for identificada a necessidade, devem ser contratados serviços externos para auxiliar nessa redução de custos. Se quiser ficar sempre informado sobre o mundo dos negócios, assine nossa newsletter e garanta informações de qualidade!