Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Por que a comunicação na logística é tão importante?

      2 anos atrás - por:

      Prezar por uma boa comunicação na logística é fundamental para o sucesso do negócio, tendo em vista ser um dos setores mais importantes da empresa, já que dele depende todo o processo produtivo e a distribuição dos produtos. Por abranger diversas atividades, como entrada de produtos, armazenamento, separação dos pedidos, rastreamento de cargas, entre outros, manter uma gestão eficiente é desafiador.

      Por esse motivo, melhorar a comunicação é vista como uma excelente estratégia, pois, quando existe um diálogo ágil e transparente, ocorre a troca de informações relevantes para auxiliar na tomada das melhores decisões.

      Quer entender as vantagens dessa comunicação e os impactos para o negócio quando ela não acontece? Continue a leitura!

      Quais são as consequências de uma comunicação ineficaz?

      Uma má comunicação no setor de logística pode gerar uma série de erros de execução e falhas no processo. Entre os principais impactos, estão:

      • perda de itens e danificação das mercadorias;
      • geração de custos desnecessários;
      • retrabalho;
      • desperdícios de materiais, recursos financeiros e mão de obra;
      • problemas na entrega de mercadorias;
      • insatisfação dos clientes, entre outros.

      Na maioria dos casos, esses erros passam despercebidos, gerando prejuízos consideráveis para a instituição com o decorrer do tempo.

      Por que é importante fazer a correta comunicação na logística?

      Ao implementar uma comunicação eficiente na logística, a empresa consegue usufruir de diversos prejuízos. Conheça os principais!

      Solução rápida dos problemas

      Mesmo que os funcionários estejam bem treinados e preparados para utilizar as ferramentas necessárias para a execução das funções, intercorrências podem acontecer: por exemplo, uma grande quantidade de alimentos perecíveis estragar por não receber o armazenamento apropriado.

      Quando isso ocorre, uma reestruturação dos processos da cadeia deve ser feita. No entanto, será necessário ter conhecimento dos detalhes do incidente. Quanto mais cedo os responsáveis pela atividade forem comunicados, mais rápido poderão implementar as medidas necessárias para solucionar a situação e diminuir ou eliminar as consequências negativas.

      Simplificação e agilidade dos processos

      Além de evitar a transmissão errada de informações sobre os processos, uma boa comunicação ajuda na identificação de qualquer falha na cadeia produtiva, que pode gerar aumento dos custos, prorrogação dos prazos de entrega, queda nas taxas de satisfação dos clientes e demais.

      Quando uma boa comunicação é garantia, os processos se tornam mais transparentes, o que vai simplificar e agilizar todas as etapas, reduzindo o tempo de entrega dos itens ao destinatário final, entre outros benefícios.

      Redução dos custos

      Pelo fato de a comunicação colaborar para que os operadores logísticos consigam resolver os problemas rapidamente, os custos com armazenamento e transporte são reduzidos. E, com a diminuição desses valores, é possível oferecer preços mais atrativos aos clientes e usar os recursos economizados para investir na qualidade dos produtos e serviços.

      Melhora da produtividade

      A comunicação eficiente entre todas as áreas é obrigatória. Afinal, um departamento precisa do outro para que as operações fluam bem. Por exemplo, o setor comercial precisa saber se o consumidor já recebeu o produto ou como está o status atual da entrega. Disponibilizar aos parceiros as informações necessárias certamente aumentará a satisfação da equipe, que ganha autonomia e produtividade.

      Alcance dos objetivos da empresa

      Independentemente do setor, o objetivo final do negócio é sempre entregar a mercadoria ou o serviço para o cliente. Para que ele seja alcançado, é preciso produzir o produto, armazená-lo, separá-lo e enviá-lo para o comprador, e, em todo o momento, a comunicação deve estar presente.

      Como pôde perceber, a comunicação na logística é importante para o funcionamento da empresa de um modo em geral. Por isso, é preciso cuidar para que o repasse das informações seja claro, objetivo e acessível, garantindo tomada de decisões acertadas, pleno funcionamento das operações e ganho de diferencial competitivo no mercado.

      Achou este artigo interessante? Então, aproveite para aumentar seu conhecimento por meio da seguinte leitura: “Como otimizar processos logísticos com ferramenta de gerenciamento?”.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post