Esse texto tem o objetivo de instruir o leitor sobre os benefícios que as tecnologias trazem para as empresas que buscam mais competitividade, com segurança nos processos e mantendo a qualidade da entrega do produto ao cliente final.
Falaremos sobre um sistema de gestão chamado Lean Manufacturing, que traz eficiência e produtividade na linha de produção das empresas e ainda, reduz redundâncias, evitando erros e falhas.
Gostou do que contamos até agora? Continua a leitura do texto e se surpreenda!
O que é Lean Manufacturing?
Também conhecido como produção enxuta, essa metodologia foi desenvolvida na Toyota, com o principal objetivo de aumentar a qualidade e a eficiência nos processos das empresas, pela redução ou pela eliminação dos erros e dos desperdícios.
Ou seja, aperfeiçoando a manufatura, leva-se à melhoria constante dos processos produtivos, reduzindo desperdícios que não tenham valor agregado ao cliente ou que cause prejuízos para as empresas.
Sendo assim, o Lean Manufacturing é aplicado para eliminar oito tipos de desperdícios:
- estoque;
- super produção;
- tempo de espera;
- transporte e logística;
- excesso de processos;
- habilidades subutilizadas;
- movimentação de pessoal;
- defeitos e não conformidade.
Quais são os princípios do Lean Manufacturing?
Baseia-se em torno de cinco princípios do Lean Manufacturing, os quais são aplicados, simultaneamente, nos processos e são:
- valor;
- fluxo de valor;
- fluxo contínuo;
- produção puxada;
- perfeição.
Valor
É tudo o que o cliente considera importante em um produto, agregando valor e pelo que esteja disposto a pagar. Com o objetivo de eliminar processos e materiais que não geram valor ao produto final, entregando o que realmente o mercado consumidor demanda e sem desperdícios.
Fluxo de valor
São todas as etapas do produto, desde a sua criação até a entrega no cliente final, onde todas as fases da cadeia produtiva são analisadas, eliminando atividades que não agregam valor e que fortalecem o que forma o produto mais valioso para o cliente.
Fluxo contínuo
Seu princípio determina que não haja tempo de espera entre as etapas de produção do produto. Assim, o processo torna-se mais eficiente, entregando o produto ideal no menor intervalo de tempo possível.
Produção puxada
Esse princípio afirma que as demandas do cliente definirão o volume a ser produzido, pois são as necessidades do cliente que puxarão as demandas da produção a ser definida.
Perfeição
Nesse princípio busca-se sempre o melhor nos processos, por meio da melhor previsão da demanda, que melhora a qualidade e aumenta a velocidade da linha de produção.
Quais são as vantagens de aplicar o Lean Manufacturing?
O investimento de ferramentas que gerenciam e aperfeiçoam os processos internos, proporciona vantagens importantes para as empresas de todos os segmentos.
Os benefícios de implementar o Lean Manufacturing são:
- foco em qualidade;
- organização dos recursos;
- produtividade e eficiência;
- aumento nos lucros;
- redução dos desperdícios;
- otimização do tempo.
Qual é o papel da tecnologia na aplicação do Lean Manufacturing?
Os objetivos básicos da aplicação da tecnologia da ferramenta trazem por meio de seus conceitos a filosofia da gestão enxuta, na incorporação da manufatura como uma alternativa para a recuperação e o fortalecimento da indústria brasileira.
O Lean Manufacturing melhora a organização e aumenta o ordenamento para as operações na linha de produção, de forma que os desperdícios não ocorram e a produção seja demandada conforme as necessidades dos clientes.
Fez sentido para você esse texto? Compartilha nas suas redes sociais e ajude mais alguém que precise conhecer sobre a ferramenta.