Logística

Como melhorar o controle orçamentário logístico da sua empresa

-como-melhorar-o-controle-orcamentario-logistico-da-sua-empresa_esales_entregou_640x

 

O controle orçamentário logístico da sua empresa é indispensável para garantir que todos os recursos sejam alocados no local correto e que a empresa não experimente situações de gastos excessivos ou imprevistos. Assim como a logística, esse controle também precisa estar em constante melhoria para trazer resultados cada vez mais satisfatórios. Pensando nisso, veja a seguir como melhorar o controle orçamentário logístico da sua empresa!

Verifique o que foi realizado e o que foi planejado

Uma forma de melhorar o controle orçamentário é avaliar o que foi realizado em relação ao que foi planejado. Para isso, você precisará do orçamento planejado e cruzar os dados com os gastos e realizações da empresa no setor logístico.

Imagine que para um determinado período, o previsto é que até 30% do orçamento estivesse comprometido, mas o comprometimento chegou a 50%. Nesse caso, é preciso lançar um sinal de atenção, de modo a fazer uma análise mais aprofundada para entender onde aconteceu o ponto de desvio e o que precisa ser feito para retornar ao orçamento planejado.

Avalie o histórico da empresa

Outra possibilidade inclui avaliar o histórico da empresa em relação ao orçamento e fazer esse cruzamento com o que foi realizado até o momento. Além de ajudar a identificar os padrões e as tendências de gastos, é possível aproveitar soluções passadas para conseguir otimizações no presente.

Para isso, é necessário que a empresa possua um banco de dados completo e acessível, de modo que os dados possam ser coletados e cruzados mais facilmente — do contrário, o resultado pode ser justamente mais gastos para fazer esse controle.

Tenha integração com diversos setores da cadeia

A cadeia de suprimentos é uma estrutura altamente interligada, para garantir que a logística aconteça. Por isso, um orçamento logístico envolve, necessariamente, todos os esses setores, de modo a garantir a conquista dos resultados esperados, como abastecimento de estoque ou a entrega pontual.

Nesse sentido, é muito importante que você realize uma integração completa com os diversos setores da cadeia para controlar o orçamento logístico. Ao fazer análises individuais de cada orçamento, fica mais claro perceber desvios que, se acumulados em outros setores, podem levar a descontroles no orçamento geral.

Utilize plataformas para o controle orçamentário

O controle do orçamento de logística se torna mais simples quando você utiliza a tecnologia a seu favor. Nesse caso, é necessário utilizar plataformas que auxiliem a coleta e o cruzamento de dados em busca de padrões e soluções.

A plataforma do Entregou.com promove a automação dos processos de integração de dados, o que o ajudará a ter uma visão mais sistêmica e completa de todo o processo logístico e seus gastos associados. Com esse tipo de informação facilitada, a tomada de decisão também se beneficia e é possível analisar com mais assertividade se o orçamento está ou não dentro do esperado.

Para fazer o controle orçamentário logístico da sua empresa, a análise de informações é indispensável. Você poderá comparar o realizado ao planejado, avaliar o histórico da empresa e também integrar com diferentes setores. O uso da tecnologia melhora seus resultados e traz mais segurança para a análise. Escolher uma plataforma como a Entregou.com, portanto, é uma forma de garantir um orçamento que fique dentro das expectativas e da realidade da empresa.

Quais são as suas maiores dificuldades na hora de realizar e melhorar esse controle? Comente e participe!