Não preparar corretamente o transporte de mercadorias pode significar não atender às expectativas do cliente, uma vez que o produto pode chegar amassado, quebrado ou até com uma qualidade inferior do que a empresa ou loja deseja oferecer.
Por isso, há alguns erros de transporte de mercadorias que devem ser evitados a qualquer custo. Neste post, apresentaremos os 6 piores e daremos dicas de como evitá-los. Acompanhe!
1. Estimar custos sem uma pesquisa apropriada
A partir do momento em que você cria uma loja virtual e oferece uma entrega, empresas pequenas ou iniciantes tendem a estimar o custo da distribuição, devido ao tamanho da mercadoria, o cuidado e conforme o endereço do cliente.
Uma dica: não faça isso! A melhor forma de você fazer transporte de mercadorias com preço justo é utilizando um sistema que defina o custo de entrega. Assim, você padroniza todo o processo e é imparcial.
2. Deixar de usar serviços automatizados
Certifique-se de automatizar os processos de transporte de mercadorias o quanto antes, para uma economia geral da empresa e para a satisfação do consumidor.
Os clientes também obtêm um melhor serviço a partir de processos automatizados, porque eles eliminam grande parte dos erros humanos que podem gerar reclamações e feedbacks negativos.
Invista em programas que mostrem ao cliente o andamento da mercadoria, como o rastreamento.
3. Não se atentar a custos de frete internacional
Espere aí! Se você já efetuou alguma compra de outro país e espera pagar o mesmo preço que estava definido na hora da compra, você pode receber um susto quando perceber o valor acrescentado ao frete, de tarifas e impostos.
É essencial que as empresas deixem bem claro para os clientes como funciona a entrega internacional, em relação ao frete e ao imposto, para cada país.
4. Desconsiderar reajustes periódicos
É de praxe pensarmos que o frete que pagamos ano passado será o mesmo desse ano. Pode ser que aconteça ou não.
Entretanto, o que as empresas precisam perceber é se o custo do frete aumentou ou não, analisando principalmente o custo do transporte em relação ao envio e entrega e outros gastos, como o combustível e até a utilização de veículos que sejam mais sustentáveis, já que o custo de transporte de mercadoria não é estável!
5. Enviar para destino incorreto
Um dos erros de transporte de mercadorias mais comuns é a entrega no endereço errado. Além de dar um trabalho para refazer a rota e explicar para o cliente a demora na entrega, isso pode custar um preço alto, além de repercussão negativa.
Então, antes de efetuar a entrega, no momento em que o cliente preencher o cadastro, peça para que coloque referências em relação ao endereço, pedindo lojas ou avenidas próximas. Assim, o entregador terá mais certeza de chegar ao destino exato, evitando o erro.
6. Não ter várias transportadoras à disposição
Não confie em apenas uma empresa de transporte de mercadorias. Você precisa pensar no custo-benefício, porque é essencial que você tenha uma lista de transportadoras. Acasos e imprevistos podem acontecer, atrasando a entrega ou dando prejuízo — no sentido lucrativo — para a empresa. Sempre tenha mais um plano na manga!
Esses erros são comuns e quando você começa a evitá-los, a produtividade da empresa passa a ser muito melhor, proporcionando maior credibilidade no envio de suas mercadorias — o que resulta em clientes muito mais felizes!
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