Institucional

Integração bancária: saiba o que é e qual sua importância

01/02/2017

O nome integração bancária é largamente usado em diversos contextos. Geralmente, essa expressão se refere à capacidade de um sistema ter diferentes produtos de software de negócio comunicando entre si pela troca de dados.

No passado, a informação permanecia isolada em silos de dados, não promovendo a inteligência de negócios. Mais recentemente foram concebidos sistemas com maior eficiência, embora, ainda assim, requeressem extensa manutenção das interfaces entre aplicações de modo a assegurar a partilha de dados. Atualmente, frente às enormes demandas do mercado, foi fundamental o desenvolvimento de sistemas de integração bancária mais fortes e que vão além da simples comunicação com troca de dados.

As soluções de integração bancária atuais envolvem um design modular, especificamente projetado para permitir troca de dados transparente entre todas as áreas de negócio. Esses sistemas mais avançados podem conter centenas de módulos, de modo a cobrir todos os aspectos do negócio bancário. O que se verifica é que, na prática, a troca de dados ocorre facilmente, não só entre módulos, mas também entre unidades de negócio. Você, como profissional, pergunta: quais são as reais vantagens dos novos sistemas para o desenvolvimento do meu trabalho?

Sistemas de integração bancária modernos: visão global e individualizada de cada cliente ou área de trabalho

Desse modo, é possível criar a oportunidade de desenvolver uma relação única e personalizada, em um regime de gestão de risco muito mais rigoroso. Profissionais que trabalham com planejamento e coordenação de equipes e operacionalização de sua área de cadeia de suprimentos procuram soluções tecnológicas que facilitem a tarefa.

A comunicação e os resultados obtidos com essa esfera da empresa devem e podem ser otimizados fazendo uso de sistemas de integração bancária. As plataformas existentes no mercado podem cobrir todas as cadeias de suprimentos, atendendo às necessidades de fornecedores de matéria-prima, indústrias, distribuidores, transportadoras e varejos. Os clientes podem, inclusive, escolher os módulos que  se adaptam melhor à sua realidade, personalizando a solução adquirida e maximizando o valor agregado por ela.

Que tipo e quantidade de transações podem ser integrados com as novas plataformas?

Todos os que o cliente desejar: pagamentos, cobranças, extratos. Existe, ainda, total escalabilidade do volume de transações consoante o porte da empresa.

Qual é o real benefício da integração das transações financeiras na minha área de atuação?

Os benefícios são vários, mas sem dúvida que a chave de todas as vantagens é a visão global fornecida pela integração. Dessa forma, a gestão de processos de negócios financeiros é simplificada, melhorando a relação com bancos e facilitando os procedimentos de pagamento e cobrança.

Possuir um sistema de integração bancária é seguro para a minha empresa?

É, com certeza, seguro. A camada de criptografia e conexão deverá sempre estar fechada até as plataformas bancárias. Existe um processo completo de homologação pelos bancos e auditoria por consultoras internacionais que atesta a gestão efetiva e a segurança da informação.

E você, gostaria de conhecer mais a fundo os benefícios que uma plataforma de integração bancária pode trazer para a sua empresa? Deixe o seu comentário.

Relacionados

Financeiro

Canhoto de nota fiscal: quais as vantagens da gestão digital?

Financeiro

Conheça as 10 maneiras de reduzir os custos operacionais da sua empresa!

Financeiro

Gestão de custos para o embarcador: entenda como deve ser feita

Financeiro

Auditoria financeira: entenda o que é e sua importância

Financeiro

Entenda como calcular juros e multas ao cobrar por meio de boletos

Financeiro

Veja como lidar com a inadimplência das empresas

Financeiro

Quais os benefícios de adotar a gestão financeira na nuvem?

Financeiro

Quais são os principais meios de pagamento para o meu negócio?

Financeiro

Saiba o que é a FEBRABAN e a importância de seguir suas diretrizes

Financeiro

Por que utilizar um sistema ERP para operações financeiras?

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?