File Transfer

Saiba como fazer um planejamento financeiro impecável

Saiba como fazer um planejamento financeiro

 

 

Cuidar das finanças da empresa significa garantir que haja recursos não apenas para a manutenção das operações, mas também para o crescimento e desenvolvimento da atividade. Para conseguir isso, o melhor jeito é planejar como os recursos serão utilizados, antecipando necessidades e resultados. Quanto melhor for esse planejamento, melhor é a utilização dos recursos e, consequentemente, mais saudável o negócio se torna.

Para que essa seja a realidade do seu negócio, leia o post até o final e descubra como fazer um planejamento financeiro impecável!

Faça uma análise do mercado

Conhecer o mercado no qual seu negócio está inserido cria o primeiro pilar de sustentação de um bom planejamento financeiro. Essa análise exige que você leve em consideração qual é a situação atual do mercado, assim como quais são as previsões para o futuro.

Especialmente quando se trata de um mercado mais volátil ou mais sensível às variações da economia, essa análise de mercado será útil para que você entenda exatamente qual é o cenário – favorável ou não – no qual sua empresa está inserida.

Se o mercado apresenta estagnação ou recessão, ainda que apenas no nicho, vai ser preciso criar um planejamento financeiro mais robusto para enfrentar esse momento. Se, por outro lado, há mais oportunidades no mercado, é preciso se planejar de modo a ser capaz de ter o máximo de aproveitamento.

Organize projeções financeiras

Com a análise de mercado e com os resultados anteriores da empresa o próximo passo é criar projeções financeiras. Essas projeções devem estar pautadas em resultados concretos e em análises estatísticas de confiança para que reflitam resultados que se aproximem de uma possível realidade.

Embora não seja possível prever com absoluta precisão o que vai acontecer com o negócio dentro de algumas semanas ou meses, é possível, ao menos, estabelecer uma tendência para que a análise seja feita mais facilmente.

Baseando-se nessa tendência criada pelas projeções financeiras, a gestão vai poder identificar se um resultado está muito acima ou muito abaixo do que era esperado para o período e, com isso, tomar decisões mais informadas.

Analise os melhores investimentos

Um planejamento financeiro impecável também contém uma boa análise de investimentos. Não havendo recursos para fazer todas as coisas ao mesmo tempo, a empresa precisa priorizar locais para alocar recursos, que são considerados os melhores investimentos.

No geral, é preciso fazer análises como de retorno sobre investimento (ROI) e impacto que o investimento causará na empresa. Com esse tipo de abordagem, é menos provável que um investimento seja feito de maneira impulsiva e potencialmente improdutiva, o que evita complicações financeiras.

Assegure o controle financeiro contínuo

Não é possível estabelecer um planejamento financeiro se os resultados das finanças da empresa estiverem fora de controle. Isso significa dizer que você não conseguirá estabelecer como deve gastar seus recursos se sequer souber de quanto dispõe, por exemplo.

Por isso, em todos os meses do ano é preciso assegurar um controle financeiro contínuo como com o uso de ferramentas como fluxo de caixa, relatórios gerenciais, demonstrativos e comparativos. Um software de gestão, inclusive, pode ajudar a garantir que essa atuação seja feita de maneira mais efetiva.

Para fazer um planejamento financeiro impecável sua empresa precisa conhecer o ambiente no qual está inserida para só então pensar no que pode acontecer no futuro. Planejamento sem controle, entretanto, não é possível e por isso é necessário que as finanças do negócio estejam sempre sob controle.

Melhore os resultados do seu negócio ao assinar nossa newsletter, e receba diretamente mais conteúdos como esse.