Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Agendamento de cargas e descargas: saiba como fazer esse controle

      7 meses atrás - por:

      agendamento de cargas

      A atividade de carga e descarga pode ser considerada uma parte fundamental da jornada logística, onde são colocados ou retirados produtos em veículo imobilizado. Sendo assim, é necessário que esse processo seja controlada de forma eficiente. É aí que entra o agendamento de cargas, que serve para estruturar esse fluxo e garantir que tudo saia de maneira assertiva, eficiente, contribuindo para melhores resultados.

      Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar como funciona o agendamento, seus benefícios, como implementar de forma efetiva e como a tecnologia pode ajudar nessa questão. Acompanhe!

      Como a Lei nº 13.103/15 e o agendamento de cargas e descargas estão relacionados?

      Desde 2015, vigora a Lei nº 13.103/15, que estabelece que o prazo máximo que um veículo pode executar o processo de carga e descarga é de até cinco horas, que começam a ser contadas a partir da hora em que o motorista chega ao seu destino. O desrespeito à norma pode gerar a aplicação de multas ao Transportador Autônomo de Cargas (TAC) ou Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC).

      Por meio da parametrização de capacidade de recebimento e agendamento de cargas online, tanto o recebedor quanto o entregador, terão a certeza que o recebimento cumprirá o horário determinado, evitando o aumenta de jornada das equipes, bem como custos extras com reentregas, horas extras e diárias.

      Como funciona o controle do agendamento de cargas e descargas?

      No processo de agendamento de cargas, os parceiros de negócios (sejam eles transportadores, fornecedores ou operadores) possuem acesso online à plataforma, onde é possível consultar status de documentos que estão disponíveis para agendamento e reservar horários de entregas de acordo com o volume e quantidade de ajudantes pretendidos naquela operação.

      O sistema de agendamento de cargas permite que o proprietário do depósito tenha maior visibilidade e gerenciamento do processo de recebimento, por meio de diversas parametrizações, como intervalo de janela de horários, capacidade de recebimento e tempo de carga e descarga ao mesmo tempo que proporciona uma melhor experiência para os parceiros.

      Quais são os principais benefícios do agendamento de cargas e descargas?

      O agendamento de cargas e descargas proporciona uma séria de benefícios. Entenda melhor sobre eles:

      • vantagens para o dono do depósito: maior controle do tempo de carga e descarga, cumprimento de metas de recebimento e, consequentemente, possibilidade de realocação das equipes internas em caso de ociosidade;
      • vantagens para o transportador: passa a ter certeza que, cumprindo os horários agendados, não vai precisar aguardar para fazer o descarregamento, além de reduzir a jornada de trabalho.

      Entre os motivos para implementar esse processo, também estão:

      • minimização do trabalho manual responsável pelos agendamentos;
      • personalização conforme a necessidade da empresa;
      • planejamento de horários de maneira automatizada;
      • otimização do fluxo logístico, evitando tempo ocioso de veículos ou atrasos;
      • fornecimento de indicadores para tomada de decisões mais corretas etc.
      • Ou seja, é um grande aliado de todos os parceiro de negócios que fazem parte dessa operação.

      Como o agendamento contribui para a qualidade dos processos logísticos?

      Conforme um processo de agendamento é implementado, com a avaliação de métricas e parametrizações no sistema, é possível obter indicadores de eficiência e ter maior visibilidade do processo para compreender onde estão os pontos a serem melhorados.

      Também ajuda a resolver problemas como a padronização do processo de recebimento, falta de visibilidade de agenda, custos extras, antecipação de possíveis divergências e demais.

      Como fazer o controle do agendamento de cargas e descargas?

      Para fazer o controle dos agendamentos de carga e descarga, é necessário compreender a realidade e o dia a dia da empresa, bem como suas necessidades. Isso vai atribuir valores às etapas a serem empregadas. Também é preciso estar por dentro da realidade do funcionamento do processo de carga e descarga.

      Agora, vamos apresentar algumas práticas que podem ser implementar para executar com sucesso essa fase de controle.

      Tenha um bom planejamento

      Desenvolver uma fase de antecedência nas atividades da transportadora vai simplificar a organização de fluxos e processos relevantes da rotina. Por meio de um bom planejamento é possível:

      • prevenir falhas e eventuais perdas;
      • integrar as etapas de ponta a ponta;
      • fazer um gerenciamento mais detalhado;
      • acessar dados e informações que podem trazer resultados satisfatórios para a qualidade dos serviços prestados.

      Realize um agendamento efetivo

      Dentro do planejamento também é preciso inserir o agendamento. Isso que dizer que os horários para cada veículo da frota devem ser atribuídos, com o intuito de estruturar para que cada um possa operar em tempo oportuno, evitando concentração nos espaços e filas durante a atividade.

      Escolha o veículo adequado

      É preciso ter em mente que nem todo veículo comporta adequadamente determinado tipo de carga. Outra questão é que não são todas as mercadorias que podem ser transportadas em qualquer espaço. Por este motivo, é preciso averiguar qual o melhor veículo da frota para cada tipo de serviço que será entregue.

      Essa medida vai ajudar na prevenção de eventuais prejuízos no decorrer do percurso do veículo, tanto na estrada quanto na execução da carga e descarga.

      Aposte na qualidade do time

      Investir no treinamento das equipes administrativa e operacional, é essencial. Dessa forma, nenhum processo será perdido e a qualidade do serviço também não será afetada. Por exemplo, de nada adianta implementar ferramentas tecnológicas e não engajar e ajudar os envolvidos nas operações a manusear os equipamentos de forma apropriada. No caso do controle dos agendamentos de carga e descarga funciona da mesma maneira.

      Como funciona o sistema eSales para agendamento de cargas e seus diferenciais?

      A eSales tem atuação nacional com mais de 25 anos de mercado, atuando em diversos segmentos, como financeiro, logística, fiscal e transporte. Além disso, apresenta ampla gama de clientes de todos os nichos, como varejo, distribuidor, indústria, bancos e governo.

      O sistema de agendamento da eSales é SaaS, com diversos parâmetros de configurações de depósitos, horários, vínculos (transporte x fornecedor x doca), que podem ser modularizados e personalizados de acordo com as necessidades dos parceiros. O agendamento pode ser realizado por meio de documentos íntegros como Notas Fiscais Eletrônicas, pedidos ou dados digitados manualmente, com suporte 24 horas nos 7 dias da semana.

      Como pode perceber, um controle de agendamento de cargas e descargas realizado de forma automatizada, por meio de uma solução como a oferecida pela eSales, vai agregar não apenas qualidade às operações, mas versatilidade e eficiência, trazendo resultados incríveis em operações tão relevantes quanto falamos de logística.

      Quer conhecer melhor as soluções oferecidas pela eSales, suas funcionalidades e benefícios? Então, acesse nosso site para esclarecer suas dúvidas!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post