Mundialmente, o segmento de logística movimenta um valor de cerca de U$ 4,3 trilhões por ano. No Brasil estes gastos com a cadeia de suprimentos chegam a representar 12% do nosso PIB, mas apesar dessa alta relevância, segundo o Banco Mundial, ocupamos apenas o 61º lugar em desempenho nesse mercado tão relevante para a economia. Para entender como a colaboração e a integração podem melhorar esse lugar no ranking, é necessário compreender também o cenário atual do setor de transporte.
Em um país de proporção continental e cerca de 14 mil quilômetros de sistemas rodoviários formados por autoestradas, uma frota com mais de 3 milhões de caminhões transporta por um modal rodoviário repleto de carências em infraestrutura, o que eleva os custos logísticos do país, diminuindo consideravelmente a competitividade do Brasil no mundo globalizado.
Mais oportunidades para o setor logístico
Diante desse cenário e do ponto de vista da economia colaborativa, de que forma poderemos gerar mais oportunidades para o setor logístico? Acreditamos que somente juntos conseguiremos não só isso, mas também oportunizar mais riqueza para a transformação da nossa economia e sociedade.
O Next Log nasceu com esse propósito – reunir empresas interessadas em potencializar o segmento de transportes no Brasil, promovendo desenvolvimento e eficiência para o setor. O projeto visa também construir uma base de união, utilizando a colaboração e a transformação digital como catalisadores da evolução para o próximo nível das empresas de transporte.
Porém, isso só faz sentido quando as pessoas entendem que há um processo de evolução para ser vivido de forma colaborativa, natural e, claro, usando a tecnologia como fio condutor para isso. A ideia é buscar soluções eficazes para fomentar crescimento e oportunidades às empresas do segmento, aproveitando suas potencialidades por meio da colaboração abrangente em torno de conteúdo, serviços e construção de comunidade.
Se você deseja entrar nesse movimento colaborativo, proporcionando conhecimento e compartilhamento para o setor logístico, dê o primeiro passo clicando aqui.