Problemas com a gestão do processo de armazenagem resultam na perda de estoque e, nos casos mais graves, na redução da lucratividade. Esse é um obstáculo presente em diversos setores, desde o agronegócio até a fabricação de equipamentos eletrônicos.
Geralmente, essa situação pode ser resolvida por meio da reformulação de processos e da adoção de novas tecnologias para a gestão do estoque. Por isso, listamos as iniciativas que podem ser implementadas para alterar esse panorama rapidamente.
Continue com a leitura deste artigo para saber mais. Aproveite!
Como a perda de mercadorias afetas as empresas?
O conceito de perda com relação à estocagem de materiais e produtos assume sentido mais amplo quando pensamos nas diversas etapas que compõem a cadeia de suprimentos.
No cotidiano de um supermercado, por exemplo, a maior adversidade é a expiração dos produtos que não podem ser comercializados ou consumidos após a data de validade. Por outro lado, para os fabricantes de bens, como smartphones, o maior desafio é lidar com a obsolescência e a demanda do mercado por novidades.
Por isso, para saber como a sua empresa é particularmente afetada, é fundamental analisar tanto processos internos como o relacionamento com clientes para identificar as causas de prejuízos.
Como solucionar a perda de estoque no armazém?
Esse é um desafio presente tanto nos grandes como em pequenos empreendimentos, portanto o foco deve ser a busca por melhorias no funcionamento de armazéns e depósitos.
Organize a gestão de armazenagem
O primeiro passo para reverter esse cenário é começar com a avaliação dos processos de armazenagem. Existem formas de aprimorar o fluxo de entrada e saída de produtos, que atuam para prevenir maiores perdas.
Um bom exemplo é o método Primeiro que Vence, Primeiro que Sai (PVPS) que é frequentemente utilizado para controlar produtos perecíveis. A sua execução é diferenciada, pois utiliza a data de validade como parâmetro.
Assim, as mercadorias com menor vida útil são destinadas aos pontos de venda ou expostas nas prateleiras antes das demais.
Invista no treinamento da equipe
A atuação dos operadores também pode ser um fator que aumenta as chances de ocorrerem acidentes. Se as regras de alocação e empilhamento não são seguidas com rigor, as embalagens podem sofrer danos que impossibilitam a sua venda.
Por esse motivo, é recomendado implementar treinamentos periódicos para disseminar as melhores práticas entre os colaboradores. Além de aumentar a segurança no ambiente de trabalho, essa é uma forma de valorizar a equipe.
Adote sistemas de gestão
Não é novidade que a tecnologia é responsável pela otimização de diversos processos e melhorias nos resultados das empresas que realizam esse investimento. Com a gestão de estoques, é perceptível como a utilização de ferramentas integradas pode:
- aumentar a precisão do inventário;
- indicar as áreas que representam gargalos;
- ajudar na medição do indicador de perdas;
- promover a inovação nos processos de trabalho.
Por esse motivo, o acompanhamento de estoque de ser desenvolvido a partir de uma perspectiva moderna que preza pela eficiência e produtividade. Afinal, combater a perda de estoque é um processo constante que requer a cooperação de todos os profissionais envolvidos.
Se você quer ajudar esse post a atrair mais leitores, que tal fazer o seu compartilhamento nas redes sociais? Assim, você garante que mais pessoas conheçam mais sobre esse processo!