logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

cultura Data Driven

Entenda a importância da cultura Data Driven para seu negócio

04/09/2020

Seja qual for o ramo do negócio, existe a necessidade das empresas adotarem o uso dos dados para a tomada de decisão, inclusive no setor logístico. Por meio deles, será possível integrar os setores de modo mais eficaz, além de fazer a conferência de dados com as transportadoras e melhorar a gestão de ocorrências como um todo.

É nesse sentido que entra a cultura Data Driven, cujo principal objetivo é estabelecer uma rotina no negócio que fará com que os colaboradores sejam orientados apenas sob informações precisas. Pensando nesse assunto, elaboramos este material para que você entenda o que é esse conceito, quais são os seus benefícios, além de dicas de como implementá-lo. Boa leitura!

O que é a cultura Data Driven?

Inicialmente, vamos entender o que significa de fato a cultura Data Driven. Trata-se de uma cultura que seja orientada por dados, utilizando-os como base para qualquer decisão a ser tomada dentro da organização. Levar as estratégias de seu negócio por meio da intuição pode ser um erro que prejudica bastante a empresa, justamente por não planejar as ações de acordo com a própria realidade.

Por que é cada vez mais necessário adotar por uma estratégia como essa? Em um cenário mais competitivo, nada mais prudente do que estabelecer decisões que colocarão o seu negócio à frente da concorrência, além de permitir com que a equipe entenda quais são os principais riscos de determinadas atuações.

Quais os principais benefícios da cultura Data Driven?

O primeiro deles já mencionamos: o seu negócio terá a oportunidade de guiar as equipes e as estratégias baseadas nas informações de sua própria empresa. No entanto, existem outras possibilidades observadas ao adotar essa cultura, que você verá a seguir.

Redução de custos

Conforme abordado, a cultura Data Driven permite com que os profissionais contem com uma gestão de risco mais bem elaborada. Além disso, deve ser levado em consideração o fato de que a tecnologia será uma aliada para diversos setores de seu negócio, permitindo com que os recursos sejam aproveitados ao máximo.

E é justamente isso que essa nova cultura prega, uma vez que os profissionais serão incentivados e engajados a utilizar o que o próprio negócio tem, além de trazer mais argumentações para que a gestão possa ampliar esse assunto ao restante da empresa.

Essa economia é comprovada até mesmo por estudos: a revista Harvard Business Review publicou um estudo analisando 1000 empresas da Lista da Fortune. Dessa avaliação, cerca de 48,4% das organizações afirmaram que conquistaram uma redução de custos ao implementar a cultura.

Capacidade de predição

O planejamento estratégico é uma excelente maneira para que a empresa possa definir seus principais objetivos e ganhos a longo prazo. Além disso, é possível observar que algumas situações se repetem ao longo dos exemplos, como períodos em que há pouca demanda de trabalho, períodos em que há necessidade de mais funcionários em seu quadro, entre outros pontos.

Você só poderá identificar essas questões e considerá-las no planejamento caso faça uma análise anual sobre a sua atuação no mercado. E esse tipo de avaliação só é possível por meio dos dados, uma vez que eles comportarão o histórico de seu negócio para que faça um aperfeiçoamento das estratégias caso seja necessário.

Otimização de processos

Outros processos também serão beneficiados ao implementar essa cultura. Exemplo: campanhas de marketing trarão bons resultados, desde que faça a metrificação do que vem sendo aplicado pelo seu negócio. Mais uma vez o investimento em capital valorizado pode ser identificado, justamente por apostar no que traz resultados.

Como aplicar a cultura Data Driven em sua empresa?

Agora que você já sabe o que é a por que é importante adotar a cultura Data Driven em seu negócio, chegou o momento de entendermos as melhores práticas para adotá-la na organização. Confira!

Tenha um objetivo bem definido

Seja qual for a sua estratégia, é preciso contar com um objetivo bem definido. Ao implementar a cultura de dados em seu negócio, quais são as metas a serem alcançadas? Entre elas, pode-se abordar o fato de que a sua empresa deseja crescer e se expandir e, para isso, precisa de informações a respeito de seus clientes para analisar o que contribui para a sua satisfação ou não.

A redução de custos também é um ponto que pode ser classificado como meta. Para que isso ocorra, é preciso identificar de onde vêm os principais custos e se de fato eles são necessários. Por meio desses indicadores, naturalmente chegará a resultados mais promissores.

Implemente a cultura a todos os colaboradores

Essa cultura não pode ser apenas da gestão, como também de todos os colaboradores. Seus profissionais precisam enxergar o Data Driven como algo que trará benefícios a todos da organização, justamente porque trará a oportunidade de identificar pontos de melhoria no negócio, o que permite identificar como cada funcionário poderá contribuir para que as metas do planejamento estratégico sejam alcançadas.

Para que isso aconteça, é preciso que a iniciativa seja tomada por parte da liderança. Implementar novas ideias que trazem bons retornos para o mercado, certamente deve ser uma prioridade. Justamente por isso, nada de definir ações por meio de opiniões da equipe ou de achismos.

Conte com plataformas que proporcionarão dados confiáveis

Analisar dados continuamente não significa que você analisará qualquer tipo de dado, certo? É preciso contar com uma plataforma que ofereça informações confiáveis, com dashboards intuitivos e que ofereça aos seus colaboradores todo o embasamento necessário para que o objetivo almejado seja alcançado com mais facilidade.

Hoje, existem ferramentas que permitem com que a sua empresa até mesmo possa criar relatórios personalizados, de modo que as operações do negócio sejam efetuadas a partir de pontos coletados de forma ágil e flexível, embasando seus processos de gestão.

Neste conteúdo, você pôde identificar o que é a cultura Data Driven, quais são seus benefícios, além de conferir dicas práticas de como implementá-la no negócio. Conforme abordado, o mais indicado é que as próprias lideranças identifiquem a importância de conhecer os dados de sua empresa, uma vez que essa iniciativa será disseminada para todo o restante dos profissionais.

Se ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas, é só entrar em contato com a gente e conhecer as soluções que a eSales oferece para que essa cultura seja implementada.

Relacionados

Inovação e Tecnologia

Sell-in e Sell-out: qual a relação com logística e cadeia de suprimentos?

Inovação e Tecnologia

Next Log lança pesquisa setorial sobre transportadoras brasileiras

Inovação e Tecnologia

Como funciona o Pagamento Eletrônico de Frete e quais as suas vantagens?

Inovação e Tecnologia

O que são BIDs e como podem ser usados em transportes?

Inovação e Tecnologia

Teoria das Restrições: o que é e como se relaciona com a Supply Chain?

Inovação e Tecnologia

Por que devo me preocupar com a nova política do WhatsApp

Inovação e Tecnologia

O que é crowdshipping e quais as suas vantagens mais expressivas?

Inovação e Tecnologia

Confira 5 principais tendências de Supply Chain para adotar em 2021

Inovação e Tecnologia

Implantação do sistema VMI: desafios e como realizar com sucesso

Inovação e Tecnologia

Lead Time na logística: o que saber sobre esse indicador?

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?