Logística

Qual a importância do monitoramento e rastreamento de entregas?

Qual a importância do monitoramento e rastreamento de entregas

As entregas são processos logísticos responsáveis por boa parte dos resultados positivos de uma empresa. O recebimento de matéria prima e o envio de produtos é essencial para o funcionamento e lucro de um negócio — com exceção, apenas, de prestadoras de serviço. Observando o cenário nacional, podemos constatar a importância do transporte rodoviário para as relações comerciais e para o próprio PIB brasileiro.

Estradas ruins  e outros perigos no trajeto são desafios extras para os produtores e comerciantes na hora de fazer as entregas. Assim, eles precisam se atentar para que haja remessas bem realizadas a fim de gerar resultados satisfatórios para o negócio — e uma forma eficiente de prevenção é o monitoramento e o rastreamento de entregas.

As empresas devem agarrar as soluções que surgem com os constantes avanços da tecnologia . Um aparelho de GPS, por exemplo, já alcança uma precisão de poucos metros e, se incorporada em softwares de transporte de cargas, traz consigo vários benefícios para além de uma coordenada geográfica.

Quer saber o que o rastreamento de entregas pode fazer pela sua empresa? Leia este post até o final e descubra!

Aumenta a segurança

Um dos principais motivos para monitorar e rastrear entregas diz respeito ao aprimoramento da segurança da carga em seus serviços de transporte. Com um software de monitoramento, a central pode identificar desvios de cargas ou perturbações nas rotas, que estejam levando suas remessas para áreas menos seguras.

Um trajeto preestabelecido e registrado no sistema permitirá que alterações suspeitas disparem alertas automáticos ao ponto de controle. Um perímetro máximo de distanciamento da rota pode ser definido, permitindo pequenos desvios para atividades como alimentação, pernoite e abastecimento.

Essa prática serve para evitar problemas com alarmes falsos, além de permitir maior liberdade de decisão ao condutor, que pode fazer escolhas de acordo com a situação sem colocar o trabalho em risco.

O fato de a entrega ser rastreada diminui a possibilidade de roubos e furtos, mas, caso aconteçam, aumenta significativamente a agilidade e precisão na recuperação de uma carga. É crucial que o aparelho rastreador esteja em um local oculto e de difícil acesso, de preferência desconhecido do próprio motorista, para evitar que seja inutilizado justamente quando se torna mais necessário.

Além de a carga ficar mais segura, o motorista também experimenta mais segurança: em uma situação de conflito, seu bem-estar deve ser sua única preocupação, já que a chance de que infratores sejam encontrados e a carga devolvida é muito mais alta quando ocorre o monitoramento.

Reduz custos logísticos

Boa parte das seguradoras diminui o valor a ser pago pela apólice quando a empresa monitora as entregas, o que leva a uma redução dos custos logísticos nesse sentido. Evitar roubos e facilitar uma possível recuperação da carga também diminui as chances de que a empresa sofra com prejuízos devido a cargas perdidas. Ela também experimenta menos problemas relacionados ao tempo de entrega em geral.

A rota deve ser pensada cuidadosamente para reduzir os custos a partir de 4 fatores principais:

  • número de quilômetros rodados (e combustível gasto);
  • condições de segurança, fluxo de veículos e infraestrutura das estradas (para evitar furtos, manutenções inesperadas e acidentes);
  • valor de pedágios a ser pago;
  • tempo gasto no transporte.

Uma vez feitos os cálculos, cabe ao motorista cumprir com o planejado e com demais diretrizes, como velocidade máxima total e por trecho, número limite de horas contínuas na direção e fazer as paradas de acordo com o estabelecido, quando for o caso. Tudo isso constará nas informações de rastreamento, cabendo ao setor de logística fiscalizar se as normas estão sendo cumpridas e avaliar possíveis alterações em caso de gargalo.

Otimiza a entrega

No geral, um bom monitoramento e rastreamento de entregas é responsável por otimizar esse processo logístico. A gestão tem mais controle, por exemplo, sobre a disponibilidade dos veículos, sobre o tempo em uso e sobre soluções operacionais em geral.

Dessa forma, qualquer atraso será percebido pela equipe de transporte e pode ser minimizado por meio de uma priorização da carga em questão nas etapas posteriores. O resultado é que o produto chega às mãos do cliente de maneira mais segura e mais rápida, o que pode aumentar a satisfação e confiança, graças a uma entrega de mais qualidade.

Intensifica o pós-venda

A falta de controle sobre o transporte é uma das principais razões que levam as pessoas a ainda ter desconfianças quanto às compras online. Além disso, uma situação recorrente é ter que lidar com um tempo de entrega muito maior do que o combinado, sem receber explicações a respeito.

Com o rastreamento de entregas é possível fazer a atualização do status da mercadoria em tempo real diretamente no sistema, permitindo que o consumidor acompanhe o produto e, mesmo em caso de atraso, esteja ciente dos motivos e dos novos prazos previstos. Porém, o ideal é que, com uma logística aprimorada, a empresa seja capaz de realizar a entrega antes do esperado, surpreendendo o comprador positivamente.

Lembre-se de que é fundamental que o cliente tenha uma experiência de compra positiva para que se fidelize e faça indicações. Também vale ressaltar que segurança e transparência são importantes tanto para a gestão de uma empresa quanto para o cliente, que se sentirá protegido e cuidado. É aí que nasce uma relação comercial duradoura!

Melhora o processo logístico

Esse tipo de controle e monitoramento ocasiona, em última análise, uma melhora logística. Como muitas vezes outros processos dependem da entrega para funcionar adequadamente, toda a cadeia logística é favorecida.

Além de fornecer um melhor gerenciamento de riscos, esse monitoramento também é responsável por garantir mais conhecimento sobre a disponibilidade de cada veículo, bem como quais oferecem os melhores resultados, por exemplo. Dessa forma, o planejamento logístico se beneficia do uso de uma solução do tipo.

O monitoramento e o rastreamento de entregas são funções importantes porque trazem mais segurança para as remessas feitas, diminuem custos logísticos, otimizam os serviços, aumentam a satisfação do cliente e melhoram a logística como um todo. E para ter esses resultados, faça uma pesquisa de mercado para escolher a empresa que prestará esse serviço, avaliando fatores além do preço para que possa obter todos os benefícios.

Entendeu como o rastreamento de entregas pode ser benéfico para uma empresa? Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) para acompanhar todo o nosso conteúdo!