Sem dúvida, o Dia do Consumidor já virou data carimbada no calendário de todos os comércios, especialmente no eCommerce. E uma estratégia que já faz parte dessa comemoração, é a adoção da prática de Frete Grátis. Que os clientes amam, a gente já sabe!
Mas em contrapartida, as empresas precisam ter em mente e na ponta do lápis os custos envolvidos nesse tipo de ação. É claro que o objetivo central do frete grátis é utilizá-lo como uma estratégia para impulsionar vendas. No entanto, nesse cálculo de lucratividade, é necessário considerar os contratos entre comércio e transportadoras ou entre indústria e parceiros transportadores. Isso porque fatores como custos e prazo de entregas devem ser atrativos, tanto para a empresa que arcará com os valores, como para o cliente, que independente de qualquer coisa, quer receber o seu produto o quanto antes!
Por isso, neste artigo vamos discutir alguns pontos relacionados às estratégias de frete nesta semana que é marcada pelo dia do Consumidor. Confira!
Já tá chegando?
Quem compra quer receber e, via de regra, quer receber para ontem. Aqui na eSales a gente brinca que quem faz o pedido, clica em Enter e já fica na janela esperando o entrega chegar. Evidentemente, esse não é um comportamento raro. Há diversos estudos, inclusive desenvolvidos pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que destacam o investimento em frete como um dos principais elementos que impactam no abandono de carrinho.
Outro fator decisivo para que o cliente finalize (ou não) a compra é o prazo de entrega. Muitas vezes, quando o comércio ou indústria fecham uma parceria com determinada transportadora, especialmente nos períodos sazonais, o preço cai, mas a qualidade e o respeito aos lead times acabam não sendo prioridade.
Por isso, fique de olho nos acordos firmados. Principalmente, nesse combo que dará o tom de sucesso ou de encrenca na sua estratégia de alavancagem de vendas: Frete Grátis + Prazo.
4 momentos para oferecer frete grátis
Conforme as festividades passam, é bem normal que as vendas comecem a ter um ritmo mais lento. Nessa lógica, uma das estratégias para movimentar os negócios, renovar os estoques ou acabar com algum produto que está “encalhado” é aplicar o marketing de frete grátis.
Essa dinâmica é simples e pode ser aplicada diluindo o custo do frete no valor do produto ou elevando o ticket médio. Por exemplo, em compras acima de um determinado valor o frete é isento.
Mas atenção! Se você optar por diluir o frete no preço do produto, não esqueça de verificar se o preço praticado está compatível com a precificação aplicada pelos concorrentes.
Outra possibilidade é oferecer o frete grátis quando são efetuadas compras acima de um determinado valor. Conforme a sua margem de lucro, faça um estudo de qual valor de ticket médio seria mais interessante para que você não corra o risco de ter prejuízos.
Notifique o cliente sobre o andamento do pedido!
Além de tudo o que mencionamos, outro fator que deixa os corações dos clientes quentinhos é a receber notificações sobre o andamento do pedido. É bom ter o controle de que o pagamento foi processado, que a mercadoria foi separada e já está com a transportadora ou que o seu pedido saiu para a entrega!
Aqui na eSales, temos um módulo específico no Sistema TMS Entregou que permite à indústria ou varejo criar fluxos e etapas para envios de alertas a seus clientes. E sabe o melhor deste módulo de Tracking? Esse processo é bastante customizável, você pode enviar alertas por e-mail, pode disponibilizar um link de consulta pública para que o cliente insira seus dados e veja o status do pedido. Ou ainda, pode configurar o envio de mensagens por WhatsApp, com emoji, com informações importantes e com a segurança de estar realmente perto de cada cliente!
Então, gostou das dicas? Tem interesse em conhecer mais sobre ferramentas de Gestão Logística? Entre em contato conosco e agende uma demonstração do Sistema TMS Entregou.