Logística

Qual a importância do monitoramento e rastreamento de entregas?

Qual a importância do monitoramento e rastreamento de entregas

A condição precária das estradas e outros perigos no trajeto são desafios extras para os produtores e comerciantes na hora de fazer as entregas. Assim, eles precisam ficar atentos para que ocorram remessas bem-feitas que gerem resultados satisfatórios para o negócio — uma forma eficiente de prevenção é o monitoramento e o rastreamento de entregas.

As entregas são processos logísticos responsáveis por boa parte dos resultados positivos de uma empresa. O recebimento de matéria-prima e o envio de produtos é essencial para o funcionamento e o lucro de um negócio — com exceção, apenas, de prestadoras de serviço. Observando o cenário nacional, podemos constatar a importância do transporte rodoviário para as relações comerciais e para o próprio PIB brasileiro.

As empresas devem estar atentas às soluções que surgem com os constantes avanços da tecnologia. Um aparelho de GPS, por exemplo, já alcança uma precisão de poucos metros e, se incorporado em softwares de transporte de cargas, traz consigo vários benefícios para além de uma coordenada geográfica. Quer saber o que o rastreamento de entregas pode fazer pela sua empresa? Leia este post até o final e descubra!

Qual é o papel da tecnologia no processo de monitoramento veicular?

Os avanços tecnológicos já não são considerados um diferencial competitivo, mas uma necessidade para que as empresas permaneçam relevantes em seus respectivos ramos de atuação. Com a área de transportes não é diferente, por isso, as organizações têm reconhecido o papel de sistemas de gestão, roteirização e monitoramento de frota para a melhoria dos resultados operacionais.

Por esse motivo, a segurança das mercadorias, desde o ponto de origem até o destinatário, é motivação suficiente para justificar investimentos nesse tipo de ferramenta. Afinal, a situação da criminalidade nas estradas brasileiras atinge níveis alarmantes que fazem com que as transportadoras busquem formas de proteger o patrimônio de seus clientes.

Entre os itens mais visados, devido à sua facilidade de comercialização ilegal, estão:

  • medicamentos;
  • produtos químicos;
  • produtos alimentícios;
  • aparelhos eletrônicos.

Por esse motivo, o desenvolvimento de novas tecnologias representa um meio de prevenir perdas que afetam a economia como um todo. Outra recomendação é saber qual é a tecnologia mais compatível com o seu negócio e o seu orçamento.

Sistema de GPS

O uso de sistemas de posicionamento global, também conhecidos como GPS, já é bastante comum até mesmo em empresas de pequeno porte. Hoje, os custos são bastante acessíveis e, com o crescimento da rede de satélites, os aparelhos são bastante confiáveis mesmo em locais distantes.

Inclusive, esse tipo de programa pode ser complementado com outras práticas de segurança, como o bloqueio remoto do motor, o acionamento de botão de pânico e os relatórios sobre o comportamento do condutor.

Sistema de radiofrequência

Essa opção utiliza a tecnologia de rádio para transmitir informações que permitem acompanhar a carga em locais fechados. Assim, túneis e subsolo não representam problemas para o rastreamento, da mesma forma, essa tecnologia não é afetada por inibidores de sinal.

Quais são as vantagens de investir em rastreamento de entrega?

No momento de investir em ferramentas de monitoramento de frota, é fundamental considerar o aspecto financeiro e o potencial de retorno tanto em curto como em longo prazo. Contudo, é necessário conhecer como a tecnologia pode mudar o seu cotidiano e de que maneira as atividades podem ser otimizadas no decorrer do tempo.

Por isso, listamos algumas das vantagens que você precisa conhecer antes de tomar a sua decisão.

Favorece o atendimento dos clientes

Um dos aspectos que contribuem para a obtenção da satisfação dos clientes é a transparência nos serviços de frete. Essa transparência pode assumir muitas vertentes, como a forma do cálculo dos preços, o compartilhamento de informações sobre o processo e a possibilidade de acompanhar a entrega.

Esse último ponto pode ser implementado com a utilização de sistemas de rastreamento que exibem a localização do veículo em tempo real. Além disso, é possível parametrizar as ferramentas para demonstrar as etapas da carga, por exemplo:

Assim, cada passo da entrega pode ser acompanhado pelo cliente, e há a notificação imediata em casos de atrasos ou outros imprevistos que afetam o envio do pedido.

Aumenta a segurança

Uma das principais razões para ampliar o monitoramento das entregas diz respeito ao aprimoramento da segurança da operação de transporte. Com um software de monitoramento, a central pode identificar extravios de itens ou desvios nas rotas programadas que estejam levando suas remessas para áreas menos seguras.

Um trajeto preestabelecido e registrado no sistema permitirá que alterações suspeitas disparem alertas automáticos ao ponto de controle. Um perímetro máximo de distanciamento da rota pode ser definido, permitindo apenas pequenos desvios para algumas atividades, como alimentação, pernoite e abastecimento.

Essa prática serve para evitar problemas com alarmes falsos, além de permitir maior liberdade de decisão ao condutor, que pode fazer escolhas de acordo com a situação sem colocar o trabalho em risco.

O fato de a entrega ser rastreada diminui a possibilidade de roubos e furtos, mas, caso eles aconteçam, aumenta significativamente a agilidade e a precisão na recuperação de uma carga. É crucial que o aparelho rastreador esteja em um local oculto e de difícil acesso, de preferência desconhecido pelo próprio motorista, para evitar que seja inutilizado justamente quando se tornar mais necessário.

Além de a carga ser mantida em segurança, o motorista também experimenta mais segurança. Promovendo, assim, em uma situação de risco, a sua única preocupação é com a própria integridade física. Isso é possível devido a inibição da ação de criminosos que podem ser encontrados e a carga devolvida.

Reduz custos logísticos

Boa parte das seguradoras diminui o valor a ser pago pela apólice quando a empresa monitora as entregas, o que leva a uma redução dos custos logísticos nesse sentido. Evitar roubos e facilitar uma possível recuperação da carga também diminui as chances de que a organização sofra com prejuízos devido a itens perdidos. Ela também experimenta menos problemas relacionados ao tempo de entrega em geral.

A rota deve ser pensada cuidadosamente para reduzir os custos a partir de 4 fatores principais:

  • número de quilômetros rodados (e combustível gasto);
  • condições de segurança, fluxo de veículos e infraestrutura das estradas (para evitar furtos, manutenções inesperadas e acidentes);
  • valor de pedágios a ser pago;
  • tempo gasto no transporte.

Uma vez feitos os cálculos, cabe ao motorista cumprir com o planejado e com as demais diretrizes, como velocidade máxima total e por trecho, número limite de horas contínuas na direção e paradas de acordo com o estabelecido, quando for o caso. Tudo isso constará nas informações de rastreamento, cabendo ao setor de logística fiscalizar se as normas estão sendo cumpridas e avaliar possíveis alterações em caso de gargalos.

Otimiza a entrega

No geral, um bom monitoramento e rastreamento de entregas é responsável por otimizar esse processo logístico. A gestão tem mais controle, por exemplo, sobre a disponibilidade dos veículos, sobre o tempo em uso e sobre soluções operacionais em geral.

Dessa forma, qualquer atraso será percebido pela equipe de transporte e pode ser minimizado por meio de uma priorização da carga em questão nas etapas posteriores. O resultado é que o produto chega às mãos do cliente de maneira mais segura e rápida, o que pode aumentar a satisfação e a confiança, graças a uma entrega de mais qualidade.

Intensifica o pós-venda

A falta de controle sobre o transporte é uma das principais razões que levam as pessoas a ainda terem desconfianças quanto às compras online. Além disso, uma situação recorrente é ter de lidar com um tempo de entrega muito maior do que o combinado, sem receber explicações a respeito.

Com o rastreamento de entregas, é possível fazer a atualização do status da mercadoria em tempo real diretamente no sistema, permitindo que o consumidor acompanhe o produto e, mesmo em casos de atraso, esteja ciente dos motivos e dos novos prazos previstos. Porém, o ideal é que, com uma logística aprimorada, a empresa seja capaz de realizar a entrega antes do esperado, surpreendendo o comprador positivamente.

Lembre-se de que é fundamental que o cliente tenha uma experiência de compra positiva para que se fidelize e faça indicações. Também vale ressaltar que segurança e transparência são importantes tanto para a gestão de uma empresa quanto para o cliente, que se sentirá protegido e cuidado. É aí que nasce uma relação comercial duradoura!

Melhora o processo logístico

Esse tipo de controle e monitoramento ocasiona, em última análise, uma melhora logística. Como muitas vezes outros processos dependem da entrega para funcionarem adequadamente, toda a cadeia logística é favorecida.

Além de fornecer um melhor gerenciamento de riscos, esse monitoramento também é responsável por garantir mais conhecimento sobre a disponibilidade de cada veículo, bem como pode mostrar quais oferecem os melhores resultados, por exemplo. Dessa forma, o planejamento logístico se beneficia do uso de uma solução desse tipo.

O monitoramento e o rastreamento de entregas são funções importantes porque trazem mais segurança para as remessas feitas, diminuem custos logísticos, otimizam os serviços, aumentam a satisfação do cliente e melhoram a logística como um todo. Para ter esses resultados, faça uma pesquisa de mercado para escolher a empresa que prestará esse serviço, avaliando fatores além do preço para que seu negócio possa obter todos os benefícios.

Entendeu como o rastreamento de entregas pode ser benéfico para uma empresa? Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com o seu negócio, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim você receberá o nosso conteúdo em primeira mão!