Sempre que uma empresa consegue atingir um bom resultado, é porque algum objetivo foi alcançado. Mesmo sendo uma constatação óbvia, vamos aqui adentrar um pouco em seus elementos, de modo a explicar um conceito que pode ajudar bastante empresas de diversos segmentos: a metodologia SMART.
Onde essa metodologia é aplicada e como ela melhora o desempenho de um negócio? Neste artigo, além de responder a esta pergunta, vamos mostrar de que forma o setor logístico é beneficiado por essa metodologia, de modo a melhorar processos internos e aumentar a satisfação dos clientes. Boa leitura!
O que é a metodologia SMART?
As cinco letras da metodologia SMART significam específico, mensurável, alcançável, realista e oportuno. Em relação ao primeiro e ao segundo, uma meta ou objetivo deve ter clareza na sua elaboração, devendo ser definidas métricas que consigam mostrar se o resultado está conforme o esperado ou não.
Sobre ser alcançável, o objetivo precisa ser condizente com a empresa e seus recursos disponíveis. O quarto ponto se assemelha um pouco com o terceiro, mas se diferencia pelo fato de que a meta ou objetivo precisa também ter relevância dentro daquilo que foi proposto. Por fim, o oportuno significa estabelecer um prazo para a obtenção desse objetivo, sendo crucial que ele não seja extrapolado.
Onde aplicar a metodologia SMART?
Existe uma infinidade de aplicações da metodologia SMART. E-commerces que queiram aumentar suas vendas, por exemplo, podem adotar esse método, de modo a desenvolver, entre outras coisas, ações de marketing mais efetivas e processos de atendimento mais enxutos. Na logística, uma das principais necessidades do setor é a redução do Lead Time, uma métrica que mostra o tempo que leva entre o cliente fazer um pedido e recebê-lo.
Quanto menor for esse indicativo, não só os clientes ficarão mais satisfeitos, mas também pode fazer o setor fechar uma quantidade maior de negócios. Uma logística bem executada envolve a harmonia entre diversos processos, sendo que estes dependem de bons profissionais e tecnologias modernas. Portanto, a metodologia SMART é uma excelente aliada na competitividade e melhorias contínuas das atividades do setor.
Como aplicar o plano de ação SMART no gerenciamento logístico?
Suponha que o Lead Time de uma empresa está alto. Uma vez identificado isso, os gestores podem propor, inicialmente, uma redução de 5% nesse tempo, de modo a verificar a resposta dos clientes a essa melhoria. Supondo também que o estoque seja composto por mercadorias já prontas para o envio, uma possibilidade de meta SMART seria reduzir em 5% o Lead Time Logístico nos próximos três meses. Outros exemplos que podemos citar são:
- reduzir em 10% no próximo mês o tempo necessário para a preparação de um item pedido pelo cliente;
- reduzir em 15% o número de encomendas devolvidas ao estoque nos próximos três meses;
- reduzir em 5% o tempo necessário para o fornecedor fazer uma reposição no estoque daqui a um mês.
A metodologia SMART pode ser o pano de fundo por trás dos objetivos e metas de um negócio. Ao elaborar um plano para o setor logístico, é fundamental considerar as cinco letras que compõem o método, que significam, respectivamente, específico, mensurável, alcançável, realista e oportuno.
Gostou do texto? Aproveite então a visita ao blog da eSales e entenda melhor como adotar a metodologia ágil nos seus processos logísticos!