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Sistema TMS: saiba como evitar prejuízos na cadeia de suprimentos

09/11/2017

A cadeia de suprimentos é composta por uma gama de etapas variadas, que muitas vezes pode ser complicada de gerenciar de modo eficaz. O processo se inicia com a aquisição de matéria prima, estocagem, manufatura, embalagem, vendas, separação de pedidos e, finalmente, a entrega ao cliente final.

Manter todo esse processo em ordem é algo que pode sobrecarregar muito os funcionários envolvidos na sua análise, impossibilitando que eles disponham de tempo para intervir e realizar melhorias. Por isso, a utilização de um TMS – Transportation Manager System (Sistema de Gerenciamento de Transportes) é crucial.


A seguir, vamos conferir algumas informações acerca desse tipo de programa e como seu uso pode lhe ajudar a evitar prejuízos. Continue lendo!

O que é um sistema TMS?Um sistema TMS tem como objetivo principal integrar em uma única área de trabalho todas as atividades inerentes à logística de uma empresa. E para cada etapa desse processo, o sistema conta com um módulo específico visando otimizar a realização das tarefas.

Seu correto manuseio permite identificar o seu custo global e individual com a cadeia de suprimentos, de modo a possibilitar que construa estratégias mais eficientes na gestão dos gastos com transporte.

Vale ressaltar que é possível integrá-lo a um sistema ERP – Enterprise Resourcing Planning (ou Planejador de Recursos Empresariais). Por meio dessa ligação os registros contábeis e fiscais ficam interligados, viabilizando a uniformização dos dados para o banco de dados e permitindo que o controle possa ser eficiente.

As principais funcionalidades de um TMS são:

  • Manutenção
  • Suprimentos
  • Controle de fretes de terceiros
  • Operação
  • Faturamento do transporte
  • Custos
  • Controle de Manutenção de Frota
  • Controle de Estoque
  • Planejamento
  • Rastreamento
  • Expedição
  • Auditoria de Frete
  • Análise de Rentabilidade

Quais os benefícios para a cadeia de suprimentos?

Gerenciamento de fretes – ao alimentar o sistema TMS com as tabelas de frete dos seus parceiros logísticos você consegue obter de imediato a informação de qual transportadora oferece o menor custo e melhor prazo, antes mesmo da mercadoria ser embarcada.

Conferência de faturas – manter um registro de todos os envios realizados dividido por transportadora é a funcionalidade que permite conferir se os valores estão de acordo com a tabela negociada. Fazendo isso, você obtém descontos em casos em que o transportador tenha cometido algum erro na emissão do conhecimento de transporte.

Monitoramento de prazos – cumprir os prazos negociados com seus clientes é primordial para manter uma imagem confiável junto aos mesmo. O TMS mantém em seu banco de dados todos os prazos informados pelas transportadoras e emite alertas para as cargas com atraso, permitindo que sua equipe foque na resolução dessas pendências e, caso necessário, converse com o cliente antes que o atraso seja realmente um problema.

Manutenção e obrigações tributárias – por meio de módulo específico o sistema informa as datas obrigatórias para realização de manutenção nos veículos, troca de peças e afins, emitindo alertas quando os eventos se aproximam; há também funcionalidade idêntica para pagamento de tributos, tais como IPVA e seguro obrigatório, garantindo que não tenha prejuízo com multas ou perca de garantia de veículos por descuido.

Rotas inteligentes – com o auxílio do TMS é possível ainda identificar quais rotas são mais interessantes para realização das suas entregas, otimizando o tempo de entrega e reduzindo custos com manutenção.

Ao implantar essa ferramenta no desenvolvimento da cadeia de suprimentos você melhora significativamente a forma como os processos são realizados, aumenta a produtividade dos seus colaboradores e agrega valor junto aos seus clientes. Além do mais, é sempre possível aperfeiçoar suas estratégias através da análise dos relatórios detalhados emitidos pelo sistema, que tornam a tomada de decisão muito mais eficaz.

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