Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      Redução de custos logísticos: 5 boas práticas para adotar na empresa

      1 ano atrás - por:

      redução de custos logísticos

      Apostar na redução de custos logísticos é uma estratégia eficiente para manter a saúde financeira da empresa em dia. No entanto, é importante ter em mente que a logística está ligada de forma direta à qualidade dos serviços desenvolvidos pela organização, à experiência e a satisfação dos clientes e, também, à competitividade do negócio, fazendo com que essa prática de minimização de custos que envolvem o setor seja uma tarefa complexa para muitos gestores.

      Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas que podem auxiliar bastante nesse processo.

      Confira!

      1. Entenda os custos logísticos da empresa

      A primeira prática a ser implementada é mensurar os custos logísticos. Isso porque o setor envolve várias atividades, como estoque e armazenagem, movimentação de produtos e transporte. Então, é fundamental entender quais são esses gastos, já que influenciam diretamente nas decisões.

      Com essa medida, é possível fazer um comparativo entre os custos e o orçamento disponível. O que vai auxiliar na identificação de quais atividades exigem um investimento maior e, assim, buscar a aplicação de ações com foco na redução.

      2. Mapeie os processos operacionais

      É importante mapear todos os processos que abrangem o setor logístico. Afinal, é necessário estar ciente que erros e inconsistências podem ocorrer a qualquer momento. Então, avaliar essa fase vai proporcionar uma visão ampla da situação atual da área. Assim, será possível detectar falhas que, quando resolvidas, vão gerar a diminuição dos custos logísticos sem precisar fazer cortes.

      3. Use um sistema de gestão eficiente

      Com o avanço da tecnologia, várias ferramentas podem ser encontradas no mercado para simplificar a rotina logística e obter algumas vantagens competitivas. Por exemplo, eliminação de desperdícios, agilidade nas entregas, otimização dos processos, melhoria dos produtos e serviços e, também, redução dos custos logísticos.

      Além disso, várias tarefas burocráticas e repetitivas, que tomam muito tempo dos colaboradores, podem ser excluídas por meio da automatização, evitando falhas humanas que poderiam ocasionar mais custos.

      4. Capacite a equipe

      Quanto mais capacitado o time for, mas eficiente será a execução das atividades. Isso ocorre pelo fato de que, quando os colaboradores entendem exatamente o que, quando e como fazer, a qualidade do trabalho eleva, diminuindo os riscos de erros que geram custos e prejuízos para o negócio.

      Sendo assim, apostar em treinamento e qualificação dos funcionários é uma boa medida de minimizar custos logísticos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.

      5. Acompanhe os indicadores de desempenho

      Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que colaboram para o entendimento dos resultados alcançados nos processos. Além disso, ajudam da redução de custos logísticos por intermédio da detecção de erros e de oportunidades de aperfeiçoamento. Entre os números que devem ser monitorados estão: custo com estoque, custo com fretes, volume de reentregas, taxas de extravios e avarias e demais.

      Como você pôde perceber, existem várias estratégias que podem ser aplicadas quando se busca a redução de custos logísticos. Ao seguir essas dicas, você dará os primeiros passos para manter processos mais bem definidos no setor de logística, minimizar os aspectos que podem influenciar a lucratividade e a rentabilidade da empresa e, assim, alcançar melhores resultados e finanças mais saudáveis.

      Quer saber como podemos ajudar você a reduzir os custos na logística da sua empresa? Então, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post