logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

vmi

Conheça o VMI e suas vantagens para as áreas de Logística e Supply Chain

03/23/2021

gestão de estoque em um negócio deve estar entre as prioridades de qualquer empresa. Por meio dela, você tem a oportunidade de otimizar os processos de compras, de prevenir prejuízos e de integrar os setores, além de fornecer relatórios que contribuirão para uma tomada de decisão mais efetiva. Assim, para evitar rupturas, prevenir excessos e diminuir as chances de gerar insatisfação nos clientes, o VMI é uma importante ferramenta para o negócio.

Com o VMI (sigla para Vendor Managed Inventory, que significa Estoque Gerido pelo Fornecedor), a equipe tem a possibilidade de prever demandas, fugir dos achismos e garantir ganhos para a empresa. Naturalmente, os custos serão reduzidos, além de diminuírem as chances de desperdício de produtos.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você saiba o que é o VMI, quais são as suas vantagens para as áreas de Logística e Supply Chain, além de entender mais precisamente sobre o seu funcionamento.

Boa leitura!

Entenda a necessidade do VMI

Ainda é muito comum que distribuidores conheçam a demanda do seu negócio e façam a previsão de vendas por meio de seu feeling. Então, imagine só a seguinte situação: uma empresa, independentemente de seu segmento, compra mensalmente uma quantidade X de produtos. Esse número pode ser aumentado ou diminuído a partir dos últimos resultados, de acordo com a percepção do gestor.

No entanto, variáveis externas poderão influenciar esses resultados. Por exemplo, caso um negócio concorrente faça uma campanha de divulgação expressiva de seu produto, além de reduzir o preço de sua mercadoria, naturalmente, é aquela marca que venderá mais por determinado período.

Caso o distribuidor continue a identificar as suas necessidades de compras por meio de achismos, esses pontos passarão despercebidos, ocasionando estoque acumulado e, também, perdas financeiras. É nesse momento que é preciso contar com uma ferramenta que auxiliará na gestão, permitindo que haja um controle mais específico da saída de produtos e que possa garantir a satisfação de seus clientes.

Saiba o que é o VMI

Agora que você já entendeu sobre o principal contexto no qual o VMI é necessário, vamos entender um pouco mais sobre a ferramenta. Para Guilherme, executivo de contas da eSales, utiliza-se o termo VMI para se definir o uso da tecnologia (na maioria dos casos com Inteligência Artificial) que vai substituir a suposição de informações na cadeia de suprimentos:

“Ela tem como objetivo repor o estoque de maneira mais eficiente, para vender mais ou deixar de perder dinheiro quando há uma saída menor dos produtos”, afirma.

Aquele gestor que faz as suas compras a partir de seus resultados mensais, consequentemente, poderá ser surpreendido com algum fator externo, até mesmo relacionado ao período do ano. Assim, o VMI monitora algumas questões, como:

  • preço;
  • quantidade disponível em estoque;
  • comportamento da demanda na região;
  • comparativo de vendas diárias, semanais ou mensais, de acordo com a necessidade.

Em um cenário de pandemia, por exemplo, naturalmente, há influência nas vendas de produtos. O setor alimentício tem se destacado na saída de insumos, enquanto outras áreas sofreram uma diminuição considerável de procura.

Tanto a empresa que se destaca no mercado quanto aquela que está em um período de pausa podem sofrer prejuízos ao gerir o seu estoque por meio do feeling. A primeira poderá perder vendas, uma vez que os números estão bem acima do convencional. A segunda terá excesso em seu estoque, o que causará perdas significativas para o fluxo de caixa.

Conheça as principais vantagens do VMI

Além dos pontos que já mencionamos, o VMI conta com algumas outras vantagens que devem ser destacadas. Entre elas, a visualização unificada dos estoques, bem como o planejamento de maneira mais eficaz de todas as compras. Assim, é possível entender e conhecer o histórico do seu negócio e identificar quais são as suas atuais necessidades, o que gera um melhor controle de demanda.

Deve-se destacar, ainda, ganhos de eficiência operacional, de logística e de produção, bem como uma gestão mais automatizada. No caso de alto consumo de produtos — como no contexto observado mais acima —, haverá alertas frequentes para o preparo da empresa, bem como redução de custos e fidelização com o fornecedor.

Consequentemente, serão observados ganhos no faturamento, além de trazer a possibilidade de a equipe se dedicar por um tempo maior nas atividades mais estratégicas, especialmente pelo fato de que preocupações mais burocráticas serão automatizadas — sem depender necessariamente do distribuidor e do seu feeling para o aval final.

A seguir, acompanhe as principais vantagens proporcionadas pelo VMI.

Redução de custos

Quando o estoque tem itens em quantidade além do necessário, isso pode significar dinheiro parado e prejuízo, sendo que essa situação se agrava quando os produtos são perecíveis. No momento que a empresa adota o VMI, ocorre uma otimização, de modo a evitar tanto estoques em excesso como em falta. Economizando recursos, a indústria pode direcionar investimentos a setores que sofrem de alguma deficiência ou precisam de modernização, por exemplo.

Ajuste da produção para atender à demanda

Vários fatores impactam o comportamento da demanda. Além disso, existem elementos que fogem do controle da indústria, como circunstâncias de ordem econômica ou até mesmo política. Portanto, o VMI é bastante útil na hora de ajustar a produção e atender à demanda, evitando que as decisões sejam guiadas somente pela intuição dos gestores.

Mesmo que os gestores tenham experiência e expertise de mercado, é preferível adotar na indústria uma cultura que seja orientada a dados. Nesse sentido, a Inteligência Artificial adotada no VMI pode ajudar bastante, mostrando informações que antes passavam desapercebidas, contribuindo no ajuste de produção.

Excelência operacional

Fazer a gestão da logística industrial é algo que deve ser o mais eficiente possível. O uso de tecnologias voltadas para a automação e a Inteligência Artificial se tornaram indispensáveis na excelência operacional, em virtude da análise e do tratamento de dados, bem como da diminuição considerável no tempo de execução de algumas atividades manuais.

Dito isso, o VMI auxilia na diminuição de erros operacionais da área logística, aumentado a confiabilidade e a precisão das atividades. Assim, a indústria pode eliminar gargalos e processos desnecessários, que outrora eram fonte de prejuízo, lentidão e ineficiência.

Precisão das informações

Mais que entregar informações que sirvam de base na tomada de decisão, o VMI as fornece de forma precisa, principalmente com o auxílio da Inteligência Artificial. Assim, a logística passa a ser mais eficiente, reduzindo um importante indicador: o lead time. Em poucas palavras, o objetivo do lead time é medir o tempo entre a realização de um pedido pelo cliente até a chegada da mercadoria no seu destino.

No caso da indústria, esse tempo pode ser maior que em outras empresas, porque é feita a aquisição de insumos junto aos fornecedores antes de o produto ser fabricado. O VMI é de grande importância nesse sentido, pois a otimização do estoque pode auxiliar na redução do lead time.

Fidelização entre fornecedor e cliente

O VMI pode ser decisivo na hora de firmar contratos duradouros com os clientes. Um bom gerenciamento de estoques e pedidos é tudo aquilo que uma empresa de qualquer setor precisa, pois esta também tem o compromisso de satisfazer os seus clientes finais.

Além disso, o lead time, que falamos há pouco, pode ajudar bastante na fidelização. Pois, quando ele é baixo, é sinal de que existe eficiência nos processos logísticos industriais, como a organização, o controle e a otimização dos estoques, de modo a atender rapidamente às mais variadas demandas.

Entenda como aproveitar ao máximo a ferramenta VMI

Para que a sua equipe, seja ela de Logística ou Supply Chain, possa aproveitar ao máximo a ferramenta VMI, algumas medidas devem ser tomadas na sua gestão. Entre elas, a definição mais exata de indicadores de visibilidade, justamente porque é preciso que os dados estejam claros tanto para os fornecedores quanto para a própria gestão, de modo que tenha uma comunicação alinhada para trazer mais eficiência a todos os processos.

Ainda, é preciso buscar apoio de todas as pessoas envolvidas nas etapas, como colaboradores e fornecedores. Além de promover o treinamento de todos os profissionais, para que eles entendam a importância da ferramenta e os principais métodos de uso.

Testes também são essenciais para a implementação do VMI. Assim que já estiver em funcionamento, verifique as informações e corrija o que for necessário, pois contribuirá para trazer dados precisos e proporcionar os ganhos abordados. A partir disso, você terá um histórico eficiente de todos os momentos nos quais a sua empresa tem uma previsão de vendas desejável, além de analisar todo um contexto externo antes de fazer o pedido de compras junto aos seus fornecedores.

Mesmo com a experiência de anos por parte da equipe, existem pontos que não são considerados, justamente pela mudança constante do mercado e pela competitividade entre as empresas. Por essa razão, o VMI contribui para identificar alguns fatores inesperados, apresentando dados para que a equipe faça uma aquisição precisa de seus produtos, consiga a satisfação dos clientes e, ainda, melhore a comunicação com os fornecedores.

Gostou de conhecer essas informações e deseja obter mais dados sobre o assunto? Entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e aplique esses diferenciais no seu negócio!

Relacionados

Soluções eSales

Solução de Previsão de Demanda da eSales tem conquistado novos clientes no setor alimentício

Logística Outbound

Gestão de Ressarcimentos e Devoluções: como garantir eficiência nesse processo?

Logística Inbound

eSales lança solução para Logística Reversa

Soluções eSales

Nestlé Purina impulsiona sua gestão de estoque através de ferramenta de VMI

Soluções eSales

Sistema para controle de entregas: 4 principais funcionalidades

Soluções eSales

Recebimento de carga: como o sistema da eSales ajuda a automatizar os processos?

Gestão de Vendas e VMI

6 dicas para garantir a otimização da gestão de frete do e-commerce

Gestão de Vendas e VMI

7 vantagens da integração de dados na gestão de transporte

Soluções eSales

Saiba quais são as variáveis para o custo de frete a serem consideradas

Gestão de Vendas e VMI

Vale-pedágio obrigatório: tire suas dúvidas sobre o assunto

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?