Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Outbound, Soluções eSales

      O que é a plataforma de Contratação de Fretes? Conheça a nova solução do portal Entregou!

      2 anos atrás - por:

      plataforma de contratação de fretes

      A plataforma de Contratação de Fretes é uma solução voltada a conectar embarcadores e transportadoras, com o objetivo de facilitar o atendimento entre demandas e ofertas existentes no mercado de transportes, de forma dinâmica, transparente e segura.

      Na prática, a solução permite que transportadoras realizem seu cadastro no portal Entregou sem custo, tornando-as visíveis e disponíveis, após breve avaliação, para o recebimento de ofertas de serviços de transportes voltados a uma ampla rede de embarcadores em todo o Brasil, de acordo com o seu perfil de carga.

      A empresa embarcadora apresenta suas cargas via plataforma aos transportadores e assim iniciam-se as negociações.

      A Contratação de Fretes da eSales permite que tanto embarcador quanto transportadora avaliem os serviços mais aderentes às suas necessidades e modelos de negócios de maneira 100% online.

      Quer entender melhor como funciona essa ferramenta, além de conhecer suas vantagens para a gestão de fretes? Então, acompanhe este artigo e veja algumas informações apresentadas por Mirane Lima, Customer Success Analyst da eSales.

      Quais são os principais desafios encontrados na gestão de fretes?

      Vários desafios podem ser encontrados durante o atendimento de demandas e ofertas de transportes. Entre os principais estão:

      • ausência de padronização nas atividades;
      • falta de indicadores de desempenho para um planejamento estratégico das operações;
      • ineficiência na comunicação com fornecedores;
      • oferta limitada de parceiros para determinadas regiões;
      • informações descentralizadas;
      • falta de Compliance.

      Diante destes obstáculos, muitas empresas e transportadoras acabam perdendo oportunidades de gerar novos negócios e de otimizar seus custos operacionais, ficando restritos a processos manuais e com pouca margem de alavancagem junto a novos parceiros de serviços. Além disso, a restrição na análise estratégica por meio de indicadores e visibilidade dos processos impede que melhorias sejam aplicadas de forma eficaz.

      A plataforma de Contratação de Fretes do portal Entregou existe com objetivo de oferecer recursos práticos para a superação destas dificuldades.

      Quais são os recursos e as funcionalidades disponíveis na plataforma Contratação de Fretes?

      Ao utilizar a plataforma, o embarcador tem disponíveis 3 modalidades de ofertas, podendo utilizar a mais adequada às suas necessidades e escolher a mais apropriada ao perfil de cada embarque. Entenda melhor cada uma delas a seguir:

      Cotação livre

      Nesta modalidade o embarcador faz a abertura da oferta sem a necessidade de informar um valor inicial estabelecido e aguarda o retorno das transportadoras com suas cotações de forma livre quanto aos valores praticados.

      Cotação dinâmica

      O embarcador abre a oferta com as características da carga a ser contratada e valor inicial preestabelecido para aquela rota para que, a partir disso, as transportadoras retornem com cotações que devem ter valores menores do que o preço inicial.

      Preço fixo

      Da mesma forma que na modalidade anterior, o embarcador abre a oferta com uma proposta de valor inicial preestabelecido porém, nesta modalidade, as transportadoras apenas aceitam ou recusam a oferta disponível.

      Além disso, a plataforma homologa se a transportadora está autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), conforme o seu registro RNTRC, a realizar o serviço de transporte.

      Outra funcionalidade é a possibilidade de o embarcador centralizar na plataforma documentos e licenças das transportadoras que sejam importantes para o seu modelo de operação, como por exemplo: Anvisa, Sassmaq, Polícia Federal, Apólice de Seguro da Carga e outros.

      O embarcador também tem o recurso de visualizar, assim como avaliar os serviços prestados pelas transportadoras.

      Como é feita a comparação entre valores de frete dentro da plataforma?

      Por meio da criação da oferta com as suas características como peso, embalagem, prazo de entrega, tipo de veículo e outras, o embarcador recebe das transportadoras dentro do prazo estipulado para o retorno, os valores correspondentes ao transporte. A partir deste momento, ele passa a visualizar numa tela de gerenciamento todos estes valores de serviços disponíveis. Assim, o próprio embarcador define quais são os critérios mais apropriados para cada embarque.

      Com base neste processo, o cálculo de saving é realizado pelo sistema e disponibilizado na plataforma por meio de Dashboards e relatórios que apoiam análises e decisões estratégicas por parte das empresas.

      De que forma a plataforma pode ajudar as empresas a reduzirem custos operacionais com transporte?

      No processo manual de cotação, o embarcador possui uma limitação em relação à quantidade de fornecedores e o tempo entre negociação e embarque, pois isso demanda diversas ligações e troca de e-mails.

      Já com a solução de Contratação de Fretes, esse processo acontece de forma ágil e 100% online, possibilitando a interação com múltiplos fornecedores num único local, de forma padronizada e com ampla visibilidade.

      O resultado disto são transações mais econômicas e de acordo com valores praticados no mercado, além, é claro, do ganho com agilidade, organização e compliance.

      Quais são as outras vantagens proporcionadas pela solução?

      Para os embarcadores, além dos benefícios já mencionados anteriormente como: processo dinâmico de cotações, base única de armazenamento de informações, centralização dos documentos e licenças num único local e controle do saving das operações, o embarcador ainda tem a possibilidade de acompanhar por meio de análises o comportamento real do mercado, seja realizando tomadas de preços ou pelo próprio histórico das suas negociações.

      Para as transportadoras, é uma oportunidade de estar em contato com diversos embarcadores em todo o país, oferecendo a visibilidade e qualidade dos seus serviços e gerando novos negócios. Além de conseguirem maior otimização de suas operações, aumentando assim a produtividade de sua frota.

      Quais são os diferenciais de mercado da plataforma de Contratação de Fretes do Entregou?

      Inúmeros são os diferenciais apresentados pela solução. Entre os principais podemos citar:

      • A conectividade existente com ferramentas voltadas para análises de negócios, possibilitando planejamento e uma gestão mais estratégica.
      • A extensa oferta de transportadoras já cadastradas, homologadas e avaliadas no portal.

      Mas o principal destaque fica por conta do compliance. A solução garante a execução das regras de negócio para ambos os participantes e a visibilidade completa dos processos. E a parceria tem início após o aceite de todos os envolvidos.

      Como funciona o processo de implementação da plataforma?

      A implementação e uso da plataforma iniciam a partir do cadastro da empresa embarcadora e de seus usuários. Posteriormente, o embarcador pode utilizar a base existente de transportadoras ou convidar os seus parceiros de transportes para o auto cadastro, de forma que estejam disponíveis para suas ofertas de cargas.

      Quais são os principais ganhos dos parceiros de transporte do portal Entregou?

      Um dos principais desafios no transporte é o aumento da produtividade dos veículos. Manter a frota rodando na maior parte do tempo e com a capacidade de carga adequada, garante uma maior lucratividade ao negócio.

      Ter a visibilidade de múltiplos embarques em regiões distintas e reunidas num único portal, permite à transportadora melhorar o seu planejamento de rotas e a capacidade de carregamento.

      Além disto, a transportadora é inserida na rede de relacionamento de diversos embarcadores, possibilitando assim novos negócios.

      Quer conhecer nossa solução na prática e esclarecer suas principais dúvidas? Então, entre em contato e solicite mais informações agora mesmo!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post