Financeiro

Saiba como um ERP pode ajudar a sua empresa!

ERP ajuda sua empresa

Por incrível que pareça, ainda existem dúvidas de como o ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser útil para uma empresa e, por isso, vamos ajudá-lo a descobrir como ele pode ajudar em praticamente todos os setores da sua empresa e quais os benefícios gerados por essa ferramenta poderosa. Confira!

Mantém informações seguras

Todos os setores da empresa precisam manter seus registros em dia e, de preferência, o mais detalhados possível para que, ao consultá-los, as informações sejam de ajuda ao tomar decisões. Obviamente, esse volume de informações é inviável para ser guardado em papel. Dessa forma, expomos os colaboradores a um risco em potencial: perder informações, não importa quão competentes e dedicados eles sejam.

Com o ERP, a informação do departamento, seja ele qual for, fica armazenada de forma segura, esperando para ser consultada ou mesmo atualizada. E os dados de toda a empresa estarão sempre disponíveis.

Proporciona integração

Todos os setores da empresa dependem de informações de outros departamentos e a integração proporcionada pelo ERP facilita muito a maneira de conseguir essas informações. Pense, por exemplo, que o comprador precisa abastecer o estoque, mas não sabe a quantidade que precisa ser comprada. O ERP, por meio da integração, fornece as informações necessárias sem muita burocracia.

Facilita a análise de desempenho

Ter documentos da empresa organizados em forma de gráficos, tabelas e relatórios facilita muito a análise de desempenho do seu negócio. O ERP faz esse papel de organização, entregando informações formatadas e fundamentais para um planejamento estratégico de sucesso, longe das incertezas de dados mal arquivados. Com o software, sua empresa tem um diferencial competitivo e mais chances de se destacar no mercado ao determinar uma ação de vendas, uma melhoria de processo, uma tendência de mercado ou ainda uma necessidade de aperfeiçoar o atendimento.

Reduz gastos e tempo perdido

Tarefas importantes que levariam dias se realizadas manualmente podem ter o tempo reduzido com a ajuda do ERP. Podemos usar como exemplo o caso do cálculo da folha de pagamento e de horas extras. O tempo que se perde procurando documentos ou fazendo essas tarefas de forma manual pode ser melhor utilizado em projetos que agreguem mais valor e estejam mais diretamente relacionados aos objetivos da empresa.

Para a tomada de decisão, informações precisas e confiáveis são indispensáveis. Sem elas, a chance de se tomar decisões erradas e oportunidades de negócios podem ser perdidas é muito grande. É preciso entender que o ERP não um simples banco de dados cheio de informações, mas uma ferramenta extremamente útil para transformar dados em informações úteis para o dia a dia da empresa.

Como vimos, um ERP pode ajudar a sua empresa de inúmeras formas: sua equipe tende a produzir com mais eficiência, os gastos podem ser reduzidos significativamente e seus processos são melhorados continuamente. Mas, para isso, é importante encontrar um ERP que seja adequado às suas necessidades, capaz de entregar soluções que realmente farão diferença para a evolução do seu negócio.