Financeiro

Sistema de Gestão de Custos: entenda a importância de implantá-lo na sua empresa!

Sistema de gestão de custos entenda a importância de implanta-lo na sua empresa

 

 

A correta gestão de custos de uma empresa é um dos diferenciais competitivos que ela pode utilizar em um mercado cada vez mais acirrado. Mas será que você sabe o que deverá fazer na sua empresa para reduzir os seus custos?

Neste post, você vai entender o que é um sistema de gestão de custos e a importância de implantá-lo em sua empresa.

Permite um “raio-x” da situação da empresa

A gestão de custos deve ser implementada na empresa com a utilização de planilhas ou, preferencialmente, com o uso de softwares de gestão, que integram diferentes áreas e permitem a elaboração de diferentes relatórios, que mostrarão a situação do negócio.

Com a utilização de um bom sistema integrado, ao recepcionar a matéria-prima no almoxarifado, já podem ser alimentadas outras áreas, o que, além de tudo, torna a realização das tarefas empresariais muito mais rápida e econômica.

Esse acompanhamento e controle são necessários para que se conheçam de forma detalhada todos os custos da empresa, o que é essencial para o processo de tomada de decisões, já que este conhecimento impacta em diferentes pontos da empresa.

Ajuda na definição de reduzir ou cortar custos

Somente após mapear e conhecer toda a estrutura de custos, é possível traçar tendências e conhecer melhor como estão os gastos da empresa. Após este mapeamento, podem ser cortados alguns gastos ou substituídos por outros, como, por exemplo, a matéria-prima, visando diminuir o custo e manter a qualidade dos produtos e serviços comercializados.

Com o conhecimento dos custos da empresa, também é possível pensar em algumas alternativas, como a procura de um melhor plano de telefonia ou a terceirização de alguns serviços, como a limpeza e a entrega de produtos, bem como alternativas para melhorar os resultados da organização.

Contribui para a correta definição do preço de venda

A correta definição do preço de venda, que impacta não só nos produtos e serviços comercializados, mas no lucro e na própria continuidade da empresa, é uma atividade que só pode ser feita com um bom sistema de gestão de custos.

Detalhes importantes, como os custos de matéria-prima, mão de obra e outros envolvidos, poderão ser detalhados e, dessa forma, o preço final do que está sendo vendido será definido com maior precisão, o que terá impacto significativo nos resultados do negócio.

Facilita o lançamento de promoções e preços diferenciados

O controle dos custos e a correta precificação também permitem que a empresa realize promoções, o que ajuda a desafogar o estoque, não permitindo que as mercadorias fiquem paradas por muito tempo. Isso pode, entre outros problemas, comprometer, até mesmo, a boa gestão do capital de giro da empresa, já que estoque parado é prejuízo na certa.

Viu como é importante ter um sistema de gestão de custos na sua empresa? Como você pode ver, a principal vantagem é ter acesso a informações valiosas que permitirão tomar as decisões certas nos momentos certos.

Você ainda tem dúvidas? Quais outros problemas você precisa resolver com relação aos custos da sua empresa? Deixe seu comentário!