Logística

Benefícios da rastreabilidade e georreferenciamento para suas entregas

Rastreabilidade e georreferenciamento nas entregas

Com o aumento do uso das tecnologias de mapeamento e de geoprocessamento nas entregas, é possível monitorar em tempo real a determinada localização de uma residência, estabelecimento, instituição e até mesmo de alguns produtos e mercadorias em grande parte do mundo.

As informações espaciais são cada vez mais difundidas e aproximadas do cotidiano das pessoas. Para os prestadores de serviços e também para os consumidores, tais aprimoramentos trouxeram ainda mais facilidades.

No post de hoje, confira os benefícios da rastreabilidade para a suas entregas. Acompanhe!

Reconhecimento detalhado: um dos principais benefícios da rastreabilidade

Por mais que a tecnologia tenha facilitado a tarefa dos profissionais de logística, alguns sistemas e softwares não mostram as dificuldades para acessar determinada área. Por isso, planeje e aprofunde seus conhecimentos sobre as características da área de entrega, para que sua equipe não enfrente dificuldades ou seja surpreendida com algum imprevisto durante o trabalho. Verificar a numeração correta dos endereços e observar as principais rotas a serem feitas pode fazer sua empresa economizar significativamente nos custos.

Importância da tecnologia nas entregas

Os pontos de referência passaram a ter importância menor com o geoprocessamento, que contribui para uma verificação mais certeira dos melhores trajetos e também dos locais exatos das entregas. As informações geográficas, antes imprecisas, passaram a ser mais próximas do real, facilitando a tarefa dos entregadores. Considerando o tempo que se perde no trânsito, principalmente nas grandes cidades, há um grande ganho para o transportador.

Eficiência no rastreamento

O rastreamento é possível por meio do aprimoramento sofrido pelos instrumentos de localização, com envio de dados em tempo real. Saber onde a equipe de entrega está e verificar o status do trabalho de cada integrante é fundamental para não perder tempo e, consequentemente, não ter prejuízos.  Assim, é possível traçar o caminho mais eficiente e estimar o tempo de chegada considerando cada parada e ter o controle desse processo.

Precisão no deslocamento

Quem solicita uma entrega deseja sempre saber em quanto tempo a mercadoria irá chegar, o que garante um diferencial e uma assertividade do serviço. Ao monitorar o trajeto e a posição do responsável pela entrega no mapa, ou no satélite, o cliente pode ser avisado com precisão sobre imprevistos no transporte, mas também saber caso o procedimento esteja fluindo com tranquilidade.

Rastreabilidade em supply chain

Além de rastrear a entrega, os produtos também são rastreados. Todo histórico de produção de determinada mercadoria é monitorado desde o princípio, passando pela fabricação, distribuição, localização, aplicação e fim dos produtos. O objetivo desse processo é o de garantir que diversas metas de produtividade sejam cumpridas pelo fabricante, além de obter e de transmitir informações diversas sobre os produtos e materiais.

Benefícios financeiros da rastreabilidade

As informações adquiridas por meio dos aparatos tecnológicos são de extrema valia para as empresas. As transformações dadas pelo georreferenciamento, mais os benefícios da rastreabilidade, contribuem para transformar tempo em dinheiro. Reduzindo o tempo, os consumidores ficam mais satisfeitos com os trabalhos de entrega, e estes contribuem para diminuir os custos do empreendedor.

Gostou deste post? Aproveite para ficar por dentro de outras novidades no mundo da logística e assine nossa newsletter.