Quando se tem uma loja virtual, por exemplo, é essencial que o serviço de entrega seja feito com muita seriedade e rapidez, a fim de satisfazer os clientes e ainda agilizar todo o processo interno de contagem de estoque e de rotatividade dos produtos.
O que ajuda muito nesse processo é criar um planejamento de entregas, utilizando tecnologias de ponta e softwares que vão auxiliar e diminuir, consequentemente, os recursos e mão de obra.
A entrega é uma área da logística que está crescendo fortemente não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Afinal, um cliente feliz dá mais credibilidade para a empresa. A partir do momento em que você planeja com eficiência o sistema de entregas, você simplifica o trabalho inteiro, desde a separação, a definição das rotas de entrega e a chegada ao consumidor final.
Como estará mais organizado, a demanda de tempo para esse tipo de processo será muito menor e a satisfação dos clientes, muito maior.
Otimização de rotas
O primeiro passo para realizar um planejamento de entregas eficiente é fazer a otimização de rotas. O que seria isso? Sabe-se que diante das plataformas de e-commerce ou de fornecedores, ou a rota é variável ou é padrão.
Quando é padrão, é necessário otimizar criando uma rota que seja feita em menos tempo e com mais agilidade. Quando é variável, você deve escolher um sistema que faça o cálculo certo de uma rota que possa entregar muitos produtos no mesmo dia.
Gestão logística
A logística na hora do planejamento de entregas é muito importante, porque é com ela que você saberá quais são as rotas mais conhecidas, quais são os clientes mais fiéis, quais são aqueles produtos que têm mais rotatividade e quais ficam parados.
Quando você integra uma gestão logística, com softwares que auxiliam todos esses dados, o seu tempo gasto é muito menor, porque tudo estará automatizado, facilitando a organização de toda a empresa.
Dessa forma, os dados são atualizados simultaneamente quando se faz uma compra, uma venda ou até uma reclamação. O importante é ter uma plataforma integrada que agilize os processos, inclusive a logística de entrega.
Acondicionamento de produtos
Quando se fala em entregas, precisamos analisar as embalagens com as quais os produtos serão acondicionados. E isso também faz parte da logística. Se você sabe o tipo de embalagem para cada produto, você acaba descobrindo qual é o tamanho máximo do estoque ou da frota que vai carregar os produtos já vendidos.
O acondicionamento é importante para que o produto seja entregue em perfeitas condições, mas que também não seja uma perda de tempo e gere gastos desnecessários, em que há mais embalagem do que o produto necessita.
Cumprimento de promessas
Já que estamos falando de planejamento de entregas, precisamos sempre ter em mente que é necessário cumprir com o que você prometeu, ou seja, cumprir com os prazos. Você pode, inclusive, investir na área de logística com o Same Day Delivery ou Entrega Agendada, para dar opções aos clientes de como a entrega pode ser realizada. E se você não sabia, é a logística que tem a capacidade de organizar tudo isso.
E aí, o que você achou desse tema? Já tinha pensado nisso? Deixe seu comentário!