Financeiro

8 Livros para ajudar a Gestão Financeira do seu Negócio

8 livros para ajudar a gestão financeira do seu negócio

 

Uma gestão financeira adequada é algo cada vez mais vital para os pequenos negócios no Brasil. E o que seria mais eficiente para aprender sobre tal assunto do que ler obras específicas nessa área?

Se você ainda não tem esses conhecimentos, acompanhe aqui oito livros para leitura e estudo de gestão financeira e negócios.

Contabilidade e finanças para não especialistas (Hong Yon Ching, Fernando Marques e Lucilene Prado)

Como sugere o nome, esse livro trata de gestão de caixa, gestão coorporativa e capital de giro. Com uma linguagem mais simples, aborda temas financeiros de maneira leve para quem está iniciando no empreendedorismo.

O segredo de Luísa (Fernando Dolabela)

Este é um clássico para os iniciantes. Conta a história de uma empreendedora mineira, que, em sua trajetória de negócios, se fortalece perante os desafios e angústias que se tornam corriqueiros nessa nova empreitada.

De forma suave e descontraída, com o desenrolar da história, a personagem solidifica seu plano de negócios.

Pai rico, pai pobre (Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter)

Considerado por especialistas o livro mais importante da Administração e Gestão de Negócios, esse livro traz inovação para os visionários. Como o livro mostra, ser rico ou ser pobre é uma questão de escolhas, no que diz respeito à apropriada análise de riscos e oportunidades, podendo até se perpetuar por gerações.

Princípios de gestão financeira (Lawrence J. Gitman)

Uma das bases primordiais da gestão financeira tem como principal objetivo apresentar conceitos básicos para um bom planejamento financeiro. É adotado por grandes universidades para os cursos de Administração de Empresas e Economia, além de trazer cálculos e situações problema para que o leitor busque e entenda suas soluções.

Os axiomas de Zurique (Max Gunther)

Com uma linguagem mais técnica, esse livro exige um conhecimento prévio para sua utilização. A obra reúne táticas empregadas por banqueiros suíços que conseguiram alavancar os negócios e aumentar cada vez mais o dinheiro investido.

E essa situação de negócio pode ser repetida em qualquer lugar do mundo, segundo o autor. No livro, há doze axiomas principais e dezesseis secundários para avaliar investimentos, preparando o leitor para qualquer tipo de negócio: de compra e venda de imóveis a investimento na bolsa de valores.

Matemática para Empreendedores (James Teixeira)

Para seu negócio prosperar, ter conhecimento de matemática financeira é fundamental. Esse livro traz toda a problemática da Matemática e Estatística, em que situações críticas podem ser aplicadas ao cotidiano dos negócios.

Finanças e estratégias de negócios para empreendedores (Steven Rogers)

Essa obra é altamente indicada para abertura de novos negócios, principalmente por suas aplicações práticas em exemplos significativos do empreendedorismo financeiro. Apresenta os pontos principais a serem levados em consideração para o sucesso de quem está iniciando no mundo dos negócios.

Finanças corporativas — Teoria e prática (Aswath Damodaran)

O autor alia teoria e prática em cases de empresas reais, tendo o foco principal em investimentos e capitação de fundos. Um livro mais complexo, que exige bom conhecimento de matemática financeira.

As ideias que essa obra traz oferecem larga vantagem para os que se diferenciam daqueles empresários que estão preocupados somente com fluxo de caixa e capital de giro.

E aí? Gostou do post? Comente para sabermos do que você mais gostou!