logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

planejamento de vendas

Como o S&OP impacta diretamente o planejamento de vendas da sua empresa?

11/06/2020

Como forma de aprimorar os processos executados dentro de uma empresa, diversas ferramentas foram disponibilizadas por meio da inovação tecnológica. Elas proporcionaram uma gestão muito mais eficiente, capaz de gerar os melhores resultados possíveis, um bom planejamento de vendas e o aumento da competitividade. Entre elas está o S&OP (sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações).

Trata-se de um processo integrado e moderno do gerenciamento logístico e empresarial, no qual os departamentos estratégicos da organização passam a atuar em conjunto, viabilizando operações mais enxutas e menos custosas. Tendo em vista a sua capacidade de prever cenários de forma precisa, permite que a organização elabore resoluções de problemas previamente, trazendo uma série de benefícios.

Quer entender melhor sobre a importância dessa ferramenta, finalidades e suas vantagens? Então, continue a leitura!

Qual é a importância de um bom planejamento de vendas e operações?

O S&OP é um mecanismo fundamental para o bom desenvolvimento da empresa, considerando que, por meio dele, é possível ter uma visão ampla da situação real do negócio a longo prazo. Isso permite a elaboração de um plano conciso e que abranja todos os setores envolvidos, permitindo uma atuação preditiva, capaz de antecipar os problemas e propor as melhores práticas de solução.

Isso vai permitir que a companhia identifique os impactos financeiros e operacionais de cada período, além da necessidade de recursos extras. Por exemplo, matéria-prima e contratação de profissionais capacitados, como forma de elevar os lucros da companhia.

Quais são os principais objetivos desse processo?

O S&OP é implementado nas empresas com diversas finalidades, entre as principais estão:

  • elaboração de planos e estratégias consistentes;
  • adaptação às demandas e capacidades de entrega;
  • atendimento aos prazos definidos;
  • identificação dos gargalos no planejamento de vendas;
  • produção e preparo da equipe para alterações no mercado.

Também, contribui para a otimização do trabalho em equipe, com definição de diretrizes específicas para cada área, gerando um alinhamento necessário para o alcance dos objetivos e metas definidos.

Quais são os impactos do planejamento de vendas e operações na empresa?

A ferramenta S&OP pode influenciar diretamente nas operações da companhia de diversas formas. Veja a seguir as principais!

Melhora do atendimento ao cliente

A visão estratégia propiciada por esse tipo de recurso leva à minimização da falta de produtos para distribuição. Ainda, viabiliza a elaboração de planos de substituição de itens indisponíveis nos depósitos e estoques do negócio. Tudo isso evita problemas com o cliente por impossibilidade de atendimento do pedido.

Ajuda na integração de diversas áreas internas

Pelo fato de os departamentos estarem alinhados ao mesmo objetivo, fica mais fácil cumprir todas as propostas implementadas para a adequação dos assuntos relacionados às vendas.

Proporciona maior retorno financeiro

O planejamento de vendas leva a um correto dimensionamento do estoque e, consequentemente, do planejamento e produção. O que vai proporcionar a mitigação da perda de vendas, além do aumento da margem de lucro e a redução dos custos, gerando um orçamento mais saudável.

Colabora na previsão de vendas

A visão abrangente, concedida pelo S&OP, permite que os gestores entendam quais são produtos que devem ser vendidos, para qual perfil de clientes e em quais localidades. Com base nesse estudo, todas essas questões podem ser aprimoradas e decididas com precisão com o auxílio da ferramenta.

Minimiza os erros nas projeções

Essa é uma vantagem muito interessante do recurso, afinal, uma simples falha de simulação pode afetar negativamente todo o planejamento do período. Além de causar prejuízos financeiros e na reputação do negócio no mercado, considerando que seus maiores impactos estão direcionados na ponta, que é o cliente final.

Melhora o relacionamento com os fornecedores

O S&OP gera rapidez e otimização na aquisição de matérias-primas para a produção dos itens, o que simplifica a atividade e eleva a satisfação, confiança e fidelização dos fornecedores com a empresa.

Gera um entendimento sobre a produção

O planejamento de vendas e operações também atinge os processos de produção. Entre sua maior colaboração está a de oferecer estabilidade nos processos e o aumento da produtividade.

Reduz os estoques

Quando a quantidade a ser vendida pode ser bem visualizada, a produção é melhor desenvolvida, considerando o total de matéria-prima a ser comprada e quanto é necessário produzir. Assim, toda a cadeia produtiva ganha, já que problemas com falta ou excesso de itens são eliminados.

Melhora a tomada de decisão

Um planejamento efetivo permite a criação de contextos relacionados às decisões tomadas. Dessa forma, é possível que os resultados sejam melhor avaliados e um novo plano possa ser criado e utilizado rapidamente, caso seja preciso.

Como a solução Supply Analytics 4.0 da eSales pode ser essencial nesse processo

A solução Supply Analytics 4.0 se trata de uma ferramenta que disponibiliza informações precisas, tais como o estoque correto dos distribuidores, vendas e demandas para planejamento de produção de forma automatizada, sem erros cometidos por trabalhos manuais, além de integrar toda a cadeia de vendas.

Além disso, o recurso desenvolve a função de cumpre o papel de VMI (Inventário Gerido pelo Fornecedor), usando o deep learning com a finalidade de colaborar com inteligência preditiva, reduzir os custos e aumentar a receita. São diversos os benefícios proporcionados pelo Supply Analytics 4.0 às empresas, como:

  • otimização do fluxo de captura de dados e informações;
  • extinção da troca de dados manual. Isso significa que o sistema não depende do distribuidor e do varejista para anotar a quantidade de itens vendidos;
  • auditoria sobre o processo de vendas por meio da conferência das notas fiscais eletrônicas emitidas;
  • previsão de demanda a fornecedores;
  • análise de dados ágil e customizada com relatórios e dashboards.

A ferramenta também captura todos os dados de acordo com a necessidade do negócio, se conectando de forma direta ao VMI, além de apresentar um formato de assimilação com a cadeia de suprimentos padrão, além da integração direta com as Secretarias da Fazenda.

Como você pôde perceber, diversas são as vantagens proporcionadas por um bom planejamento de vendas e operações. Por isso, o ideal é contar com esse tipo de ferramenta para aperfeiçoar os setores mais estratégicos da empresa. Assim, será possível conseguir resultados mais relevantes para o seu desenvolvimento e ocupar um lugar de destaque no mercado.

Quer conhecer melhor a solução oferecida pela eSales? Então, entre em contato com a gente e esclareça suas principais dúvidas!

Relacionados

Gestão de Vendas e VMI

Vale-pedágio obrigatório: tire suas dúvidas sobre o assunto

Gestão de Vendas e VMI

Giro de mercadoria: como resolver definitivamente esse problema?

Gestão de Vendas e VMI

Conheça o VMI e suas vantagens para as áreas de Logística e Supply Chain

Gestão de Vendas e VMI

Como o S&OP impacta diretamente o planejamento de vendas da sua empresa?

Gestão de Vendas e VMI

O que é Sell Through e qual a sua importância nos KPIs logísticos?

Gestão de Vendas e VMI

Sugestão de pedidos para fornecedores: como esse processo pode contribuir para manter o ritmo das vendas?

Gestão de Vendas e VMI

Gestão logística e trade marketing: entenda a relação

Gestão de Vendas e VMI

Conheça 4 ações de sell out que podem ser usadas em seu negócio

Gestão de Vendas e VMI

Qual é a importância de acompanhar o phase-in e o phase-out? Entenda!

Gestão de Vendas e VMI

Quais são os impactos e o que sua empresa deve fazer para evitar a ruptura de estoque?

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?